O que é o metaverso e como ele influencia o marketing digital?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe o que é metaverso? Um dos assuntos mais populares do mundo tecnológico, essa nova forma de interação tem atraído muita atenção.

Por se tratar de algo que interfere em muitas áreas, muitos profissionais, em especial do marketing digital, têm acompanhado o assunto a fim de buscar soluções inovadoras através desse recurso.

Entenda mais sobre o que é metaverso no artigo de hoje, e veja como ele pode influenciar a nossa realidade e o marketing digital.

Mas afinal, o que é metaverso?

O metaverso tem como proposta unir a realidade com o digital, onde é possível criar hologramas e realidade virtual ou aumentada de modo a construir um “mundo novo”.

Esse mundo virtual dispõe de avatares em 3D para a representação de pessoas reais. 

Atualmente, as redes sociais é que conectam as pessoas com essa tecnologia, podendo acessá-la via dispositivos móveis, tablets e computadores. 

Um nome que tem fortalecido essa tecnologia é o Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que recentemente mudou o nome do seu negócio para Meta, já visando o uso dessa tecnologia.

Outro exemplo são os óculos de realidade aumentada que, em conjunto com fones de ouvidos e celulares, possibilitam viver esse mundo de forma muito próxima do real. 

Dessa forma, essa tecnologia reduz fronteiras a ponto de pessoas em locais totalmente distintos possam interagir.

Tecnologias envolvidas no metaverso

O metaverso exige muitas ferramentas de inovação para que funcione adequadamente. Alguns exemplos são:

Realidade virtual

A realidade virtual é um mundo completamente digital feito por softwares e já bem presente no mundo dos jogos. 

Realidade aumentada

A realidade aumentada, ao contrário da realidade virtual, leva o mundo virtual para o real. Aqui, o digital está presente na realidade. 

Um exemplo é o jogo o Pokémon Go, onde é possível simular que itens e personagens apareçam virtualmente em lugares reais, por meio da interação da câmera do dispositivo móvel com o ambiente

Tecnologia 5G

Essa tecnologia é um dos elementos chave para que o metaverso funcione. Isso porque com uma internet mais eficiente, a transmissão de dados será maior, fator extremamente relevante para se ter informações mais precisas e rápidas.

Blockchain, criptomoeda e NFT

Se no metaverso temos o mundo real disponível no virtual, porque não termos um meio de transação de valores?

Dessa forma, o metaverso também teria uma forma própria de economia. Primeiro, se utilizando do blockchain para ter um banco de dados público, depois com as criptomoedas como dinheiro e os NFT autenticando as transações realizadas nesse mundo virtual.

O metaverso, o dia a dia e o marketing digital

O metaverso traz inúmeras possibilidades de relacionamento, seja em se tratando de transações comerciais ou interpessoais. Assim, o marketing digital deve estar atento a possíveis mudanças em:

Maneiras de relacionar

Com o início das redes sociais a alguns anos atrás, uma nova maneira de se relacionar começou. E, se esse modo de interação já mudou muito a realidade do nosso dia a dia, com o metaverso isso poderá mudar mais.

Na realidade proposta pelo metaverso, não só as conversas serão diferentes, mas as sensações. O jeito de ouvir, ver e tocar serão modificados, passando por um aprimoramento.

Experiências imersivas

A realidade virtual já é por si só imersiva. Entretanto, para o marketing digital, essa tecnologia permite maior interação com os produtos, inclusive adentrando em lojas virtuais similares às lojas físicas.

Jornada de compras

O marketing digital ainda se utiliza do funil de vendas para direcionar seus clientes. Com o metaverso, a jornada de compras poderá ser totalmente influenciada. 

Isso porque as decisões poderão ser aceleradas ao passo que os clientes tenham melhor conhecimento dos produtos e melhores experiências, aumentando a conversão de vendas.

Conclusão: O que é o metaverso e como ele influencia o marketing digital?

Com a entrada de Mark Zuckerberg para esse universo, essa realidade virtual ganhou força.

Muitas empresas já estão buscando se apoiar nessa nova forma de ver o mundo para ganhar mais relacionamento com seus clientes e ampliar seu modo de vender.

Assim, empreendedores e profissionais que atuam na área de marketing digital devem estar preparados para se atualizarem diante dessa nova via. Até mesmo na hora de emitir notas fiscais, já que essa tecnologia promete atuar nos mais diversos ambientes.
Leia mais artigos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Certificado A1 e A3: entenda as diferenças e saiba quando usar
Nota Fiscal
Welker Zigante

Certificado A1 e A3: entenda as diferenças e saiba quando usar

O Certificado Digital é algo cada vez mais popular devido à grande quantidade de aplicações e benefícios proporcionados. Serve para dar autenticidade às operações realizadas de modo online, oferecendo muitas aplicações e vantagens.
Esse tema é de grande importância para os desenvolvedores que precisam emitir documentos fiscais e precisam se inteirar sobre a legislação, além das integrações necessárias para emitir NFe (Nota Fiscal Eletrônica).
Caso seja preciso assinar um documento digitalmente, acessar serviços da Receita Federal ou mesmo abrir uma empresa, é necessário um certificado digital. E, para ajudar nesta escolha, esclarecemos alguns dos tipos existentes: A1 e A3.
Além disso, trazemos itens como sobre como e quando usar cada um dos dois tipos de certificados, suas vantagens e desvantagens, entre outros itens que trazem dúvidas a quem tem ou deseja adquirir algum deles .

Leia mais »
Pessoa lidando com uma calculadora
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Fiscal de Entrada: o que é, como funciona e como emitir!

A Nota Fiscal de Entrada (NFe de entrada), assim como outros documentos, é de extrema importância diante das obrigações fiscais.

No entanto, apesar de sua emissão ser um processo consideravelmente simples, possui alguns riscos que podem tornar-se um problema para as empresas. Isso porque os procedimentos de averiguação dos impostos incidentes sobre as operações comerciais são realizados a partir da emissão deste documento.

Confira o artigo de hoje e entenda mais sobre esse documento, como ele funciona e como emiti-lo.

Leia mais »
CSOSN: o que é esse código do Simples Nacional e pra que serve
Nota Fiscal
Junior Muniz

NFe Inutilizada: saiba o que é, como consultar e quando fazer

Se você já enfrentou situações em que uma nota fiscal foi emitida com uma numeração fora da sequência, compreender a importância da NFe Inutilizada é essencial, pois a legislação não permite quebras na ordem numérica das notas fiscais.

Sua aplicação geralmente é feita quando há o preenchimento ou informações incorretas em uma nota fiscal. Assim, se trata de uma das diversas formas de consertar estes erros.

Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre o que é a inutilização da Nota Fiscal eletrônica, como consultar o processo e quando ele deve ser feito

Leia mais »