Métricas SaaS: Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Ricardo Acras

Conteúdo

Fazer um negócio ter sucesso é relativamente fácil: basta atrair mais clientes, a partir disso o lucro da empresa cresce e fica tudo bem. É um caminho seguro rumo ao sucesso, correto? Mas existe uma grande pedra nessa trilha: Custo por Aquisição de Cliente (CAC). Essa métrica SaaS é essencial para uma empresa entender se conquistar novos clientes é lucrativo ou está gerando prejuízo para o SaaS.

O que é CAC

O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica importante, que mede o investimento médio para a aquisição de um novo cliente. Quando bem aplicada e estudada, essa métrica SaaS é capaz de avaliar se os investimentos e ações de marketing são efetivos e tem gerado retorno financeiro. A partir desses número, podemos visualizar as melhores decisões estratégicas de cada área e seus gestores.

Em geral, os setores que olham para o CAC são o comercial e marketing. Áreas responsáveis pela aquisição de novos clientes. O essencial é calcular a métrica mensalmente.

Cálculo do CAC

O cálculo do CAC compreende todos os investimentos e custos das áreas de marketing e vendas, com amplos fatores como:

  • Salários e custos com pessoal;
  • Custos com ferramentas usadas nas áreas;
  • Investimento em mídia paga (anúncios online e offline);
  • Participação em eventos;
  • Custos de viagens (participação em evento, visita ao cliente).

Esses são alguns dos importantes elementos que compõem o CAC. Outros dados pode se somar a esse cálculo, dependendo da composição das áreas de marketing e comercial do SaaS.

Para calcular o CAC é necessário saber a quantidade de novos clientes conquistados no período, mas sem somar clientes oriundos de fontes como aquisições a partir de indicação.

CAC = investimento de marketing + investimento do comercial / número de clientes conquistados

Exemplo:

Se o SaaS investiu R$ 5 mil em campanhas online, outros R$ 6 mil com stand em um evento, R$ 10 mil com a equipe comercial e como retorno obteve 60 novos clientes, o CAC é de R$ 350.

CAC = (5.000 + 6.000 + 10.000) / 60

Olhar o Custo de Aquisição de Clientes de forma isolada não diz muito para o SaaS sobre gastos, visto que muitos são fixos (remuneração de colaboradores e investimentos em mídia paga, por exemplo).

O que o CAC pode expor é a eficiência das ações de aquisição com o passar do tempo, visto que ele pode mudar conforme a concentração de verba de aquisição em algumas campanhas. Outro fator que o Custo de Aquisição por Cliente representa muito bem é o ambiente de mercado, se o número de clientes adquiridos muda de 60 para 40 em um determinado período de meses, isso pode ser um sinal da entrada de novos concorrentes, desgaste de campanhas ou de argumento de vendas. Neste caso, podemos dizer que o CAC é um indicador de que algo está saindo do controle e precisa ser alterado ou melhorado.

A partir da métrica SaaS CAC é possível definir metas de venda para o próximo mês, visto que se o cálculo estiver em ordem é possível dizer quanto deve-se investir para atingir um determinado número de clientes. O mesmo podemos dizer do faturamento, com meta e investimento, já se sabe a previsão de faturamento do próximo mês.

CAC e ROI (Retorno do Investimento)

A função mais importante do CAC é estabelecer se o ROI (Retorno do Investimento) é bom ou ruim. No caso de um SaaS deve-se levar em conta também o tempo de permanência. Neste caso o ROI tende a ser maior, caso a entrega do serviços seja boa.

Exemplo:

Se o CAC para obtenção de um cliente é de R$ 200 e este cliente permaneceu 5 meses, com pagamento mensal de R$ 300, o ROI é de R$ 1.500. 7,5 vezes maior que o CAC. Podemos dizer que esse é um bom ROI, já que demonstra que o investimento feito para aquisição é retornado.

Como melhorar o CAC

O caminho ideal para qualquer empresa, seja um SaaS ou não, é reduzir o Custo de Aquisição por Cliente. Quanto mais baixo é o investimento para obtenção de um cliente, melhor é o retorno financeiro da empresa. Reduzir o CAC não é uma tarefa fácil, mas pode ser realizada com algumas medidas como:

  • Concentre sua estratégia de marketing em ações de alcance amplo e custo reduzido, como e-mail marketing, SMS e inbound marketing.
  • Diversifique o investimento de marketing em mídias variadas e sempre análise os resultados individualmente. Isso ajuda a identificar as melhores opções de CAC.
  • Aprimore a experiência no site da empresa, deixando claras as informações mais importantes para concretizar a venda. Isso ajuda a acelerar o processos de decisão do cliente.
  • Nunca mantenha uma campanha no ar por muito tempo. Busque criar ciclos de 15 a 30 dias. Dessa forma você evita desgastes e aumento do CAC.
  • Mantenha sua equipe comercial em constante treinamento e aprimoramento, assim ela consegue concretizar mais vendas.

Siga essas lições e fique sempre de olho no Custo de Aquisição por Cliente do seu SaaS. Esse é um grande indicador que muitas vezes é menosprezado. Mas que estudado da forma certa é capaz de tornar o trabalho do marketing e da equipe de vendas mais eficiente, ajudando muito no crescimento do SaaS.

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Entenda o que é SaaS, como utilizar e como calcular as métricas SaaS para avaliar sua empresa e analisar os resultados de forma efetiva.
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: como calcular e avaliar seu negócio?

As métricas SaaS são fundamentais para a análise de dados que contribuem tanto com a otimização de serviços, como para uma boa gestão de negócios.

Afinal, esse mercado exige constante evolução e validação. Seja para manter seu produto vivo e superar concorrentes, como para manter clientes engajados e as assinaturas ativas.

Manter os indicadores de desempenho (KPIs) aprimorados e conectados com a real situação do SaaS, possibilita correções e atualizações constantes do produto, norteando as atividades de melhoria contínua do software.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos as principais métricas a serem analisadas para que gestores e times permaneçam atentos tanto às demandas do público quanto da organização. Confira!

Leia mais »
Saiba como consultar as notas fiscais emitidas para seu CNPJ pela Sefaz e descubra uma forma ainda mais simples de consultá-las!
Documentos fiscais
Douglas Pinheiro

Como consultar as notas fiscais emitidas para meu CNPJ?

Uma das perguntas mais comuns entre donos de empresas é como fazer consulta de nota fiscal para seu CNPJ. Isso porque essa averiguação é essencial para garantir a segurança do negócio.

Afinal, a consulta de nota fiscal é importante para manter o SPED Fiscal em dia, proteger a organização contra fraudes, acompanhar as transações, avaliar fornecedores, entre outras atividades importantes.

Especificamente sobre a segurança e as fraudes, empresários têm a consciência que estão sujeitos a sofrer esse tipo de situação, sobretudo em relação à emissão de notas fiscais falsas, também conhecidas como notas frias, basicamente, documentos ilegais que alguém emite para seu CNPJ sem que você, de fato, tenha efetuado determinada operação.

Por isso, o tema de consulta de notas fiscais emitidas em relação ao CNPJ é de suma importância. No artigo a seguir, trazemos as principais questões a respeito do assunto, como a emissão e a consulta a notas emitidas contra o seu CNPJ.

Leia mais »
Armazenamento na nuvem é seguro?
SaaS
Ricardo Acras

Precificação SaaS: saiba o que é, modelos e como fazer

A precificação SaaS é um desafio que vai além das estratégias tradicionais. Nesse modelo de negócio, o preço não depende apenas de custos operacionais, mas também de fatores como o valor percebido pelo cliente e a competitividade no mercado.

A forma como o preço de um produto ou serviço é calculado afeta uma empresa em inúmeros aspectos, já que impacta diretamente seu faturamento.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais modelos de precificação SaaS e como evitar erros comuns na hora de escolher a melhor abordagem para o seu negócio.

Leia mais »