O Global Trade Item Number, o GTIN, é um código numérico, criado pelo sistema pela GS1, que é quem realiza a administração do mesmo. Basicamente, é este número que aparece abaixo dos códigos de barras e essa numeração serve para facilitar a categorização de produtos, a fim de torná-los mais competitivos nos resultados de pesquisa, para ajudar no aumento das taxas de conversão.
Sua utilização é ampla, abrangendo os mercados do varejo físico, onde tem como função a identificação de produtos, e do varejo digital, onde estabelece a singularidade do produto. O GTIN abrange desde matérias-primas até produtos acabados.
Geralmente, o GTIN é composto por uma sequência de 13 dígitos, mas também pode conter 8, 12 ou 14 dígitos.
Qual é a diferença entre GTIN e EAN?
Não há diferença, pois o GTIN veio para substituir o EAN.No entanto, o EAN não deixa de existir, mas passa a ser um dos quatro tipos de códigos GTIN existentes (mais precisamente, o GTIN-13).
O código EAN, composto por 13 dígitos, é um código europeu e não é aceito em alguns países como Canadá e Estados Unidos.
Quais são os benefícios do GTIN?
As vantagens do GTIN são:
- Faz parte dos pré-requisitos para a comercialização dentro de marketplaces e outras plataformas de venda online;
- Facilita a procura de produtos em sites de buscas ou sites de comparação de preços;
- Aumenta a precisão das informações dos produtos;
- Proporciona estratégias de marketing mais eficazes, uma vez que auxilia no controle da entrada e saída de produtos, permitindo ações mais direcionadas para cada produto.
Quais são os tipos de GTIN?
São 4 os tipos de GTIN, que apresenta diferentes formatos para atender às necessidades do mercado, já que servem para identificar diversos tipos de produtos: GTIN 8, GTIN 12, GTIN 13, GTIN 14. Veja abaixo sobre cada um deles.
GTIN-13 – Estrutura
Também é conhecido por EAN, esse é o código que identifica o produto e contém 13 dígitos. É utilizado tanto em lojas físicas como em digitais.
Código de exemplo: 4560000000000

(Fonte: https://www.gs1br.org)
GTIN-14 – Estrutura
GTIN-14 também é conhecido em sua forma mais popular DUN-14, é usado para identificar caixas de embarque que tenham unidades dos mesmos produtos.
Código de exemplo: 14560000000007

(Fonte: https://www.gs1br.org)
GTIN-12 – Estrutura
Geralmente é inserido no código de barras UPC-A, possuindo 12 dígitos.
Código de exemplo: 145600000007

(Fonte: https://www.gs1br.org)
GTIN-8 – Estrutura
Esse código é o mais utilizado em produtos de pequeno porte que não permitem o uso do código de barras EAN13 devido ao seu tamanho.
Para usar esse código existem alguns pré-requisitos, tais como o formato do produto que deve ser retangular ou quadrado, com uma área total inferior a 80cm². A área da etiqueta deve ser menor que 40cm² e os produtos com formato cilíndrico devem ter diâmetro inferior a 30mm.
Vejamos um exemplo.
(Fonte: https://www.gs1br.org)
Já em relação ao código, fica da seguinte maneira:
Código de exemplo: 14560007

(Fonte: https://www.gs1br.org)
Vale ressaltar que, após ser criado o código, ele não deve de forma alguma ser alterado. Assim que gerado para um produto, o código permanece relacionado ao produto até o fim da existência do produto.
Como o GTIN pode ajudar sua empresa digital?
O GTIN é essencial para sua empresa digital, pois garante a identificação única de seus produtos no mercado global. Isso facilita a listagem em marketplaces, aumenta a visibilidade em buscas online e permite uma gestão mais eficiente do seu catálogo, otimizando processos como o e-commerce.
Além disso, o GTIN ajuda na hora de identificar produtos. As grandes redes do comércio digital solicitam o uso do GTIN justamente para essa finalidade. No meio digital, cada vez mais usado e tido como prioridade para a maioria das empresas atualmente, o GTIN pode ser usado como o único código importante para todos os dados, ou seja, é uma forma eficiente de validar, acessar, enviar e receber informações à prova de erros, com rapidez e segurança.
Elencamos a seguir a utilidade do GTIN para o seu e-commerce.
1. Melhorando a experiência do usuário
Adicionar o GTIN a determinado produto ou serviço faz com que a busca do usuário seja exata. Claro, é preciso que o máximo de informações sobre o produto esteja disponível para que os anúncios corretos sejam mostrados para o público-alvo.
O uso do GTIN, aliado às informações corretas, tira a necessidade de associação por palavras-chave nos buscadores.
2. Aumentando o número de impressões
O uso do GTIN faz com que o produto que está anunciando em sua rede social apareça corretamente ao usuário.
Para tanto, é necessário que as empresas façam um melhor cadastro de produtos, aumentando as chances da organização performar melhor em busca orgânica e paga.
3. Aumentando o número de conversões
As conversões são de extrema importância na hora de medir a efetividade de um anúncio, pois a meta final é a compra daquele produto que está sendo divulgado em determinado canal.
Por isso, fornecer ao marketplace o número do GTIN aumenta a taxa de conversão do produto, já que ele está categorizado de forma correta, tornando-o mais competitivo nos mecanismos de pesquisa.
Vale dizer que o Google Shopping, serviço do Google que permite aos usuários procurarem por produtos em sites de compras online, tornou o uso de GTIN obrigatório em vários países desde 2016. O resultado foi o aumento de 20% nas taxas de conversão para mercadorias com números globais corretamente aplicados.
O GTIN é obrigatório na nota fiscal?
Sim, o preenchimento do GTIN é obrigatório em notas fiscais. Desde setembro de 2022, quando começou por etapas, o GTIN deve ser incluído nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e, a partir de junho de 2023, o preenchimento do código é exigido para todas as operações comerciais em todos os segmentos da economia.
Vale dizer que caso deixem de preencher o código ou o preencham incorretamente, a NF-e está passível de ser rejeitada.
Na nota fiscal, o código GTIN aparece nos campos cEAN e cEANTrib e é utilizado na NF-e justamente para informar o número referente ao código de barras do produto. A sequência identifica o país, a empresa detentora do código de barras, o produto relativo à nota fiscal e o seu dígito de controle.
Como gerar código GTIN?
Antes de mais nada, é necessário entrar em contato com a GS1 em seu país e se filiar-se como membro, processo feito online.
Logo após, acesse o site do Cadastro Nacional de Produtos (CPN), site em que é possível criar os códigos para identificar os itens comerciais que sua empresa produz.
A criação do código GTIN exige que algumas etapas sejam concluídas, como a obtenção do prefixo da empresa, a escolha do código GTIN, a verificação da unicidade do código, entre outros, como veremos a seguir.
- Prefixo de empresa: após o registro na GS1, inicie o processo com o pedido de um prefixo de empresa da GS1, organização global que supervisiona códigos de barras;
- Escolha o tipo de GTIN: selecione o tipo de GTIN desejado, como GTIN-13, que requer 13 dígitos;
- Calcule o dígito verificador: utilize algoritmos específicos ou ferramentas online para calcular o dígito verificador, essencial para verificar a validade do GTIN;
- Acrescente o dígito verificador: após chegar ao resultado do dígito verificador, combine-o com o prefixo de empresa para formar o código GTIN completo;
- Verifique a unicidade do código: antes de usar o GTIN, tenha certeza de que ele é único, com a GS1 trazendo ferramentas para tal identificação;
- Associe o GTIN ao produto: utilize um sistema de gerenciamento de produtos ou software de código de barras para atingir este objetivo.
Como consultar um GTIN?
É possível realizar a consulta do GTIN vinculado à NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) pelo Portal da Nota Fiscal Eletrônica – SVRS. Para isso, siga os passos abaixo:
- Preencha o GTIN, marque a opção “Não sou robô” e clique em consulta;
- Com o resultado, acesse o cadastro do material e, se necessário, corrija as informações NCM ou GTIN.
Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe
Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça e teste grátis nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais! Ou converse já com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.