O que é validação de nota fiscal e como funciona?

João Vallim

A validação de nota fiscal auxilia em relações comerciais onde a transação de compra e venda envolve outras pessoas além de emissor e destinatário. Isso porque apenas os envolvidos na operação têm acesso a nota fiscal.

Com a validação, terceiros podem fazer a checagem e a antecipação de recebimentos. Além de ser uma boa maneira de manter a segurança em torno das vendas do seu empreendimento.

Veja no artigo de hoje como funciona a validação de nota fiscal e como fazer esse processo.

O que é validação de nota fiscal

Para entender o que é a validação fiscal, vale ressaltar que o documento que comprova que uma operação comercial existiu de fato é a Nota Fiscal. 

Portanto, a validação se dá em torno da verificação da nota fiscal, onde se confirmam os dados e a autenticidade do documento.

A nota fiscal é facilmente acessada por emissores e destinatários. Já para contadores, financeiras e transportadoras, é preciso seguir alguns protocolos para ter acesso.

Logo, para reconhecer que uma nota pertence a uma transação com valor legal, deve-se verificar se a nota tem assinatura digital e passou por uma avaliação pela Sefaz.

Como fazer a validação de nota fiscal

As informações das notas fiscais usualmente podem ser acessadas via online. Mas o acesso se torna limitado somente às pessoas que têm autorização para isso.

Portanto, vejamos a seguir algumas formas de acessar as notas e fazer a validação.

Portal da Nota Fiscal Eletrônica

O acesso via Portal da Nota Fiscal Eletrônica deve ser realizado da seguinte maneira:

Primeiro acesse o link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx e depois vá até a opção Consultar NFe.

Ao entrar na seção de consulta, digite a Chave Acesso da NFe, valide o captcha marcando a caixa de seleção e clique em continuar.

Aparecerá então a nota fiscal com todas as informações de preenchimento.

Sefaz estadual

Em geral, as Secretarias de Fazenda de cada estado dispõe de um local para a pesquisa e validação de notas fiscais.

Assim, basta verificar em sites de busca qual é o site da Sefaz do seu estado e onde realizar esse processo.

Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Outra forma de acessar informações autorizadas pelo governo brasileiro, é através do  Serviço Federal de Processamento de Dados ou Serpro.

Mas fique atento, devido às mudanças no sistema de pesquisa determinadas pela Portaria 519 de 18 de Março de 2020, o acesso à validação de notas por terceiros foi alterado.

Dessa maneira, os terceiros que desejam fazer a consulta apenas têm acesso a alguns dados e não a nota fiscal inteira. 

O acesso a nota completa é possível com o uso do certificado digital do estabelecimento emissor ou do destinatário.

Sistema automatizado de consulta e validação de nota fiscal

Através de sistemas automatizados, tornou-se mais fácil tanto acessar como validar. Isso acontece porque o processo de pesquisa por documentos é centralizado e mais agilizado.

Aqui no Focus NFe, possuímos um conjunto de APIs de integração que proporcionam maior otimização na emissão e na busca por notas.

Com um acesso simples, a validação das notas se torna mais precisa e confiável. Uma vez que com a automação é mais certo que os dados de fornecedores e clientes estejam de acordo com a Receita Federal. 

Assim, diversos envolvidos se beneficiam da agilidade dos sistemas automatizados, como por exemplo: 

  • Transportadoras que necessitam de precisão e rapidez quando fazem bipagem de notas para liberar cargas e caminhões;
  • Financeiras que fazem da validação de nota fiscal um meio de evitar fraudes e para  antecipar recebíveis;
  • Contadores que precisam resgatar dados perdidos ou calcular impostos;
  • Auditorias/Consultorias que utilizam informações precisas para auditar clientes.

Validação de nota fiscal: conclusão

A validação de notas fiscais é um processo importante para garantir a autenticidade desses documentos. Ainda mais quando se tratam de terceiros que não participam diretamente da transação comercial. 

Dentre as opções de acesso aos dados e validação, algumas se mostram mais acessíveis que outras. Isso impacta na produtividade do dia a dia, já que para fazer a checagem é necessário verificar um documento por vez.

Conheça nossas soluções para emissão de Notas Fiscais.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

nfce
Documentos fiscais
Egon Hilgenstieler

NFC-e: o que é, como funciona, vantagens e como emitir?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento que precisa ser emitido por praticamente qualquer empresa que comercializa produtos e serviços, com exceções como os Microempreendedores Individuais (MEIs). Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, gerando diversas dúvidas para quem trabalha com varejo.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, acarretando diversas dúvidas por parte das pessoas varejistas.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Leia mais »
API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »