Como emitir Nota Fiscal para meu e-commerce SaaS? Entenda os pontos de atenção!

Ricardo Acras

Conteúdo

Muitas são as preocupações do programador ao desenvolver um sistema. Para ser bem-sucedido nesse mercado, é preciso ter em mente a otimização dos serviços básicos prestados pelo sistema, além de pensar sempre em aprimorar suas funcionalidades.

Nesse sentido, a emissão de Nota Fiscal em e-commerce SaaS é uma implementação que busca agregar valor ao produto oferecido aos clientes. A ideia é que isso permita validar a experiência do usuário e torná-la completa.

Contudo, alguns pontos dessa implementação merecem atenção para que a nova funcionalidade torne-se uma vantagem competitiva e não mais um gargalo. Quer saber quais aspectos precisam ser acompanhados? Continue conosco!

Quais cuidados tomar com Nota Fiscal em e-commerce SaaS?

Como é um procedimento fiscal, há muita burocracia envolvida no processo de emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e). A aplicação busca facilitar esse procedimento, bem como torná-lo mais ágil e menos sujeito a erros que tragam prejuízo para os clientes.

É claro que adicionar a funcionalidade de emissão de NF-e ao e-commerce faz que o cliente seja melhor atendido, mas é preciso tomar alguns cuidados ao designar a aplicação responsável por essa função. Veja alguns deles a seguir, fique atento e use-os a favor do seu negócio!

Previna-se contra a inconsistência de sistemas

Os sistemas das receitas estaduais costumam apresentar instabilidades. Os contratempos acontecem principalmente no início e no fim do mês, quando há o fluxo de geração de documentos fiscais é maior.

Para lidar com a indisponibilidade dos servidores da Receita, por exemplo, é importante ter certeza de que há um plano claro de redirecionamento das NF-es para o ambiente de contingência.

Dê importância ao suporte

A emissão de NF-e é uma tarefa técnica. Assim, um suporte disponível para ajudar a resolver problemas é fundamental. Sua empresa é capaz de oferecer esse auxílio na funcionalidade de emissão de NF-es caso o seu cliente precise dele?

Lembre-se de que o usuário final precisa ter segurança em relação a quem desenvolve as soluções do seu negócio. Diante das demandas atuais, pode ser um tanto complicado prestar essa assistência.

Garanta a integração automática

As etapas comerciais e gerenciais ligadas à emissão de NF-e estão sempre relacionadas às obrigações fiscais, ao cumprimento da legislação, a transações bancárias e outras. Esses aspectos, então, são inerentes a todos os usuários do sistema.

Desse modo, é necessário que haja integração entre a funcionalidade e os sistemas. Afinal, ao automatizar o preenchimento de dados, a inserção das informações nos campos da NF-e é facilitada, o que elimina erros.

Facilite as otimizações de sistema

As demandas do usuário final devem ser o objetivo principal, certo? Portanto, resolver as dificuldades que o cliente encontra no sistema significa agregar valor ao serviço prestado. A emissão de NF-e deve seguir normas contábeis e jurídicas, por isso as atualizações periódicas são necessárias.

A aplicação deve ser capaz de atender às otimizações sem que sejam necessários muitos recursos por parte da programação. Afinal, sempre que há um ajuste na lei, um evento no calendário contábil ou uma adequação em regras de recolhimento, por exemplo, uma atualização é necessária.

Uma das grandes vantagens de ter essa funcionalidade em um sistema de e-commerce é que ela melhora o engajamento do cliente. Assim, ele se mantém fiel à empresa graças à qualidade do software, potencializada pelas aplicações agregadas a ele, como a emissão de Nota Fiscal em e-commerce SaaS.

E aí, o post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe a sua experiência comentando no campo abaixo!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »