O que é Certificado SPB e porque ele torna as operações financeiras mais seguras

João Vallim

Conteúdo

O Certificado SPB é uma ferramenta que digitaliza operações financeiras e garante maior proteção para transações.

Logo, as entidades que atuam no meio financeiro têm se tornado adeptas do uso desse certificado. Isso porque com o avanço da tecnologia e da velocidade da informação, as operações financeiras passaram a exigir mais segurança.

Outro fator que contribui para o uso desse certificado por parte das organizações é que por vezes é necessário se comunicar com o Banco Central.  E essa comunicação precisa ser segura, afinal a autenticidade e o sigilo dos dados enviados é essencial.

Entenda no artigo de hoje o que é o Certificado SPB, seus benefícios e porque ele torna as operações financeiras mais seguras.

O que é Certificado SPB

É um certificado digital que permite que a identidade do servidor, seja de uma instituição financeira ou de uma fintech, tenha sua comunicação junto ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) validada. 

Assim, o Certificado SPB é utilizado para atuar em operações no Sistema de Pagamentos Brasileiro e torna a comunicação com o Banco Central mais segura. Além de ser uma forma de comprovar a autenticidade das informações para as partes envolvidas nas transações.

Benefícios do Certificado SPB

A criação desse certificado foi um meio de padronizar a assinatura digital de documentos utilizados em transações de instituições financeiras e fintechs autorizadas pelo BACEN.

Um dos benefícios de utilizá-lo é que a segurança promovida por esse documento possibilita o crescimento da digitalização de operações comerciais. 

Como funciona

Como a ideia do certificado é primordialmente a segurança nas operações, as suas configurações seguem alguns requisitos de padronização de assinatura eletrônica. Portanto, opera criptografando até 265 bits de dados a serem usados dentro do SPB, sendo compatível com servidores web que suportam o protocolo SSL.

Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)

É uma estrutura que torna integradas todas as operações que viabilizam transações financeiras eletrônicas entre os agentes econômicos no Brasil.

Sua finalidade principal são as transações financeiras, sejam em moeda nacional ou estrangeira. Podendo ser feitas por pessoa física ou jurídica processadas dentro da estrutura.

Como funciona o SPB

Sua estrutura é formada por algumas entidades consideradas relevantes. Alguns exemplos são: Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e a Câmara de Registro e Liquidação de Operações de Ativos BM&F.

Nesse sistema, o Certificado SPB é uma ferramenta de validação de dados que assegura a comunicação com o Bacen. Isso porque a criptografia das informações necessárias para as operações é permitida, fortalecendo a segurança e ajudando a manter o sigilo dos dados.

Importância do Certificado SPB para instituições financeiras

O certificado digital é indispensável quando se trata de acompanhar a velocidade crescente das transações digitais. 

O Certificado SPB é uma forma segura das operações financeiras acontecerem dentro do  Sistema de Pagamentos Brasileiro, tornando as instituições mais confiáveis.

Outro fator que influencia na importância desse certificado é o Open Finance. Uma vez que nesse sistema o compartilhamento de dados financeiros pode ser mediado por instituições financeiras distintas. Com o uso do certificado, essas transações de informações são mais fáceis e protegidas.

Para os usuários de transações digitais também há vantagens, tanto que com a digitalização de operações, o acesso a novos produtos e serviços é maior. 

E aí, percebeu a como o Certificado SPB pode ser de extrema relevância e como contribui diretamente para um melhor funcionamento de operações financeiras de forma segura?

Para saber mais, leia os artigos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Imagem da tela de um computador com alguns gráficos aparecendo
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: Receita Mensal Recorrente (MRR)

A Receita Recorrente Mensal (MRR) é uma métrica que permite avaliar o desempenho financeiro de uma empresa ao longo do mês. Através do seu cálculo, é possível identificar eventuais problemas, ter maior previsibilidade de faturamento e desenvolver um planejamento mais estratégico para o negócio.

Continuando nossa série sobre < a href="https://focusnfe.com.br/blog/metricas-saas/" target="_blank">Métricas SaaS, no artigo de hoje você vai entender a importância do MRR, quais são os tipos e como fazer os cálculos. Acompanhe!

Leia mais »
nota-tecnica-2024-002
Notas Técnicas
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2024.002: mudanças no leiaute de CT-e Simplificado

A Nota Técnica 2024.002 introduz uma novidade quando se trata do < a href="https://focusnfe.com.br/blog/cte/" target="_blan">Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Tal mudança visa otimizar e desburocratizar a emissão e a gestão do documento, com ênfase na agilidade e na praticidade para as empresas.

Mas a mudança mais importante trazida com a nota técnica é a criação do CT-e simplificado. Trata-se de uma versão enxuta do documento original, direcionada a operações de transporte menos complexas. Seu layout é mais conciso, exclui campos não essenciais e facilita o preenchimento das informações.

Para emissores, as principais vantagens são: menos tempo para emissão do documento e menor índice de erros. Para as empresas, por sua vez, há maior agilidade na conferência de dados e melhorar a comunicação entre documentos fiscais eletrônicos.

Leia mais »
NT 2023.002 - v1.00: Emissão de NFC-e para produtor rural pessoa física com IE
NFe
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2020.004: NF-e e DANFE Simplificado

A Nota Técnica 2020.004 trouxe atualizações essenciais para a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE). Com a padronização de campos obrigatórios e a proposta de destacar informações relevantes, essas mudanças visam tornar os processos mais eficientes e objetivos.

Essa evolução foi impulsionada pelo crescimento exponencial do comércio eletrônico. Com vendas realizadas cada vez mais fora de lojas físicas, como em marketplaces e pelo telemarketing, a simplificação dos processos fiscais tornou-se indispensável.

Nesse contexto, o DANFE Simplificado – Etiqueta foi introduzido como uma solução prática para otimizar a entrega de mercadorias e facilitar a rotina de empresas e transportadores.

Continue lendo e entenda melhor esta NT e o que propõe suas versões.

Leia mais »