Aplicativo para emissão de NFS-e para prestadores de serviço

Ludmila Ferreira

Conteúdo

Um aplicativo para emissão de NFS-e foi liberado para uso por prestadores de serviço. A Receita Federal passou a oferecer essa alternativa no início de dezembro de 2022, com um aplicativo gratuito disponível para dispositivos IOS e Android. 

Além da emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica e outras notas fiscais, também é possível consultar documentos já lançados e verificar registros ainda não transmitidos. 

Entenda mais sobre esse aplicativo no artigo de hoje.

Como funciona o aplicativo para emissão de NFS-e

Para emitir uma NFS-e, o aplicativo solicita informações como CPF ou CNPJ do cliente, tipo de serviço prestado e o valor da operação. 

A emissão é protegida por senha ou biometria em caso de aparelhos que permitam essa ação. E, mesmo em casos de ausência de conexão com a internet, a nota é emitida normalmente, precisando apenas ser enviada ao município posteriormente quando houver conexão. 

O aplicativo é resultado de uma parceria entre a Receita Federal e a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional dos Prefeitos e outras entidades representantes dos prestadores de serviço.

Vantagens do aplicativo para emissão

Por se tratar de uma solução tecnológica, permite maior padronização do setor tributário. Contemplando 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviços de diferentes regiões do país. 

Também é uma opção para diversos municípios que não cobram impostos por falta de recursos tecnológicos ou uma administração tributária mais estruturada.

Assim, o aplicativo para emissão de NFS-e padroniza o modelo de documento fiscal e torna disponível uma cesta de produtos tecnológicos para todo o Brasil. 

Segundo a Receita Federal, essa padronização via aplicativo traz facilidades para as rotinas fiscais dos profissionais e facilita a tributação. De maneira que esse serviço deve beneficiar prestadores de serviços de diferentes portes.

Conclusão

O aplicativo liberado pela Receita Federal propõe uma plataforma de administração tributária digital com o objetivo de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. Em especial para pequenos contribuintes como Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e MEIs.

Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »