O que são NFT?

João Vallim

Conteúdo

Se você está acompanhando as tendências dos últimos anos, já deve ter ouvido falar dessa sigla. Mas você sabe explicar o que são NFT? E o que isso tem a ver com arte?

De acordo com a empresa de análises DappRadar, nos 9 primeiros meses de 2021, esse token criptográfico alcançou o surpreendente valor de US$13,2 bilhões no volume de vendas.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre esse ativo digital, a sua relação com arte digital, a diferença em relação às criptomoedas, seus riscos e vantagens.

Acompanhe para saber mais.

Afinal, o que são NFT?

NFT é a sigla para non-fungible token ou, traduzindo, token não-fungível. Vamos separar esse termo em partes para entender melhor.

Originalmente, a palavra “token” do inglês significa símbolo ou sinal. No contexto digital, é usada para se referir aos certificados ou chaves eletrônicas usadas para garantir a segurança dos dados.

Já a palavra “fungível” diz respeito a alguma coisa que se gasta após o uso ou que é substituível por algo equivalente. Portanto, não-fungível representa algo único, exclusivo.

Com isso em mente, podemos definir NFT como um código de registro de autenticidade de um item digital. Esse item pode ser desde uma imagem até vídeos, áudios ou qualquer outra mídia eletrônica.

O que isso tem a ver com arte?

Possivelmente, quando você ouviu falar em NFT, percebeu que havia alguma ligação com arte. Mas nem sempre fica claro o porquê. Podemos explicar isso da seguinte forma: 

Considere, por exemplo, a dificuldade de replicar um quadro original de Van Gogh e replicar uma ilustração digital em JPG. É claro que, no âmbito digital, a cópia de um arquivo é muito mais fácil do que no mundo físico.

Com essa facilidade de se ter réplicas, então como os artistas podem garantir que determinado arquivo é o original de sua obra? É aí que entra a transformação deste item em um token não-fungível.

É o NFT que garante que um determinado artigo digital é único e exclusivo. Quem tem a posse desse token pode certificar que tem o original daquele autor, como alguém que possui um quadro original de Van Gogh.

As diferenças em relação às criptomoedas

Ainda que estejam no mesmo contexto de ativos digitais, os NFTs e as criptomoedas têm diferenças fundamentais.

Como falamos anteriormente, os NFTs tem valor insubstituível. Por isso, não podem ser equivalentes uns aos outros. Um artigo único pode ter seu valor em dinheiro estimado e até ser vendido, mas a posse do item sempre será única.

Além disso, não é possível dividir um NFT em partes. O item é uma coisa só e não faz sentido fracioná-lo.

Já as criptomoedas são o oposto em todas essas questões: podem ser divididas, trocadas, bem como tem o seu valor equivalente mesmo que se altere o tipo de moeda.

O que pode se tornar NFT?

Como falamos acima, qualquer tipo de mídia digital pode ser transformada em NFT. Então não fica restrito a peças de arte digital.

Podem se tornar tokens não-fungíveis todo tipo de arquivo digital a que se possa atribuir valor e relevância. Então entram aqui músicas, itens de jogos digitais, vídeos de momentos marcantes do esporte e até publicações famosas nas redes sociais.

Vantagens e riscos dos NFTs

Como qualquer outro tipo de ativo, os NFTs apresentam seus benefícios e também ameaças. Confira alguns desses pontos positivos e negativos.

Vantagens

As principais vantagens dos NFTs são a facilidade, a escassez e a valorização.

Facilidade pois a transferência desses arquivos é muito simples e rápida. Se fosse um quadro físico de um pintor famoso, isso seria muito mais complexo.

A escassez tem a ver com a exclusividade dos itens. Isso contribui também no aspecto da valorização, já que por serem únicos, tendem a valer mais pela originalidade.

Vale dizer que, mesmo que muitos NTFs tenham apresentado alta valorização em curto prazo, isso não se aplica a todos os casos.

Riscos

Os principais riscos dos NFTs são a baixa liquidez, a alta volatilidade e o perigo de fraudes.

Quando se compra um token desse tipo, não é fácil revendê-lo rapidamente para recuperar a liquidez, ainda que valha muito.

Além disso, por ser um segmento novo e em alta, a variação de preços é muito imprevisível, podendo ter alterações súbitas em pouco tempo.

Por fim, os NFTs estão suscetíveis a fraudes, desde pessoas se apropriando de artigos digitais de outras, como criando falsificações e vendendo a preços absurdos.

O que são NFT:

O impacto que esse novo ativo digital tem trazido no mercado é intenso, mesmo ainda estando em desenvolvimento.

Para quem é antenado no mercado financeiro, vale acompanhar essas tendências, para entender melhor como o mundo virtual está moldando o mundo real.Veja mais artigos sobre SaaS e Documentos Fiscais no nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »