Como otimizar o desempenho da equipe de desenvolvimento

João Vallim

Conteúdo

A qualidade final de um sistema e o tempo que leva para estar disponível dependem do desempenho da equipe de desenvolvimento.

Desenvolver e escalar um sistema não é uma tarefa fácil, ainda que o modelo SaaS seja favorável para um crescimento acelerado. Por isso, é importante descobrir formas de aprimorar o rendimento das equipes.

Para te ajudar com isso, separamos no artigo de hoje algumas dicas valiosas! Acompanhe e saiba mais!

Aumentando o desempenho da equipe de desenvolvimento

A atuação efetiva de uma equipe de programação depende de diversos fatores.

Desde a forma como a divisão das tarefas é feita até os canais pelos quais são comunicadas, cada detalhe pode fazer muita diferença.

Com isso em mente, a seguir vamos analisar 6 dicas de como melhorar o desempenho da equipe de desenvolvimento.

1. Concentre-se nas pessoas

Por mais óbvio que seja essa dica, infelizmente, no mundo corporativo ela por vezes é deixada de lado.

Ainda que o processo de desenvolvimento esteja imerso no ambiente digital, são pessoas que estão por trás de tudo. É preciso levar em conta as emoções, necessidades e anseios de quem desenvolve. 

Por isso, invista em ações que possam estimular seus colaboradores. Algumas possibilidades são: promover treinamentos, oferecer benefícios interessantes e proporcionar qualidade de vida no trabalho.

2. Crie uma rotina atrativa

Seguindo a primeira dica, ao saber as necessidade e anseios da equipe, é possível estruturar uma rotina de trabalho mais dinâmica e motivadora.

É claro que isso se tornou um desafio ainda maior no trabalho remoto, uma prática que se popularizou e tornou-se tendência no setor SaaS.

Mas algumas coisas que podem contribuir é evitar burocracias desnecessárias, automatizar o que for possível e contribuir para a criação de elos saudáveis entre os colaboradores.

3. Teste novas metodologias

Ainda que já seja aplicada alguma metodologia de gestão de tarefas na sua equipe, com certeza sempre há espaço para melhorias.

As Metodologias Ágeis foram criadas no contexto de desenvolvimento de sistemas. Cada uma delas apresenta técnicas diferentes para acelerar a produção e reduzir erros.

Procure conhecer melhor esses métodos e compare com as ações atuais da sua empresa. Assim, vai ser possível verificar quais ações podem ser implementadas para promover melhorias.

Leia também: Metodologia Ágil: Scrum x Kanban

4. Melhore a comunicação

Um dos grandes problemas que existem dentro das organizações é a comunicação.

Isso porque, para que uma tarefa seja bem executada, ela precisa ser definida, explicada, delegada e conferida. Esse processo envolve pessoas diferentes e qualquer ruído na comunicação pode afetar o resultado final.

Dessa forma, vale a pena identificar os principais pontos de melhoria na comunicação, inclusive pensando em ações para evitar erros mesmo antes que esses aconteçam.

Além disso, outro detalhe que pode contribuir com a comunicação é o compartilhamento das metas. Se todos os colaboradores souberem as ações que os demais estão focando, é possível promover maior colaboração e agilidade.

5. Aprimore sua atuação como líder

Todas essas ações que estamos falando aqui só serão possíveis se partirem da atuação eficiente do líder.

Portanto, procure desenvolver cada vez mais a sua atuação como líder. Pratique a escuta ativa, atentando-se para cada colocação dos colaboradores.

Somado a isso, é interessante também criar uma rotina de feedbacks, dando abertura para transmitir ideias de melhoria da liderança para a equipe e vice-versa.

6. Economize o ativo mais importante: o tempo

O tempo é o único ativo que não temos possibilidade alguma de reconquistar.

Então, quando falamos sobre desempenho da equipe de desenvolvimento, precisamos falar sobre como economizá-lo sem perder na qualidade.

Para saber mais sobre isso, confira o artigo: Economia de tempo: saiba como otimizar suas ações

Desempenho da equipe de desenvolvimento: Conclusão

Melhorar o desempenho, além de contribuir para ter uma equipe mais estimulada, é estratégico para a empresa. 

Dessa forma, procure avaliar quais dessas dicas a sua empresa mais precisa praticar e mãos à obra!
Confira mais conteúdos sobre SaaS e documentos fiscais em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »