Sped Fiscal: qual é a sua importância para as empresas?

Welker Zigante

Conteúdo

O Sped Fiscal é uma obrigação acessória e seu foco é a escrituração fiscal digital das informações relacionadas a apuração do ICMS e IPI.

Assim, utiliza dados como o cadastro dos produtos com movimentações no período, cadastro de clientes e fornecedores, notas fiscais tanto de entrada como de saída, entre outras informações. 

Entenda mais sobre a importância do Sped Fiscal para as empresas no artigo de hoje. 

Qual a importância do Sped Fiscal para o controle de produtos?

Como já mencionamos inicialmente, o Sped Fiscal é uma obrigação acessória, mas ele também serve como um controle gerencial. Isso porque ao entregar o arquivo é necessário que o cadastro de produtos esteja correto.

Dessa forma, usando o Sped Fiscal como forma de gestão é possível fazer o controle do estoque de forma adequada e evitar a apuração incorreta do imposto.

Otimização entre a área fiscal e contabilidade

Considerando que as informações entregues no Sped Fiscal devem ser consistentes, é preciso que o setor fiscal da empresa esteja em total concordância com a contabilidade. 

Tanto se o setor contábil for interno ou externo, é essencial que as informações fiquem em consonância com a legislação tributária atual. 

Vale ressaltar que as informações precisam ser consistentes, pois a cada ano o Fisco aperfeiçoa sua forma de fiscalização dos arquivos. Esse processo de fiscalização é eletrônico, de maneira que os resultados são obtidos de forma ágil e rápida. 

Por isso, é interessante que a empresa tenha um sistema ERP com recursos que atendam essas exigências e também conte com colaboradores treinados e atentos às mudanças constantes da legislação. 

Outra forma das empresas manterem seu setor contábil em dia é o investimento em Consultorias e Auditorias. Isso permite que softwares de Auditoria Digital analisem os arquivos, verificando se as informações estão precisas e de acordo com o controle do Fisco. 

Informações importantes na geração do arquivo

Algumas informações são primordiais para gerar o arquivo, vejamos na lista a seguir:

  • Total das entradas incluindo o Valor Contábil, Base de Cálculo e Valor do ICMS;
  • Total das saídas incluindo o Valor Contábil, Base de Cálculo e Valor do ICMS;
  • Débitos, créditos e saldos do ICMS;
  • Entradas e saídas detalhadas por CFOP;
  • Valor total das operações de vendas realizadas por cartão de débito e crédito, discriminados por administradora;
  • Confirmação se o CST de ICMS está sendo informado conforme o enfoque do declarante. Isso porque em casos onde o declarante não apura Substituição Tributária, o CST dos itens que são ST devem ser sempre informado com o CST 060;
  • Já em casos onde a empresa adquira produtos diretamente do produtor rural, o registro de informação sobre valores agregados deve ser informado.

Portanto, o Sped Fiscal além de obrigatório serve como auxílio na gestão fiscal das empresas. Estar em dia com as obrigações contábeis é essencial para garantir a saúde fiscal da organização.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »