Goiânia – GO é uma das centenas de cidades integradas à API da Focus NFe. Nossos clientes já podem fazer a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais de serviço (NFSe). Utilizamos um padrão simples e consistente de comunicação com o web service da prefeitura, garantido disponibilidade e rapidez. Conheça o formato único que nossa API utiliza na comunicação com todos os municípios clicando aqui.
Veja abaixo os detalhes deste município:
Dados básicos: Provedor: Próprio. Utiliza padrão ABRASF: Sim (2.0 - com mudanças significativas). Necessita certificado digital: Sim (verificar observação no final do post). Endereço produção: http://www.goiania.go.gov.br/nfse/ Endereço homologação: Não possui endereço, apenas acessível via webservices.
Campos em nossa API: item_lista_servico: Campo não utilizado. codigo_cnae: Campo não utilizado. codigo_tributario_municipio: Campo obrigatório. É utilizado um padrão próprio da prefeitura, você deverá consultar os códigos disponíveis logando no portal da prefeitura, selecionando no canto superior direito a empresa do cliente em ‘Informe a empresa’, e em seguida acessando na seção ‘DIVERSOS’ > ‘Situação Cadastral’ > ‘Consulta dados cadastrais’. Os códigos estarão listados em ‘Atividades Econômicas’. iss_retido: Este campo é ignorado na seção “servico”, pois a própria prefeitura calcula se o ISS será retido ou não com base nos dados da nota
Observações: - A emissão em modo de homologação gera apenas uma nota com dados fictícios gerados pela própria prefeitura (nota 370). O ambiente de testes é utilizado apenas para garantir que a nota é validada corretamente pelo sistema. - As empresas são inicialmente habilitadas apenas para emissão apenas em modo teste (homologação). Para habilitar a empresa para emitir notas em produção, envie um email para suporte.nfse@goiania.go.gov.br informando a razão social, CNPJ e inscrição municipal. - Não é possível fazer o cancelamento de uma NFSe usando a API. Deverá ser utilizado o sistema da prefeitura para isso. - Uso do campo “Informações Adicionais”: Não há como adicionar dados a este campo ao gerar uma nota via web service, devido a restrição do provedor para receber as informações do mesmo. Só é possível preencher este campo da nota fiscal quando gerada através do portal da prefeitura. Caso o Prestador deseje adicionar informações adicionais à nota via web service, é orientado que utilize o campo discriminacao - Prefeitura só aceita certificado digital vinculado ao CNPJ emitente, ou seja, filiais que utilizam o certificado da matriz para emissões de outros documentos, deverão adquirir um certificado somente para emissão de NFSe.