Como usar a API do WhatsApp para atendimento?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe como usar a API do WhatsApp? 

Essa ferramenta pode facilitar a vida dos negócios que utilizam o WhatsApp como forma de atendimento, gestão e suporte de clientes.

No artigo de hoje confira o que é essa API e quais são os seus benefícios para as contas comerciais.

Vamos lá?

A evolução do WhatsApp em atendimentos

Com bilhões de usuários ativos pelo mundo, no Brasil o número de pessoas que utilizam o WhatsApp ultrapassa 120 milhões.

A partir disso, muitas empresas também aderiram à ferramenta como forma de atendimento aos clientes. 

Observando essa demanda, a Meta (novo naming do Facebook) lançou inicialmente o WhatsApp Business focada em micro e pequenas empresas. 

O sucesso deste sistema levou a marca a visar por um público maior. Por isso, lançou em seguida o WhatsApp Business API ou Business Solution. Essa nova solução permite que empresas de maior porte também utilizem o aplicativo.

O que é a API do Whatsapp 

Em linhas gerais, podemos dizer que uma API é uma interface de programação usada para realizar a comunicação entre sites, aplicativos e sistemas distintos. 

Assim, a  API do WhatsApp nada mais é que um sistema que faz a comunicação do WhatsApp Business com outras plataformas, possibilitando o acesso e trocas de dados entre as duas partes.

O objetivo dessa API é otimizar o atendimento ao cliente, permitindo a integração com plataformas de atendimento comerciais, CRMs, automação de marketing, dentre outros.

Ativando a API do Whatsapp 

O primeiro passo para começar a usar a API do Whatsapp é criar uma conta comercial no aplicativo. 

Essa conta servirá para identificação, bem como a inserção de informações sobre a empresa no próprio perfil. A descrição pode incluir localização, horário de funcionamento, site, serviços e demais detalhes.

Após dar entrada nesse processo, sua conta passa por uma avaliação. Ao ser validada, recebe o selo de confirmação.

Com a conta comercial no ar, existem dois caminhos para ativar o WhatsApp API: entrar em contato direto com o Facebook ou se utilizar de provedores autorizados.

No caso da primeira opção, é preciso inserir seus dados em um formulário com na página oficial da API. Já no caso dos provedores, é necessário escolher e contactar um dos parceiros oficiais.

Vantagens da API do WhatsApp 

Assim como diversas outras APIs disponíveis no mercado, a API do WhatsApp pode trazer diversos benefícios para as empresas. 

Tendo em vista que o objetivo principal é facilitar tanto o atendimento como o suporte ao cliente, algumas dessas vantagens são:

Profissionalizar o atendimento

Para que a API seja utilizada, será preciso formalizar um processo de atendimento. Sem isso, o sistema pode sair do controle e causar mais problemas do que soluções.

A criação desse processo já contribui para que o serviço se torne mais profissional. Isso otimiza a proposta de valor, entregando benefícios mais palpáveis ao consumidor, como um atendimento mais rápido e objetivo.

Melhorar a relação com clientes

O uso da API do Whatsapp é uma forma de escalar os diálogos comerciais e de suporte, por meio da automatização. Assim é possível ampliar o volume de atendimentos sem perder qualidade.

Ações desse tipo podem melhorar a relação com clientes, por oferecer um suporte mais rápido. Isso passa mais confiança, já que é possível criar caminhos para personalizar o atendimento, mesmo em escala.

Entretanto, fica o alerta: é preciso criar estratégias adequadas ao comportamento do consumidor, para de fato oferecer uma experiência positiva. Caso contrário, será apenas mais uma empresa que deixa um robô falando com seus clientes.

Centralizar os dados

Ao integrar a API do WhatsApp com sua plataforma de comunicação, é possível enviar e gerenciar direto pela API.

Além disso, a equipe de suporte pode enviar mensagens de clientes entre si, facilitando a transferência do atendimento, quando necessário.
Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »