Quais são os códigos de cada UF no Brasil?

João Vallim

Em um país grande como o Brasil, as notas fiscais exigem um cuidado extra na hora de preencher os dados necessários para a emissão. Isso acontece pelo fato de termos um grande número de estados e é necessário saber o código de cada um para poder diferenciá-los na documentação. Se você emite notas, certamente já se deparou com a necessidade de utilizar um código de UF em um documento fiscal. Entenda mais sobre UFs no artigo de hoje, quais são os códigos e qual é a importância desse dado.

Conteúdo

O que é UF?

Estado Federativo ou Unidade Federativa (UF), dentro do Brasil é uma entidade com alguma autonomia, possuindo autogoverno, autolegislação e auto arrecadação. Ou seja, é dotado de governo e constituição própria. 

Se analisarmos sob uma perspectiva político-administrativa, o nosso país é definido pela constituição como uma federação composta pela união indissolúvel entre União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. 

Dessa forma, cada um desses níveis de governo possui personalidade jurídica de direito público interno e, apesar de não serem soberanos, têm autonomia em relação aos demais. 

Assim, são capazes de se autoadministrar e de se organizar conforme suas próprias escolhas. Isso vale tanto para a eleição dos seus líderes e representantes políticos, assim como para a administração de assuntos públicos sem a interferência de outras entidades federativas.

Logo, para tornar possível essa autoadministração, a constituição atual determina quais os tributos cada UF pode coletar e como serão distribuídos os recursos entre elas. 

O que significa UF em um cadastro?

UF em um cadastro é Unidade da Federação, e se refere a um campo que indica o estado em que a pessoa que preenche está localizada. É comum que ao preencher cadastros seja solicitada essa informação, um exemplo é quando se contrata serviços bancários. 

Dessa forma, a solicitação da Unidade Federativa costuma acontecer não apenas em cadastros mas em viagens ou em tempo de eleições, por exemplo.

Vale lembrar, que nem sempre a UF é reconhecida com essa sigla, também podendo ser identificada nos documentos como órgão emissor, estado correspondente, entre outras nomenclaturas.

O que significa UF na identidade?

A carteira de identidade ou RG é um documento nacional que serve para a identificação civil em nosso país. 

Além  dos dados que permitem afirmar a identidade de uma pessoa, nele também deve constar o estado da federação ou entidade autônoma ao qual o titular deste documento pertence. 

Devido a divisão das entidades de estados e Distrito Federal em níveis de governo federal, estadual e municipal, é necessário que seja registrado no RG a unidade federativa que o documento foi emitido. Isso porque cada administração tem diversos níveis de autonomia.

Quais são as UFs do Brasil?

Na tabela a seguir, você pode as siglas das UFs dos 26 estados mais o Distrito Federal:

Unidade FederativaSigla
AcreAC
AlagoasAL
AmapáAP
AmazonasAM
BahiaBA
CearáCE
Distrito FederalDF
Espírito SantoES
GoiásGO
MaranhãoMA
Mato GrossoMT
Mato Grosso do SulMS
Minas GeraisMG
ParáPA
ParaíbaPB
ParanáPR
PernambucoPE
PiauíPI
Rio de JaneiroRJ
Rio Grande do NorteRN
Rio Grande do SulRS
RondôniaRO
RoraimaRR
Santa CatarinaSC
São PauloSP
SergipeSE
TocantinsTO

O que são os códigos de UF definidos pelo IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou uma relação com todos os estados e municípios do Brasil. Nessa lista são atribuídos a cada um deles um código de identificação. Vejamos quais são os códigos de cada estado:

  • 11 – Rondônia (RO)
  • 12 – Acre (AC)
  • 13 – Amazonas (AM)
  • 14 – Roraima (RR)
  • 15 – Pará (PA)
  • 16 – Amapá (AP)
  • 17 – Tocantins (TO)
  • 21 – Maranhão (MA)
  • 22 – Piauí (PI)
  • 23 – Ceará (CE)
  • 24 – Rio Grande do Norte (RN)
  • 25 – Paraíba (PB)
  • 26 – Pernambuco (PE)
  • 27 – Alagoas (AL)
  • 28 – Sergipe (SE)
  • 29 – Bahia (BA)
  • 31 – Minas Gerais (MG)
  • 32 – Espírito Santo (ES)
  • 33 – Rio de Janeiro (RJ)
  • 35 – São Paulo (SP)
  • 41 – Paraná (PR)
  • 42 – Santa Catarina (SC)
  • 43 – Rio Grande do Sul (RS)
  • 50 – Mato Grosso do Sul (MS)
  • 51 – Mato Grosso (MT)
  • 52 – Goiás (GO)
  • 53 – Distrito Federal (DF)

Para que servem os códigos UF do IBGE?

Assim, com base nessa relação, fica mais fácil descobrir qual é o número oficial designado a cada estado. Essa informação é de grande relevância para variadas atividades, como o preenchimento de formulários e a emissão de notas fiscais, entre outras.

Conclusão

Em resumo, a terminologia “Unidade Federativa” (UF) é uma referência a uma das subdivisões político-administrativas do Brasil, que engloba os 26 estados e o Distrito Federal. 

Cada UF é identificada por um código único, geralmente composto por duas letras, e desempenha um papel crucial em diversas aplicações. Esses códigos fornecem a localização geográfica de cidades e regiões no país, sendo utilizados em documentos oficiais, endereços postais, preenchimento de formulários, emissão de notas fiscais e em diversas atividades do dia a dia. 

Assim, as UFs e seus códigos desempenham uma função fundamental na estrutura administrativa do Brasil, simplificando operações e comunicações em todo o território nacional.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossosrecursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse com a nossa equipe aqui!

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »