Código NCM na NFe – Novas regras de preenchimento

Ricardo Acras

Com a Nota técnica NT2014/004 a receita agora muda esta regra e passa a exigir que todas as empresas informem o código NCM completo com 8 dígitos. Esta medida tem efeito já a partir do dia 01/08/2015.

Conteúdo

Há dois anos a Receita Federal obrigou as empresas a informar o NCM dos produtos em toda emissão de NFe. Naquele momento as empresas que não recolhiam IPI e não executavam transações internacionais estavam desobrigadas de informar o código completo (de 8 digitos) ficando obrigadas apenas a informar o capítulo NCM (de 2 dígitos).

Com a Nota técnica NT2014/004 a receita agora muda esta regra e passa a exigir que todas as empresas informem o código NCM completo com 8 dígitos. Esta medida tem efeito já a partir do dia primeiro de Agosto.

Como saber qual o NCM a ser preenchido

No site ao lado disponibilizado pela receita pode ser pesquisado o código NCM: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp

Seu contador também pode ajudar e para as empresas que trabalham com revenda basta verificar o código na NFe de entrada.

Como alterar esta infromação em seu sistema

No sistema Focus NFe basta alterar uma configuração para que o sistema abra o campo de NCM completo para preenchimento. Siga os passos abaixo:

1 – Acesse o menu de Confgurações Globais

 

menu_config_globais

2 – Selecione "Somente código NCM" no campo de preenchimento de NCM

Config_campo_ncm

 

3 – Nos cadastros de produtos informe o NCM no campo indicado

cad_produto_ncm

 

Base de conhecimento: https://acras.zendesk.com/hc/pt-br/articles/206280553

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »