O que são NFT?

João Vallim

Conteúdo

Se você está acompanhando as tendências dos últimos anos, já deve ter ouvido falar dessa sigla. Mas você sabe explicar o que são NFT? E o que isso tem a ver com arte?

De acordo com a empresa de análises DappRadar, nos 9 primeiros meses de 2021, esse token criptográfico alcançou o surpreendente valor de US$13,2 bilhões no volume de vendas.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre esse ativo digital, a sua relação com arte digital, a diferença em relação às criptomoedas, seus riscos e vantagens.

Acompanhe para saber mais.

Afinal, o que são NFT?

NFT é a sigla para non-fungible token ou, traduzindo, token não-fungível. Vamos separar esse termo em partes para entender melhor.

Originalmente, a palavra “token” do inglês significa símbolo ou sinal. No contexto digital, é usada para se referir aos certificados ou chaves eletrônicas usadas para garantir a segurança dos dados.

Já a palavra “fungível” diz respeito a alguma coisa que se gasta após o uso ou que é substituível por algo equivalente. Portanto, não-fungível representa algo único, exclusivo.

Com isso em mente, podemos definir NFT como um código de registro de autenticidade de um item digital. Esse item pode ser desde uma imagem até vídeos, áudios ou qualquer outra mídia eletrônica.

O que isso tem a ver com arte?

Possivelmente, quando você ouviu falar em NFT, percebeu que havia alguma ligação com arte. Mas nem sempre fica claro o porquê. Podemos explicar isso da seguinte forma: 

Considere, por exemplo, a dificuldade de replicar um quadro original de Van Gogh e replicar uma ilustração digital em JPG. É claro que, no âmbito digital, a cópia de um arquivo é muito mais fácil do que no mundo físico.

Com essa facilidade de se ter réplicas, então como os artistas podem garantir que determinado arquivo é o original de sua obra? É aí que entra a transformação deste item em um token não-fungível.

É o NFT que garante que um determinado artigo digital é único e exclusivo. Quem tem a posse desse token pode certificar que tem o original daquele autor, como alguém que possui um quadro original de Van Gogh.

As diferenças em relação às criptomoedas

Ainda que estejam no mesmo contexto de ativos digitais, os NFTs e as criptomoedas têm diferenças fundamentais.

Como falamos anteriormente, os NFTs tem valor insubstituível. Por isso, não podem ser equivalentes uns aos outros. Um artigo único pode ter seu valor em dinheiro estimado e até ser vendido, mas a posse do item sempre será única.

Além disso, não é possível dividir um NFT em partes. O item é uma coisa só e não faz sentido fracioná-lo.

Já as criptomoedas são o oposto em todas essas questões: podem ser divididas, trocadas, bem como tem o seu valor equivalente mesmo que se altere o tipo de moeda.

O que pode se tornar NFT?

Como falamos acima, qualquer tipo de mídia digital pode ser transformada em NFT. Então não fica restrito a peças de arte digital.

Podem se tornar tokens não-fungíveis todo tipo de arquivo digital a que se possa atribuir valor e relevância. Então entram aqui músicas, itens de jogos digitais, vídeos de momentos marcantes do esporte e até publicações famosas nas redes sociais.

Vantagens e riscos dos NFTs

Como qualquer outro tipo de ativo, os NFTs apresentam seus benefícios e também ameaças. Confira alguns desses pontos positivos e negativos.

Vantagens

As principais vantagens dos NFTs são a facilidade, a escassez e a valorização.

Facilidade pois a transferência desses arquivos é muito simples e rápida. Se fosse um quadro físico de um pintor famoso, isso seria muito mais complexo.

A escassez tem a ver com a exclusividade dos itens. Isso contribui também no aspecto da valorização, já que por serem únicos, tendem a valer mais pela originalidade.

Vale dizer que, mesmo que muitos NTFs tenham apresentado alta valorização em curto prazo, isso não se aplica a todos os casos.

Riscos

Os principais riscos dos NFTs são a baixa liquidez, a alta volatilidade e o perigo de fraudes.

Quando se compra um token desse tipo, não é fácil revendê-lo rapidamente para recuperar a liquidez, ainda que valha muito.

Além disso, por ser um segmento novo e em alta, a variação de preços é muito imprevisível, podendo ter alterações súbitas em pouco tempo.

Por fim, os NFTs estão suscetíveis a fraudes, desde pessoas se apropriando de artigos digitais de outras, como criando falsificações e vendendo a preços absurdos.

O que são NFT:

O impacto que esse novo ativo digital tem trazido no mercado é intenso, mesmo ainda estando em desenvolvimento.

Para quem é antenado no mercado financeiro, vale acompanhar essas tendências, para entender melhor como o mundo virtual está moldando o mundo real.Veja mais artigos sobre SaaS e Documentos Fiscais no nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »