7 vantagens de utilizar uma API para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

7 vantagens de utilizar uma API para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Na hora de integrar a emissão de documentos fiscais (NFe, NFCe, NFSe) em seus sistemas, os programadores em geral se deparam com um dilema: implementar a integração direta com as Receitas Estaduais e Prefeituras ou utilizar um serviço de terceiros para realizar a integração? Os que tomam a decisão de utilizar serviços de terceiros se deparam com um segundo dilema: Utilizar componentes prontos que podem ser comprados e incorporados em seus sistemas ou utilizar uma API na nuvem que pode ser utilizada para a emissão destes documentos?

Escrevemos este artigo para esclarecer o que consideramos ser a melhor escolha: Utilizar uma API na nuvem!

1 – Suporte

Uma das maiores dificuldades na emissão das notas fiscais é a falta de suporte pelas prefeituras, estados e união. Isso pode fazer com que o desenvolvedor fique horas, ou até dias, parado em sua implementação pela total falta de suporte destes órgãos.
Com uma API Comercial você conta com o suporte da empresa fornecedora da API. Por atender muitos clientes, a equipe do FocusNFE tem o conhecimento profundo de qualquer situação que você possa enfrentar na emissão das notas e com isso resolver as suas dificuldades na hora de emitir as notas fiscais.

2 – Simplicidade

O XML e o protocolo de comunicação para envio de notas fiscais é bastante complexo. Um bom programador será sempre capaz de compreender, gerar e transmitir este XML, porém poderá levar bastante tempo entendendo o formato e programando.
Algumas APIs comerciais costumam ter formatos de arquivo simplificados, como por exemplo o formato JSON. O formato a quantidade de campos a serem enviados muitas vezes é, também, reduzida. Além disso você pode fazer a comunicação apenas com o protocolo HTTP, acessível a partir de bibliotecas em praticamente qualquer linguagem de programação.

3 – Atualizações

Outra dor de cabeça comum entre os programadores são as atualizações. No caso da NFe ocorre, em média, uma atualização por ano. Cada atualização pode mudar os campos, formatos ou processos de comunicação com a receita.

Boas APIs comerciais eliminam ou amenizam muito o impacto destas atualizações, reduzindo para quase zero as alterações que o desenvolvedor da aplicação deve fazer para de adequar a estas constantes mudanças.

4 – Foco no seu negócio

Como desenvolvedor de soluções de software o analista ou programador está mais preocupado em resolver questões relativas a seu negócio. Por exemplo, o desenvolvedor de um sistema para escolas está preocupado em resolver questões relativas à dinâmica e processos de uma escola.

Contratando uma API comercial para emissão de notas fiscais o desenvolvedor pode dedicar mais tempo e energia em seu sistema, não se preocupando com as nuances da emissão de notas fiscais eletrônicas.

5 – Menos tecnologias para se preocupar

Utilizando uma API moderna provavelmente você irá precisar apenas ser capaz de realizar chamadas HTTP simples. Não utilizar uma API e se comunicar diretamente com os órgãos competentes significa ter que se preocupar com tecnologias diversas como XML, SOAP, Assinatura Digital, etc.

6 – Guarda dos arquivos

Trazer todo o desenvolvimento de emissão de notas fiscais eletrônicas para dentro de seu sistema carrega um problema adicional para o desenvolvedor, a guarda dos arquivos.
Boas APIs comerciais realizam a guarda obrigatória de 5 anos sem custo adicional.

7 – Gestão das contingências

Na emissão de NFe e NFSe para alguns municípios existe a possibilidade de uso de contingência, caso o servidor principal esteja indisponível. As APIs comerciais gerenciam esta questão, direcionando as notas para a contingência automaticamente. Este é mais um ponto que o desenvolvedor que utiliza APIs comerciais não irá se preocupar.

 

Existem outras vantagens, algumas mais e outras menos relevantes conforme o seu tipo de software, mas acreditamos que estas 7 já são grandes o suficiente para esclarecer a grande vantagem que é utilizar uma API na nuvem. O Focus NFe possui uma API extremamente fácil de integrar, com exemplos de código em várias linguagens e uma equipe de suporte que é formada apenas por pessoas com graduação em computação. Confira aqui o nosso site e aqui a nossa documentação. Se quiser bater um papo sobre a integração ou nossos planos entre em contato clicando aqui.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFé é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado