Emissão automática, sem mágicas

Emissão automática, sem mágicas

Emissão automática, sem mágicas

Eu adoro mágica. Desde pequeno sempre fiquei fascinado com a capacidade dos mágicos em realizar truques aparentemente impossíveis e bem em frente ao seu público, sem que ninguém perceba como foi feito.

Para entretenimento e diversão, mágicas são incríveis. Quem assiste fica intrigado por alguns minutos, aplaude e vai embora, de volta à vida real. No trabalho e nos negócios o cenário é outro. Não há espaço para truques. Em outras palavras, mágica e negócios não combinam, a não ser que o negócio seja a mágica, e seguramente este não é o caso quando se fala em emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Na Focus NFe nós trabalhamos com emissão de notas fiscais desde 2008, quando algumas das primeiras notas foram emitidas. Já na concepção inicial do nosso produto ficou claro para nós que era crucial ter a confiança de nossos clientes. E só teríamos esta confiança se mantivéssemos três pilares fundamentais em nosso produto.

1 – seguir as regras à risca

Toda regra deverá ser seguida, alguns exemplos:

  • Se a receita pede para aguardar 5 segundos antes de consultar uma nota, nós vamos aguardar os 5 segundos. 
  • Se é recomendado minificar um XML para reduzir o tamanho dos pacotes, assim será feito.

2 – transparência absoluta

Transparência é tudo. Não há confiança sem transparência, em todos os sentidos. Alguns exemplos:

  • Quando falhamos (e qualquer empresa de software eventualmente falha) somos absolutamente claros com nosso cliente que a culpa foi nossa e o que estamos fazendo para nunca mais ter aquele tipo de problema. 
  • Se nos perguntam qualquer característica de nossa infraestrutura nós abrimos. Transparência, pois somos técnicos e não mágicos para esconder qualquer truque.
  • Nossos preços estão expostos em nosso site. Não precificamos com base em parâmetros obscuros.

3 – investir na melhor tecnologia, sempre

Aqui a questão é simples. Com a melhor tecnologia possível teremos um serviço mais estável e confiável.

Com estes pilares algumas decisões se tornam fáceis. Por exemplo, se uma prefeitura não oferece uma API oficial para emitir as notas fiscais, não criaremos artifícios ilegais para fazer a emissão (respeitando nosso primeiro pilar: seguir as regras). Ou, se algum artifício técnico não oficial for possível sem que seja ilegal, usaremos este artifício, porém deixando claro ao nosso cliente que artifício é este (respeitando nosso segundo pilar: ser transparente).

Não abrimos mão desta postura. Não aceitamos expor nosso cliente a riscos e problemas inesperados decorrentes de práticas não oficiais sem que ao menos ele saiba quais são os riscos. Não fazemos mágicas, desenvolvemos tecnologia.

Se você quer saber mais sobre nossos produtos, e entender por que milhares de empresas confiam em nossa estrutura todos os dias para suas emissões fiscais, entre em contato conosco e teremos prazer em tirar qualquer dúvida.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado