O que é open finance: tudo o que você precisa saber

João Vallim

Conteúdo

São diversas as novidades tecnológicas que têm aparecido no mercado financeiro brasileiro. Por isso, vale a pena saber mais sobre o que é open finance.

Esse conceito tem como objetivo ampliar as novas possibilidades que têm surgido em soluções financeiras. 

No artigo de hoje, vamos entender melhor sobre o open finance, conhecendo seus detalhes e vantagens. Boa leitura!

O que é open finance

O ponto chave desse sistema é o compartilhamento de dados. A ideia é tornar o mercado financeiro mais integrado, tornando comuns as informações de produtos e serviços entre diferentes instituições.

Dessa forma, é possível que tanto empresas financeiras como consumidores possam se beneficiar. Os clientes terão mais opções para se adequar às suas necessidades enquanto as marcas poderão analisar os dados e criar soluções melhores.

O conceito é bem próximo ao do open banking, como veremos a seguir.

Open finance e open banking

Basicamente, a diferença entre esses dois termos é o nicho de atuação. Enquanto o conceito de open finance trata de diversos tipos de serviços financeiros, o open banking se restringe às soluções bancárias.

Ou seja, o open finance considera instituições como corretoras, empresas de câmbio, fundos de previdência e demais serviços nesse sentido.

Inclusive, alguns especialistas da área consideram que uma opção seria utilizar apenas o termo open finance, para já englobar todos os serviços, incluindo os bancos.

Para saber mais sobre Open Banking, consulte também o nosso artigo: Tudo o que você precisa saber sobre o open banking.

Implementação do open finance

Para colocar essa novidade em prática, o ecossistema digital dos serviços financeiros está sendo desenvolvido para primeiramente implementar o open banking e depois expandir para as demais áreas.

Esse projeto já está em andamento. Para fazer parte do sistema, as empresas do mercado financeiro devem ser regulamentadas pelo Banco Central e optar por fazer parte, já que a participação é voluntária a priori.

Vantagens do open finance

Agora que já destacamos alguns detalhes sobre o que é open finance, vamos conhecer os benefícios que serão promovidos por esse sistema, tanto para clientes como para as instituições.

Vantagens para clientes

Podemos destacar as seguintes vantagens para os clientes que entrarem para o open finance:

  • Controle sobre seus dados: ao disponibilizar seus dados no sistema, o cliente tem autoridade e autonomia para garantir que não estão sendo usados indevidamente.
  • Mais transparência: a falta de interligação entre os sistemas que temos hoje torna difícil avaliar e compreender o todo. A proposta do open finance é melhorar essa visualização, deixando mais claro para o cliente e para as instituições.
  • Melhores ofertas de serviços: com a possibilidade de mais instituições acompanharem o histórico dos clientes, será possível desenvolver produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.

Vale ressaltar que tornar os dados abertos para todas as instituições vai partir da escolha do cliente. Portanto, cabe a cada um verificar se isso faz sentido para a forma como organiza suas finanças.

Vantagens para as empresas

A um primeiro olhar, a ideia do open finance parece trazer mais dificuldades para as organizações financeiras. Isso porque o sistema vai despertar mais concorrência ao compartilhar informações que antes seriam exclusivas de algumas instituições.

Contudo, será possível para as empresas também desfrutar de vantagens. A principal delas será o acesso a informações personalizadas dos clientes. Esse será um recurso valioso, que pode ser uma virada de chave para muitas organizações.

Por isso, será importante que as empresas financeiras invistam em inteligência de mercado, de modo a realmente aproveitar os dados para criar novidades atrativas ao consumidor.

Gostou de saber mais sobre o que é open finance? Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »