Goiânia – GO é uma das centenas de cidades integradas à API da Focus NFe. Nossos clientes podem fazer a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais de serviço (NFS-e). Utilizamos um padrão simples e consistente de comunicação com o web service da prefeitura, garantido disponibilidade e rapidez. O formato único da nossa API utiliza na comunicação com todos os municípios.

Além disso, trazemos todas as informações necessárias sobre a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) na cidade de Goiânia e o porquê da importância de uma API no processo de emissão de documentos fiscais. Confira a seguir.

Quem precisa emitir NFS-e em Goiânia/GO?

Toda empresa que presta serviços em Goiânia e que recolhe o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é obrigada a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Isto é, empresas de todos os portes, profissionais autônomos e pessoas jurídicas, em geral, devem emitir o documento.

Por determinação da Receita Federal, via Comitê Gestor do Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEI) são obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica pelo Emissor Nacional desde 1º de setembro de 2023, conforme Resolução CGSN nº 169/2022 e Resolução CGSN nº 172/2023.

Como emitir a NFS-e em Goiânia/GO?

A emissão de notas fiscais pode ser feita pelo portal da prefeitura de Goiânia ou pela API da Focus NF-e. Apesar de parecer que não há grandes diferenças entre ambos os processos, é necessário ressaltar que a praticidade é algo a ser levado em consideração no momento de emissão do documento fiscal.

Dito isso, vamos aos métodos.

Emitindo Nota Fiscal pelo site da Prefeitura de Goiânia

  1. Acesse o portal da prefeitura de Goiânia, vá até o campo “Serviços/ISSQN/Taxas/Documentos Fiscais”;
  2. Informe a Inscrição Municipal e a senha da DMS. Caso não tenha registrado uma senha, clique em “Cadastra / Altera senha de acesso da DMS”;
  3. Informe a Inscrição Municipal e a senha gerada. Vá até a opção “Consulta processo e cadastramento da senha de NFS-e”. Digite o número do processo que está localizado no canto inferior direito do espelho do CAE (Cadastro de Atividade Econômica). O sistema pedirá o número do CPF do sócio da empresa;
  4. Forneça as informações que o sistema requisitar, como se houve notas utilizadas no mês de cadastramento. Caso contrário, deixe o campo em branco;
  5. Quando concluir, vai aparecer a seguinte mensagem: SENHA GERADA, USUÁRIO 1 SENHA COMPOSTA DE DEZ ZEROS (0000000000)”;
  6. Informe a Inscrição Municipal, o número do usuário (1) e a senha (composta de dez zeros);
  7. Informe a senha anterior de dez zeros e escolha uma nova senha de no mínimo 6 caracteres e no máximo dez. Clique em Alterar Senha;
  8. O acesso está concluído. Clique em “Menu” ou volte ao início e acesse novamente. Sua NFS-e está liberada;

Emitindo Nota Fiscal pela API Focus NFe

Com a nossa API você poderá emitir Notas Fiscais de Serviço diretamente em seu sistema por meio de um formato simples de integração. Para isso se atente aos requisitos necessários e os dados básicos para emissão, veja a seguir.

Dados básicos

  • Provedor: Próprio.
  • Utiliza padrão ABRASF: Sim (2.0 - com mudanças significativas).
  • Necessita certificado digital: Sim (verificar observação no final do post).
  • Endereço produção: http://www.goiania.go.gov.br/nfse/
  • Endereço homologação: Não possui endereço, apenas acessível via webservices.

Campos em nossa API

  • item_lista_servico: Campo não utilizado.
  • codigo_cnae: Campo não utilizado.
  • codigo_tributario_municipio: Campo obrigatório. É utilizado um padrão próprio da prefeitura, você deverá consultar os códigos disponíveis logando no portal da prefeitura, selecionando no canto superior direito a empresa do cliente em ‘Informe a empresa’, e em seguida acessando na seção ‘DIVERSOS’ > ‘Situação Cadastral’ > ‘Consulta dados cadastrais’. Os códigos estarão listados em ‘Atividades Econômicas’.
  • iss_retido: Este campo é ignorado na seção “servico”, pois a própria prefeitura calcula se o ISS será retido ou não com base nos dados da nota

Observações

  • A emissão em modo de homologação gera apenas uma nota com dados fictícios gerados pela própria prefeitura (nota 370). O ambiente de testes é utilizado apenas para garantir que a nota é validada corretamente pelo sistema.

  • As empresas são inicialmente habilitadas apenas para emissão apenas em modo teste (homologação). Para habilitar a empresa para emitir notas em produção, envie um email para suporte.nfse@goiania.go.gov.br informando a razão social, CNPJ e inscrição municipal.
  • Não é possível fazer o cancelamento de uma NFSe usando a API. Deverá ser utilizado o sistema da prefeitura para isso.
  • Uso do campo “Informações Adicionais”: Não há como adicionar dados a este campo ao gerar uma nota via web service, devido a restrição do provedor para receber as informações do mesmo. Só é possível preencher este campo da nota fiscal quando gerada através do portal da prefeitura. Caso o Prestador deseje adicionar informações adicionais à nota via web service, é orientado que utilize o campo discriminacao
  • A prefeitura só aceita certificado digital vinculado ao CNPJ emitente, ou seja, filiais que utilizam o certificado da matriz para emissões de outros documentos, deverão adquirir um certificado somente para emissão de NFSe.

Como emitir nota fiscal de serviço eletrônica sendo MEI em Goiás/GO?

Desde o dia 1º de setembro de 2023, quem é MEI deve emitir nota fiscal de serviço eletrônica pelo emissor nacional do Governo Federal, conforme Resolução CGSN nº 169/2022 e Resolução CGSN nº 172/2023.

Para emitir NFS-e em Goiás como MEI, é necessário acessar o sistema nacional da NFS-e, disponibilizado pela Receita Federal. É um processo simples, cujos passos são descritos abaixo:

  1. Cadastro no sistema

Acesse o site da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, clique na opção “Emitir nota fiscal” e, no Portal de Gestão NFS-e, clique em “Fazer primeiro acesso”; informe seu CPF/CNPJ, data de nascimento e siga as instruções para criar a sua senha.

  1. Configuração inicial

Feito o login, será preciso configurar algumas informações da sua empresa como:

  • dados cadastrais;
  • dados de contato;
  • ramo de atividade.

Vale dizer que, uma vez feito esse cadastro, as configurações ficam salvas no sistema.

  1. Emissão da NFS-e

Na tela principal do sistema, clique em “Emitir NFS-e”. Feito isso, será possível escolher entre as opções “Emissão Simplificada” e “Emissão Completa”, preencha os dados solicitados sobre o serviço (como CNPJ do cliente e valor do serviço) e emita a NFS-e.

  1. Envio e impressão

Após a emissão, a NFS-e estará disponível para envio ao cliente de forma online ou para impressão, se necessário.

O que é necessário para emitir uma nota fiscal eletrônica em Goiânia/GO?

Para emitir nota fiscal eletrônica em Goiânia, não é um processo tão diferente se comparado a outras cidades. Por exemplo, é necessário estar com a Inscrição Municipal em dia, além de possuir um certificado digital para validar a autenticidade do documento.A seguir, detalhamos esse processo.

Inscrição Municipal

O seu negócio deverá ter cadastro na Prefeitura Municipal de Goiânia com Inscrição Municipal ativa, basicamente, um número que identifica cada uma das empresas contribuintes ativas em uma cidade no Cadastro Tributário Municipal.

Certificado digital

É necessário um certificado digital válido, emitido por autoridade certificadora reconhecida pela ICP-Brasil. O certificado digital é uma assinatura que possibilita que pessoas físicas e jurídicas assinem um documento fiscal eletrônico.

A exceção para certificado digital é para os MEIs, que podem emitir a NFS-e com login e senha, por meio do já citado Portal de Gestão NFS-e.

Acesso ao portal da prefeitura

É imprescindível o acesso ao portal da Prefeitura de Goiânia para acesso ao sistema de emissão de NFS-e.

API de NFS-e

Uma API é responsável por promover integração ágil e segura entre sistemas com diferentes linguagens de programação.

Ou seja, ela pode integrar o software que emite suas notas de serviço com o seu sistema de gestão financeira e de vendas, por exemplo. Com essa ferramenta, assim que uma venda é concluída, já é possível gerar uma nota fiscal automaticamente assim que uma venda é efetuada e depois é lançada no sistema que faz a gestão de entradas e saídas.

Como consultar NFS-e de Goiânia/GO?

A consulta de nota fiscal pode ser feita pela prefeitura de Goiânia e pela API da Focus NFe. Mostramos a seguir como proceder em cada uma das opções.

Consulta pela Prefeitura de Goiânia

  1. Acesse o portal da Prefeitura de Goiânia;
  2. Clique em “Nota Fiscal Eletrônica” para acessar o portal da NF-e;
  3. Clique em “Acessar serviço”;
  4. Insira as suas informações de usuário e senha ou clique em “Novo cadastro” para se cadastrar no sistema;
  5. Siga as instruções da tela para fazer o seu cadastro. Pode ser necessário ter um certificado digital do tipo A1 para validar as informações;
  6. Após o cadastro ou o login, encontre a opção “Consulta de NFS-e” ou “Nota Fiscal de Serviços Eletrônica” e siga as instruções;
  7. Se o consumidor ou representante da empresa quiser consultar e validar informações de notas fiscais, será necessário acessar a página de Consulta Nota Fiscal de Serviços Eletrônica da Prefeitura de Goiânia;
  8. Preencher as informações necessárias como número da nota fiscal, código de verificação e Inscrição Municipal do prestador;
  9. Clicar em “Consultar” para verificar as informações do documento.

Consulta pela API da Focus NFe

A API da Focus NFe permite a consulta de NFS-e em Goiânia por meio do seu sistema de emissão de documentos fiscais. Esse processo ocorre independente da tecnologia que ele utilize por meio da geração de dados em um formato simplificado, sem ser necessário gerar a assinatura digital destes documentos.

Isso porque a Focus gerencia a comunicação com os servidores da Sefaz do estado de Goiás ou com os servidores da prefeitura de Goiânia.

Quais são os benefícios de utilizar uma API para emissão de NFS-e?

Basicamente, uma API tem como grande benefício simplificar as suas operações fiscais, já que ela é uma interface que integra a emissão fiscal a sistemas de gestão de uma empresa, como ERPs, CRPs, entre outros. Isso porque sem ela, torna-se mais demorado integrar manualmente as informações dos softwares de emissão de notas fiscais com sistemas de gestão.

A seguir, detalhamos as vantagens de usar uma API para emissão de NFS-e.

Processos automatizados

As APIs automatizam a emissão de notas fiscais e diminuem a necessidade de intervenções manuais, simplificando a vida do desenvolvedor.

Redução de erros

Como consequência da automatização, diminuem-se os erros de lançamento de documentos fiscais, devido à diminuição da necessidade de intervenções manuais. Com menos erros, os custos também caem com multas causadas por equívocos de lançamento.

Maior produtividade

A emissão automática de documentos fiscais possibilitada por uma API aumenta a produtividade da equipe, que pode realizar outras tarefas que antes não podiam devido à emissão manual de documentos fiscais como a NFS-e.

Centralização de informações

A API concentra todas as informações sobre seu documento fiscal em um só sistema, o que garante facilidade na consulta de tudo o que foi emitido.

Segurança

A API é uma ferramenta completamente segura, pois utiliza uma chave para autenticação. Ou seja, todas as requisições que forem feitas precisam desta chave, o que traz mais segurança às operações fiscais.

Agilidade na emissão

As APIs costumam preencher informações automaticamente, além da possibilidade de subir também automaticamente todos os XMLs de notas fiscais recebidas em plataformas de gestão fiscal em seu ERP, e-commerce ou plataforma de pagamento.

Facilidade de uso

As interfaces de APIs são intuitivas, com menus de fácil compreensão, tornando o processo de integração de dados muito mais prático.

Além disso, a API valida os dados da nota fiscal em tempo real, minimizando as chances de rejeição do documento fiscal pela Sefaz, o que também evita retrabalho e atrasos.

Relatórios

As APIs emitem relatórios e estatísticas sobre as operações de sua empresa, com a evolução de seu negócio e motivos da recusa de notas. Isso ajuda você a analisar o desempenho em vendas, ter controle de custos, entre outros benefícios.

Compatível com diversos modelos de negócios

Uma API pode ser usada em diversos setores, pois são flexíveis e eficientes. Alguns exemplos de áreas que utilizam as APIs são microsserviços, computação e marketing digital.

Suporte técnico

Em caso de falhas durante o processo de emissão de um documento fiscal, não é preciso esperar resposta da prefeitura que recebe aquele documento. Empresas que disponibilizam API contam com suporte técnico especializado e retorno rápido.

Atualizações automáticas

Em vista às mudanças constantes da legislação fiscal, uma API de documentos fiscais acompanha esse processo, pois se atualiza frequentemente e o emissor não precisa se preocupar. Ao enviar os dados necessários à API, ela já fará o lançamento de sua nota conforme a legislação.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça e teste grátis nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais! Ou converse já com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.