As vantagens de utilizar infraestrutura da AWS

João Vallim

Conteúdo

Você sabe quais as vantagens de utilizar infraestrutura da AWS no Brasil?

A Amazon Web Service é uma plataforma fundamental para muitos sites e aplicativos em todo o mundo. É uma das plataformas de nuvem mais utilizadas e oferece algumas vantagens.

Hoje vamos te contar um pouco mais sobre a AWS e quais as vantagens da sua infraestrutura. 

Servidor AWS

Amazon Web Service (AWS) é uma plataforma que tem o objetivo de oferecer um ambiente seguro e eficiente de nuvem pública. É um serviço que passou a ser oferecido no ano de 2006 e hoje é utilizado em inúmeros setores do mercado.

Atualmente possui uma abrangência mundial e oferece mais de 175 serviços de data center e está à disposição de qualquer negócio que busca transformação digital. Assim, com um bom planejamento, é possível ter vantagens com seu uso como agilidade, redução de custos e maior rapidez em inovação.

Para baratear seus custos, a AWS vem usando como estratégia o compartilhamento de seus recursos e a popularização do acesso a uma infraestrutura remota de alto desempenho.

Mas quais recursos são esses? Vamos a eles.

Recursos e soluções AWS

Como já mencionamos, o web service da Amazon se tornou popular ao oferecer alguns recursos e soluções completas ou complementares, principalmente no que se refere a dificuldades de gestão em TI. 

Alguns delessão:

Recursos de infraestrutura

Com recursos de computação remota, a AWS permite que uma TI consiga substituir completamente seus servidores internos e terminais por modelos mais práticos e flexíveis. 

Na mesma linha, a virtualização dos seus servidores torna possível rodar softwares, plataformas e até sistemas inteiros. Isso somado à vantagem de não ter o peso do processamento e do armazenamento em uma infraestrutura local. 

Recursos de gestão

Com a centralização de dados em um único ambiente, o web service permite uma gestão otimizada e facilita a tomada de decisões. Isso porque é possível gerir, monitorar, medir resultados utilizando o AWS.

Recursos de produtividade

Outro recurso oferecido pela Amazon Web Service é integração com ferramentas de produtividade, colaboração e gerenciamento. Essas integrações trazem mais flexibilidade em operações e agilidade, já que permite que equipes de trabalho se tornem mais produtivas sem restrições de hora ou lugar.

As vantagens de utilizar infraestrutura da AWS

Agora que você já conhece alguns dos recursos e como as soluções da infraestrutura da AWS podem ser úteis para sua empresa, vamos a algumas vantagens. 

Flexibilidade no investimento

Com a AWS há maior flexibilidade no investimento, pois a empresa só paga pela infraestrutura que utiliza. Dessa forma, há maior facilidade em adequar a oferta em relação a demanda e permite que a empresa realoque seus investimentos de acordo com seus projetos e  necessidades. 

Redução de custos

A redução de custos é muito importante para as empresas e com essa infraestrutura flexível não há desperdício de recursos. 

Outro ponto, é que as atualizações e manutenções são de responsabilidade da provedora, restando para a sua equipe apenas a implementação do sistema.

Escalabilidade

A praticidade da Amazon Web Service está presente também na escalabilidade, uma vez que não há diferença operacional entre bancos de dados de tamanhos diferentes.

De forma prática, o(a) gestor(a) de TI apenas com alguns cliques pode aumentar a oferta de recursos e atender um pico de demanda sem transtornos para a produtividade da equipe.

Automação de processos

Com a integração de ferramentas e processos dentro da nuvem, a automação da Amazon traz vantagens para tarefas de backup, monitoramento e controle de acesso. Assim, a equipe perde menos tempo com processos rotineiros e ganhando mais produtividade.

Segurança

A infraestrutura da AWS é considerada um dos ambientes de nuvem mais seguros.

Esse sistema conta com diversas características que garantem essa segurança, como ferramentas de monitoramento, rotinas de redundância e backups automáticos. Além disso, conta com suporte global, colocando especialistas em segurança da informação à disposição.

Esses elementos trazem  proteção superior a proteção que seria possível no caso de uma infraestrutura interna. Por isso, muitas TI ‘s estão aderindo à Amazon Web Services, afinal a segurança é fator de extrema importância. 

Suporte à inovação

Por trazer otimização dos processos e permitir o aumento da produtividade da sua equipe, a AWS é considerada um suporte à inovação. Ao potencializar o tempo dos profissionais de TI, abre oportunidades para estes executem um papel mais estratégico de acordo com o negócio.

Utilizando a infraestrutura da AWS sua empresa pode ter inúmeros benefícios. Seja por reduzir tempo e custos em processos rotineiros, como para melhorar o acesso a soluções que podem tornar sua empresa mais inovadora.

Nosso objetivo como Focus é te ajudar a manter o foco, economizar tempo e ganhar mais dinheiro. Conheça nossa API.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »