Quando emitir nota fiscal e qual o prazo e como fazer?

Ricardo Acras

Conteúdo

Saber quando emitir nota fiscal é essencial para manter a saúde fiscal de uma empresa. Segundo a legislação, a NFe deve ser emitida e disponibilizada ao consumidor já no ato da compra, e em caso de não emissão, multas podem ser aplicadas. 

Mas existe um prazo para a emissão? A lei não estabelece um prazo, o importante é que a nota fique à disposição do cliente no momento em que ele adquire o produto. Já se tratando de serviços, a NF deve ser emitida na contraprestação e entregue ao consumidor, seja via online ou fisicamente.

Lembrando que apesar de não haver um prazo, a emissão não deve ser ignorada. Isso porque, segundo a legislação, deixar de emitir o documento fiscal é crime. 

Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre esse assunto. 

Quem pode emitir nota fiscal?

A emissão da nota fiscal é obrigatória e se aplica a todas as empresas que realizam atividades econômicas comerciais que se enquadram dentro do Protocolo ICMS 42/2007. Dentro disso, é considerado o tipo de enquadramento e o regime tributário ao qual a empresa está inserida.

Para uma empresa saber se é obrigada a emitir ou não, deve consultar o portais da Receita Federal e da Sefaz do estado que reside e, em caso de prestadores de serviços, o portal da Sefaz do município.

Os MEIs e demais empresas associadas ao regime do Simples Nacional possuem algumas situações onde são isentas da emissão de NF. Apesar disso, é preciso estar atento, uma vez que a legislação está em constante mudanças.

Quando emitir nota fiscal?

A emissão de nota fiscal para produtos deve ser realizada no ato da compra, ou seja, no momento em que o cliente paga pela compra. Já para prestação de serviços, a nota deve ser emitida na contraprestação, no ato da remuneração do serviço. 

Existe prazo para emitir nota fiscal?

Segundo a legislação brasileira atual, não existe um dia, semana ou mês para emitir. O importante é manter as boas práticas. 

Como por exemplo, no que se refere a produtos, a emissão deve acontecer antes do início do processo de circulação da mercadoria. Ou seja, antes do produto ser enviado ao cliente.

Isso garante que o produto tenha um documento fiscal o acompanhando antes de iniciar o seu trânsito e durante todo o percurso até chegar ao destinatário. Algumas empresas configuram seus processos de modo que a nota fiscal é gerada no momento da expedição do produto. 

Qual é o prazo de validade do documento da nota fiscal?

Cada região possui uma determinação, pois prefeituras e estados podem ter suas especificações próprias. 

Logo, para saber qual o prazo de validade de um documento fiscal é essencial verificar junto aos órgãos responsáveis quais são suas determinações. 

Lembrando que esse processo é importante especialmente quando há fiscalização. Uma vez que se o prazo entre a emissão da nota fiscal e a entrega do produto ou serviço for considerado longo, a empresa pode sofrer tributação. 

Posso emitir nota fiscal com data retroativa?

É possível emitir nota fiscal retroativa. Porém, uma permissão é necessária e sofre variações conforme a prefeitura ou a Sefaz de cada região. 

Assim, é indicado conversar com os órgãos fiscalizadores da região e confirmar a possibilidade da emissão.

Por que você precisa emitir nota fiscal?

Há alguns benefícios na emissão da nota fiscal eletrônica, seja para as empresas como para os órgão governamentais e sociedade. Afinal, essa é uma forma de reduzir o desperdício de tempo e dinheiro.

Diminui custos com cartório

Esse pode ser considerado um dos principais benefícios. Isso porque a utilização da nota fiscal eletrônica reduz gastos significativos para as empresas. 

Os documentos digitais geram economia na compra de papel e suprimentos de impressão. Além de poupar espaço para o armazenamento e o tempo dos funcionários que precisam organizar arquivos físicos. 

Até porque a lei de guarda de documentos fiscais exige que as notas sejam mantidas por um tempo mínimo de 5 anos. 

Ganho de tempo e praticidade administrativa

Outro ponto chave é o aumento na produtividade da equipe e a otimização dos processos administrativos.

Com os documentos eletrônicos, os colaboradores não precisam preencher as notas do zero, uma vez que a plataforma tem armazenado os dados dos clientes recorrentes e possui o preenchimento automático como uma de suas funções. 

Ter acesso ao cadastro prévio dos clientes, produtos e serviços, otimiza a emissão tornando-a mais ágil. Além de proporcionar mais tempo para focar em tarefas mais importantes dentro da organização. 

Como fazer a emissão de notas fiscais?

Para emitir notas fiscais é imprescindível estar atento a algumas informações e seguir alguns passos.

  1. Primeiro cadastre-se junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB) para receber seu número de CNPJ;
  2. Em seguida, cadastra-se como contribuinte do ICMS dos Fiscos estaduais para conseguir realizar a emissão de NFe.
  3. Adquira um Certificado Digital;
  4. Ter acesso à internet;
  5. Ter um programa de emissão de nota fiscal eletrônica ou usar o “Emissor de NFe”, serviço gratuito oferecido pela própria Sefaz.

Lembrando que é importante saber qual o tipo de nota será emitida, pois há documento fiscal para cada operação:

  • Produto: para bens e mercadorias, se é de compra ou de venda, de remessa, retorno, devolução, exportação, importação, etc.
  • Serviço: para prestação de serviços;
  • Consumidor:  para a venda direta sem identificação do comprador, utilizada no varejo. É equivalente ao cupom fiscal.

O que acontece se eu não emitir nota fiscal?

Não emitir nota fiscal é crime e se caracteriza como sonegação de impostos. 

As penalidades vão de multas que variam entre 10 a 100% sobre o valor da NFe. Também pode ocorrer a prisão do responsável pela empresa, com pena de 6 meses a 2 anos. 

Logo, em caso da não emissão, emissão com dados errados ou omissão de informações, tudo isso acarreta em tributos não pagos levando as penalidades mencionadas. 

Cabe ressaltar que a fiscalização pode ser feita até 5 anos após a emissão da nota, por isso é indicado a guarda de documentos pelo mesmo período de tempo caso a Receita Federal solicite os arquivos XML.  

Perguntas frequentes

Como mudar a data da nota fiscal?

Após a nota fiscal ser emitida e autorizada pela Sefaz, não é possível executar qualquer alteração. Logo, se o documento foi gerado, não há como fazer modificações.

No entanto, se for necessário fazer um procedimento de mudança de data a opção é cancelar a NFe gerada com erro. 

Em seguida, emita uma nota fiscal complementar e solicite junto à Sefaz do estado a correção do erro através da Carta de Correção Eletrônica. Assim, essa carta será transmitida à Secretaria da Fazenda do seu estado.

Qual o prazo para solicitar nota fiscal?

O prazo para a solicitação da nota fiscal é de até 50 anos. Assim, dentro desse tempo, o emissor deve fazer a guarda de toda documentação fiscal, tanto para os casos de reenvio para o consumidor como para apresentar ao Fisco.

Posso emitir nota fiscal antes do pagamento?

Segundo a legislação, não há nenhuma proibição em relação à emissão da nota fiscal antes do pagamento do produto ou serviço contratado. 

Porém, o empreendedor deve ficar ciente de que a emissão do documento fiscal não é uma garantia de quitação do pagamento relacionado à negociação.

A nota fiscal é apenas um comprovante da transação comercial realizada. Não significa que o pagamento foi feito de modo parcial ou integral. 

O que acontece se a nota fiscal for emitida e não for paga?

Nos casos onde o cliente não paga a nota fiscal emitida contra ele, e na transação, mudanças de valores acontecerem, será necessário cancelar a primeira nota e emitir um novo documento com os valores corrigidos.

Mas se o caso não for esse, a empresa pode entrar com um pedido de cobrança judicial e apresentar a nota fiscal como comprovante da negociação.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe clicando aqui!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »