O que é open finance: tudo o que você precisa saber

João Vallim

Conteúdo

São diversas as novidades tecnológicas que têm aparecido no mercado financeiro brasileiro. Por isso, vale a pena saber mais sobre o que é open finance.

Esse conceito tem como objetivo ampliar as novas possibilidades que têm surgido em soluções financeiras. 

No artigo de hoje, vamos entender melhor sobre o open finance, conhecendo seus detalhes e vantagens. Boa leitura!

O que é open finance

O ponto chave desse sistema é o compartilhamento de dados. A ideia é tornar o mercado financeiro mais integrado, tornando comuns as informações de produtos e serviços entre diferentes instituições.

Dessa forma, é possível que tanto empresas financeiras como consumidores possam se beneficiar. Os clientes terão mais opções para se adequar às suas necessidades enquanto as marcas poderão analisar os dados e criar soluções melhores.

O conceito é bem próximo ao do open banking, como veremos a seguir.

Open finance e open banking

Basicamente, a diferença entre esses dois termos é o nicho de atuação. Enquanto o conceito de open finance trata de diversos tipos de serviços financeiros, o open banking se restringe às soluções bancárias.

Ou seja, o open finance considera instituições como corretoras, empresas de câmbio, fundos de previdência e demais serviços nesse sentido.

Inclusive, alguns especialistas da área consideram que uma opção seria utilizar apenas o termo open finance, para já englobar todos os serviços, incluindo os bancos.

Para saber mais sobre Open Banking, consulte também o nosso artigo: Tudo o que você precisa saber sobre o open banking.

Implementação do open finance

Para colocar essa novidade em prática, o ecossistema digital dos serviços financeiros está sendo desenvolvido para primeiramente implementar o open banking e depois expandir para as demais áreas.

Esse projeto já está em andamento. Para fazer parte do sistema, as empresas do mercado financeiro devem ser regulamentadas pelo Banco Central e optar por fazer parte, já que a participação é voluntária a priori.

Vantagens do open finance

Agora que já destacamos alguns detalhes sobre o que é open finance, vamos conhecer os benefícios que serão promovidos por esse sistema, tanto para clientes como para as instituições.

Vantagens para clientes

Podemos destacar as seguintes vantagens para os clientes que entrarem para o open finance:

  • Controle sobre seus dados: ao disponibilizar seus dados no sistema, o cliente tem autoridade e autonomia para garantir que não estão sendo usados indevidamente.
  • Mais transparência: a falta de interligação entre os sistemas que temos hoje torna difícil avaliar e compreender o todo. A proposta do open finance é melhorar essa visualização, deixando mais claro para o cliente e para as instituições.
  • Melhores ofertas de serviços: com a possibilidade de mais instituições acompanharem o histórico dos clientes, será possível desenvolver produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.

Vale ressaltar que tornar os dados abertos para todas as instituições vai partir da escolha do cliente. Portanto, cabe a cada um verificar se isso faz sentido para a forma como organiza suas finanças.

Vantagens para as empresas

A um primeiro olhar, a ideia do open finance parece trazer mais dificuldades para as organizações financeiras. Isso porque o sistema vai despertar mais concorrência ao compartilhar informações que antes seriam exclusivas de algumas instituições.

Contudo, será possível para as empresas também desfrutar de vantagens. A principal delas será o acesso a informações personalizadas dos clientes. Esse será um recurso valioso, que pode ser uma virada de chave para muitas organizações.

Por isso, será importante que as empresas financeiras invistam em inteligência de mercado, de modo a realmente aproveitar os dados para criar novidades atrativas ao consumidor.

Gostou de saber mais sobre o que é open finance? Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »