Quais os meios de pagamento mais usados?

João Vallim

Conteúdo

Com tantas opções disponíveis, você sabe quais os meios de pagamento mais usados?

Não faz muito tempo que os consumidores no Brasil tinham opções mais restritas nas formas de pagamentos de produtos e serviços. Mas com o advento das fintechs, esse cenário teve grandes mudanças.

Isso porque a tecnologia financeira  injetou um estímulo na concorrência entre empresas do setor bancário, proporcionando inovações em serviços e produtos e meios de pagamento.

Hoje temos acesso a uma quantidade diferenciada de possibilidades e é isso que vamos falar no artigo de hoje. 

Acompanhe e saiba quais são os meios de pagamentos mais usados.

O que são meios de pagamento e como funcionam

São as formas de um consumidor realizar a compensação de compras ao vendedor, sejam elas em ambientes físicos ou digitais.

Para entender como funcionam os meios de pagamento online, consideremos 3 definições importantes: adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento. 

  • Adquirentes: são as empresas que fazem a comunicação com a bandeira dos cartões (ex: Mastercard/Visa) e bancos a fim de repassar os valores das vendas para os vendedores, com um acréscimo de taxas por transação.
  • Subadquirentes: são aquelas empresas que fazem intermediação de pagamento entre pessoas, lojistas, empresas e adquirentes de forma segura.
  • Gateways de pagamento: responsável por processar os pagamentos integrando os meios de pagamentos disponíveis com o comércio através de APIs.

Meios de pagamento mais usados 

Primeiro, para saber quais os meios de pagamentos mais utilizados, vale lembrar que até pouco tempo as formas mais utilizadas para pagar por produtos e serviços eram o dinheiro e o cheque. 

Então, com a evolução da tecnologia e o surgimento da internet, chegaram os cartões de crédito e débito.

Atualmente, essas possibilidades aumentaram com as facilidades dos pagamentos online. Sendo assim, foram acrescentadas as opções de transferências bancárias e o uso de plataformas de pagamentos online, como é o caso do PicPay.

No Brasil, o uso de dinheiro como forma de pagamento ainda está à frente das demais. Mesmo assim, temos as opções de cartão de débito, cartão de crédito, débito automático, transferência bancária e mais recentemente o PIX.

Vejamos um a um dos meios de pagamentos mais usados:

Dinheiro

Ainda muito utilizado em nosso país, o dinheiro aparece principalmente no pagamento de compras à vista em lojas físicas e no pagamento de contas de consumo.

Por não ter taxas de transação, é benéfico para quem o recebe, não exigindo nenhum tipo de vínculo de cadastro.

Cartões de Crédito e Débito

Muito utilizados em especial  no comércio, tanto em lojas físicas como digitais. Isso porque possibilita o parcelamento das compras e é um meio seguro de pagamento.  

Boleto bancário

O boleto bancário é uma opção segura, assim como os cartões de crédito e débito, mas que ganha no valor das taxas. Já que em geral as taxas envolvidas nesse tipo de transação são menores. 

O valor é compensado em até 3 dias úteis.

Transferência Bancária

Nas transferências, o dinheiro é repassado ao favorecido em horas ou no próximo dia útil. 

São meios muito práticos, seja a transferência ou o depósito. No entanto, vale ficar atento às taxas e encargos estabelecidos para quem vai fazer a transação. 

Aproximação

Pagamento feito ao aproximar dispositivos autorizados como o cartão, o aparelho móvel ou pulseiras ou relógios inteligentes junto à maquininha. 

A transação acontece em meio online de modo que valores inferiores a R$100,00 não requisitam a inserção de senha para finalizar a operação.

É uma opção também muito utilizada por consumidores adeptos das carteiras digitais e que traz comodidade e praticidade.

Carteira Digital

 São aplicativos para celular que mantêm as informações necessárias para que seus clientes façam transações em modo online.

São um meio que promove a comodidade para seus usuários, além de serem  consideradas seguras, já que se utilizam de criptografia, biometria e outros recursos de privacidade.

QR Code

Pagamento feito através de QR Codes gerados tanto por maquininhas como por aplicativos bancários e plataformas de pagamentos online. 

Ao permitir o pagamento através da leitura do código diretamente pelo celular, também traz agilidade nas transações e, conforme o caso, acesso instantâneo ao dinheiro recebido.

Pix

O Pix foi uma das grandes revoluções dos meios de pagamento para os brasileiros, isso porque tornou muito mais fáceis e ágeis as transações, tendo assim uma rápida adesão.

Essa tecnologia permite transferências de valores entre contas bancárias em qualquer horário e dia, inclusive aos finais de semana. Na maior parte das vezes, não possui custo para transação e é possível acessá-lo diretamente nos aplicativos dos bancos.

A pandemia foi um grande propulsor no uso do PIX, já que pode ser utilizado para transferências rápidas e vários tipos de pagamentos. 

Saiba mais em: O que é Pix e como funciona?

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »