Como emitir uma NFe – Focus NFe / Focus Lojas?

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica é feito através do Retaguarda no menu Operações -> Notas Fiscais -> NFe.

Nessa tela é possível realizar a busca pelas notas fiscais já emitidas, canceladas, com erro ou pendentes, por exemplo. Além disso, a gente pode criar uma nova NFe através dela, basta clicar no botão Novo.

Todos os campos daqui em diante com o símbolo ” * ” são campos obrigatórios, por isso, você não poderá deixá-los em branco, ok?!

Após o preenchimento desses campos, clique no botão (canto inferior direito) Próximo para prosseguir com o lançamento.

Agora na aba Itens e Totais deve ser informado todos os produtos da sua nota fiscal, assim como também os impostos sobre cada um.

Primeiramente adicione o produto, você pode informar o nome ou código dele (caso já tenha feito o cadastro anteriormente) ou pode cadastrá-lo neste momento, basta clicar na engrenagem no final do campo e ir em “Novo…“.

Após cadastrar o produto e adicioná-lo no campo Produto, clique no botão Detalhes, nessa tela você poderá continuar o lançamento adicionando os demais campos obrigatórios e também informar os impostos na aba Impostos.

Depois de adicionar todos os detalhes do item, clique no botão Salvar, com isso você voltará para a aba de Itens e Totais. Agora, adicione o produto na nota clicando no botão Inserir.
Repita isso para cada mercadoria que fará parte da nota fiscal, quando concluir essa etapa vá para a próxima aba clicando no botão Próximo.

Na tela Cobrança você deve informar os dados de pagamento escolhido pelo cliente. Após este lançamento, clique no botão Próximo.​

Agora aba Transporte, é necessário informar todos os dados relacionados ao transporte do produto da sua empresa até o cliente. Se a sua operação não contempla frete, no campo Modalidade de Frete escolha a opção “Sem Frete” e avance para a próxima etapa clicando no botão Próximo.

Agora basta clicar no botão “Enviar nota fiscal” e a nota será enviada para Sefaz, será exibido nessa tela se a nota foi aceita com sucesso ou se houve algum problema com a nota.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como realizar esse processo, converse com os nossos analistas de suporte através do e-mail: suporte@acras.com.br

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFé é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado