Cadastrando Impostos nos itens da NF-e (Focus NF-e)

Uma das partes mais importantes na emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica é informar os valores dos impostos dos itens, sem isso, a Sefaz não permite a emissão da NF-e.

Tela de criação / Edição de itens – Impostos

No Focos NFe temos esses campos bem claros nos detalhes dos itens na aba Impostos, nela será encontrado todos os impostos possíveis. Para acessar esta tela temos duas opções:

  1. Antes de informar um produto, clicamos no botão “Detalhes”.
  2. Depois de informar um produto, clicamos no botão “Editar”.

Independente da forma que seja feita, na etapa anterior, a tela abaixo será exibida e vamos selecionar a aba Impostos, onde temos as seguintes sub-abas: ICMS, IPI, PIS, COFINS, IMPORTAÇÃO e ISSQN.

Alguns dos campos exibidos nas sub-abas são condicionais, ou seja, dependendo da informação escolhida será exibido novos campos para preenchimentos, abaixo temos um exemplo disto no campo “Situação da operação”:

Você deverá informar obrigatoriamente informações sobre os impostos ICMS, IPI e COFINS (mesmo que não incida um valor deste imposto, você deverá informar a sua situação tributária).

Reforçamos que os impostos devem ser informados de acordo com a operação sendo realizada e, caso tenha dúvidas, entre em contato com seu contador.

Botões de ajuda

Em alguns campos, nós colocamos dicas flutuantes para ajudar quando aquela dúvida bater. Para ver as mensagens de ajuda, deixe o ponteiro do mouse sobre o botão de ajuda.

Deixe um comentário