Qual é o panorama atual de SAAS no Brasil? Entenda aqui!

Ricardo Acras

Conteúdo

O SaaS no Brasil não para de crescer. O licenciamento de softwares como serviço é uma tendência mundial e que, diante da crise brasileira, virou uma realidade para muitos negócios, seja pela necessidade de eliminar desperdícios ou pela sua maior flexibilidade.

Quer saber mais sobre o tema e quais as oportunidades que a área oferece? Então, leia o nosso post e fique por dentro!

O que é o SaaS?

SaaS é o termo utilizado para a oferta de aplicações como serviço (ou Software as a Service, na sigla em inglês). Esse segmento ganhou popularidade nos últimos anos com a computação em nuvem. Nele, empresas e usuários domésticos fazem a assinatura de ferramentas por meio da rede. O seu valor pode ser modificado conforme o tempo de adesão, o número de recursos contratados ou o de utilizadores ativos.

Esse modelo de licenciamento é considerado competitivo pelo baixo custo, já que o negócio deixa de pagar pela licença com o preço cheio. Além disso, enquanto a assinatura for mantida, o cliente terá acesso garantido a todas as atualizações de software de correções de segurança, o que torna a aplicação mais inovadora e confiável, além de agregar valor ao produto.

Como está o SaaS no Brasil?

Em 2017, o Brasil já tem mais de 400 empresas focadas no setor de SaaS. Elas atuam principalmente no sudeste e têm menos de 50 funcionários. Os dados foram obtidos pela pesquisa “Brazil SaaS Landscape Research“, que foi realizada por empresas do ramo.

Além disso, conforme apontado pelo estudo, mais da metade está em São Paulo, e ainda que 41% dos negócios com retorno contábil acima de R$ 1 milhão estejam no estado, Minas Gerais e Santa Catarina também estão despontando como áreas boas para criar um novo negócio.

Em outras palavras, o SaaS no Brasil é uma área competitiva. 92% das empresas consultadas pelo estudo já tiveram pelo menos um contato com as soluções do setor, muitas pelo inside sales. Nesse sentido, a necessidade de corte nos custos tornou essa área ainda mais atraente.

Quais os passos para ganhar mais competitividade nesse mercado?

Apesar do constante crescimento, o mercado SaaS no Brasil ainda tem muita concorrência. Fidelizar consumidores, nesse cenário, é um desafio: a qualquer momento o usuário pode cancelar a assinatura e migrar para um concorrente com planos mais atraentes.

Por isso, a empresa que atua nesse segmento deve focar os seus esforços em técnicas auxiliares na fidelização de clientes. Os planos, por exemplo, devem ser bem flexíveis: mais opções de personalização ampliam as chances de um indivíduo escolher um modelo de licença alinhado com as suas expectativas e, assim, manter o uso por maiores períodos.

Além disso, as alternativas de personalização precisam ser vastas. Com o apoio de APIs, a companhia pode tornar os recursos da sua ferramenta mais maleáveis e fáceis de serem expandidos. Um sistema de gestão também pode ser integrado a instrumentos de emissão de NF-e ou gateways de pagamento sem comprometer a utilização.

Hoje, o mercado de SaaS no Brasil fornece muitas oportunidades para quem pretende investir no desenvolvimento de softwares. A possibilidade de reduzir custos desse modelo, assim como a sua maior flexibilidade, chama a atenção de negócios que pretendem ser mais competitivos e inovadores. Portanto, se souber trabalhar nesse setor, pode-se ter alta lucratividade rapidamente.

Uma das atuações das empresas de SaaS no Brasil é a criação de softwares de emissão de nota fiscal. Veja aqui no nosso blog como a emissão de NF-e no e-commerce deve ser feita!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Entenda o que é SaaS, como utilizar e como calcular as métricas SaaS para avaliar sua empresa e analisar os resultados de forma efetiva.
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: como calcular e avaliar seu negócio?

As métricas SaaS são fundamentais para a análise de dados que contribuem tanto com a otimização de serviços, como para uma boa gestão de negócios.

Afinal, esse mercado exige constante evolução e validação. Seja para manter seu produto vivo e superar concorrentes, como para manter clientes engajados e as assinaturas ativas.

Manter os indicadores de desempenho (KPIs) aprimorados e conectados com a real situação do SaaS, possibilita correções e atualizações constantes do produto, norteando as atividades de melhoria contínua do software.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos as principais métricas a serem analisadas para que gestores e times permaneçam atentos tanto às demandas do público quanto da organização. Confira!

Leia mais »
Saiba como consultar as notas fiscais emitidas para seu CNPJ pela Sefaz e descubra uma forma ainda mais simples de consultá-las!
Documentos fiscais
Douglas Pinheiro

Como consultar as notas fiscais emitidas para meu CNPJ?

Uma das perguntas mais comuns entre donos de empresas é como fazer consulta de nota fiscal para seu CNPJ. Isso porque essa averiguação é essencial para garantir a segurança do negócio.

Afinal, a consulta de nota fiscal é importante para manter o SPED Fiscal em dia, proteger a organização contra fraudes, acompanhar as transações, avaliar fornecedores, entre outras atividades importantes.

Especificamente sobre a segurança e as fraudes, empresários têm a consciência que estão sujeitos a sofrer esse tipo de situação, sobretudo em relação à emissão de notas fiscais falsas, também conhecidas como notas frias, basicamente, documentos ilegais que alguém emite para seu CNPJ sem que você, de fato, tenha efetuado determinada operação.

Por isso, o tema de consulta de notas fiscais emitidas em relação ao CNPJ é de suma importância. No artigo a seguir, trazemos as principais questões a respeito do assunto, como a emissão e a consulta a notas emitidas contra o seu CNPJ.

Leia mais »
Armazenamento na nuvem é seguro?
SaaS
Ricardo Acras

Precificação SaaS: saiba o que é, modelos e como fazer

A precificação SaaS é um desafio que vai além das estratégias tradicionais. Nesse modelo de negócio, o preço não depende apenas de custos operacionais, mas também de fatores como o valor percebido pelo cliente e a competitividade no mercado.

A forma como o preço de um produto ou serviço é calculado afeta uma empresa em inúmeros aspectos, já que impacta diretamente seu faturamento.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais modelos de precificação SaaS e como evitar erros comuns na hora de escolher a melhor abordagem para o seu negócio.

Leia mais »