O que é Recibo Provisório de Serviço (RPS) e como emitir

Ludmila Ferreira

Conteúdo

Recibo Provisório (RPS) é um recurso utilizado na Nota Fiscal de Serviço eletrônica para cobrir o recolhimento do ISS. Também é uma forma de comprovação da prestação de um serviço no intervalo do fato gerador e a autorização da NFSe pela prefeitura.

Confira no artigo de hoje mais detalhes sobre esse Recibo, assim como quando utilizá-lo e como emiti-lo.

O que é Recibo Provisório de Serviço (RPS)

É um documento que substitui a NFSe em casos de imprevistos na comunicação com a prefeitura no momento da emissão deste documento. 

Limitado apenas a NFSe, o RPS pode trazer algumas confusões, uma vez que não existem similares a ele em documentos como a Nota Fiscal eletrônica no modelo 55. 

Assim, quando você emite uma NFSe para a prefeitura, o que de fato acontece é o envio de um RPS mesmo quando há conexão. Isso porque apenas o web service da prefeitura é que converte o RPS em uma NFSe, devolvendo o XML autorizado e o PDF para impressão e visualização da “nota verdadeira”.

Mas mesmo antes da autorização da emissão, é possível imprimir o mesmo RPS enviado à prefeitura e entregá-lo ao cliente e obter a autorização depois. 

Vale lembrar que cada prefeitura possui uma regra. Por isso, é preciso estar atento a quais localidades permitem que a impressão do RPS seja aceita como substituta da verdadeira NFSe.

Quando imprimir o RPS

O RPS segue uma linha parecida com a da Contingência Offline da NFC-e. De modo que é permitido ao prestador fornecer um comprovante com validade fiscal para o cliente sem sujeitar-se a uma autorização rápida da prefeitura. 

Devido a instabilidade constante dos servidores das prefeituras, o RPS é de grande utilidade na NFSe. Ainda mais em prefeituras pequenas que possuem pouca infraestrutura em suas web services de autorização.

Mas lembre-se: o RPS deve ser impresso apenas em caso de instabilidade de conexão e indisponibilidade dos web services. É indicado sempre imprimir e utilizar a Nota Fiscal de Serviço. 

Outro ponto é que o RPS deve ser convertido em NFSe dez dias após sua emissão e, na maioria das prefeituras, não pode ultrapassar o dia 5 do mês subsequente ao da prestação de serviços. 

Caso contrário, há penalidades previstas nas legislações municipais. Por isso, informe-se sobre os prazos de cada prefeitura. 

Como emitir o Recibo Provisório de Serviço (RPS)

A emissão do RPS deve ser feita no formato SOAP por meio de um arquivo XML dentro dos padrões XSD pré-estabelecidos pela empresa que desenvolve o sistema autorizador de NFSe de cada prefeitura.

Cada prefeitura possui autonomia para escolher seu desenvolvedor de layout XML devido a arrecadação de ISSQN. Portanto é preciso fazer a implementação correta em seu software respeitando o funcionamento de cada município. 

Todos os campos possíveis para envio no RPS da NFSe são encontrados no arquivo XSD de cada município, geralmente disponíveis no site da prefeitura. Aqui é possível verificar os campos que precisam ser enviados.

Logo, para a emissão do RPS você vai enviar um arquivo XML envelopado com os dados necessários e exigidos pela prefeitura e em seguida vai receber o retorno. Para consumir o retorno, é preciso desserializar o XML de retorno para a leitura.

Como enviar o Recibo Provisório de Serviço (RPS)

Existem duas formas de envio do RPS, a forma síncrona e a assíncrona. De maneira que quem determina a configuração do envio é o sistema da prefeitura. Assim, é essencial que o seu sistema esteja pronto para emitir dos dois jeitos. 

Envio Síncrono

Nesse formato, você obtém um retorno “imediato” na conexão utilizada no envio da SEFAZ com a situação da nota. Obtendo também XML autorizado e o PDF para impressão.

Envio Assíncrono

É um processo mais lento e passa por duas conexões separadas. Na primeira você deixa o XML com a prefeitura e recebe um número de recibo. E depois com esse número, é preciso abrir outra requisição junto a prefeitura para descobrir em que condição está a nota. 

Um fato também importante na comunicação é a sequencialidade. Isso porque em algumas prefeituras a numeração do Recibo Provisório de Serviço é obrigatoriamente sequencial. Assim, você só consegue enviar um RPS depois que o número anterior foi utilizado.

Não tenha dúvidas na hora de emitir NFSe ou RPs, conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »