Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)?

Egon Hilgenstieler

Saiba como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe).

Conteúdo

Desde 2012 não é mais possível utilizar a carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos da NF-e, é preciso usar a CCe, ou Carta de Correção Eletrônica. 

Porém, existem algumas regras do que não pode ser alterado através da CCe, são elas:

  • As variáveis que determinam o valor do imposto, como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  • Dados cadastrais que implicam na mudança do remetente ou do destinatário;
  • A data de emissão ou de saída.

Como emitir CCe no Focus NF-e

Para emitir a Carta de Correção Eletrônica em nosso sistema, você deve seguir os seguintes passos:

  1. No menu Nota Fiscal, procure a nota que quer corrigir e depois clique em Pesquisar.
  2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção”

3. Na tela a seguir, você deve informar a data e a descrição da correção.

Lembrando que a data não pode ser antes da data de emissão da NFe, e não pode suceder que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). 

Não existe um “modelo” de como deve ser informada a alteração, procure apenas ser claro e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres.

  1. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Quando o processo for concluído, você receberá uma notificação e assim poderá salvar o XML gerado.

É possível corrigir uma CCe?

Sim! Você pode corrigir também uma Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos descritos acima.

O sistema irá criar uma versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, e o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. 

Um detalhe importante é que existe um número limitado de correções, no máximo 20 (vinte).

No menu de Notas Fiscais > Cartas de Correção, você irá encontrar uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas).

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Tabela ICMS 2023
Gestão Empresarial
Ricardo Acras

Tabela ICMS 2024: alíquotas atualizadas de todos os estados!

O ICMS é um imposto usado para operações estaduais e interestaduais, cujas alíquotas variam conforme a Unidade Federativa de prestadores e tomadores de serviço. Além disso, a porcentagem das alíquotas muda periodicamente, o que é motivo de muitas dúvidas.

Sendo assim, trazemos a tabela ICMS 2024 com as alíquotas de cada estado atualizadas no texto a seguir.

Leia mais »
Validação de nota fiscal: o que é, como funciona e onde validar
Nota Fiscal
João Vallim

Validação de nota fiscal: o que é, como funciona e onde validar

A validação de nota fiscal está entre os diversos processos que fazem parte da gestão tributária brasileira, que existem para verificar se tudo está dentro das normas.

Afinal, as notas fiscais, assim como qualquer outro documento, podem sofrer adulterações. Isso pode prejudicar tanto quem emite quanto quem recebe esses documentos. Por isso, conhecer o processo de verificação é importante para evitar transtornos.

Neste artigo, exploraremos o que é a validação de nota fiscal, destacando sua importância para sua empresa. Vamos também examinar os órgãos responsáveis por assegurar que essa verificação seja realizada de maneira eficaz.

Continue lendo para entender como a validação de nota fiscal pode otimizar sua gestão tributária e proteger seus interesses.

Leia mais »
Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »