O vencimento do Certificado Digital pode ocasionar diversos problemas e trazer transtornos para a empresa do seus clientes.
Vale lembrar que um Certificado Digital é de grande utilidade quando se abre um CNPJ. Essa ferramenta permite a assinatura online de documentos sem a necessidade do reconhecimento em cartório, além de contribuir na emissão de notas fiscais por facilitar transações e trazer segurança diante de fraudes digitais.
Com isso, muitos softwares houses passaram a adotar a indicação de Certificado Digital em seus processos de vendas ou a emitir a documentação para os que optam em ser agentes de registro.
Por toda a dinâmica, muitos gestores estão buscando soluções para os softwares que travam devido ao vencimento do Certificado Digital.
Acompanhe o artigo de hoje e confira 4 dicas para ajudar os seus clientes.
O software travou por causa do vencimento do Certificado Digital
O primeiro grande problema de quando o software house trava é: os clientes não estão atentos ao vencimento de seus certificados digitais.
O Certificado Digital tem validade pois são necessárias atualizações tanto relacionadas com os dados da empresa, como por questões de segurança e pela necessidade de implementação de novas tecnologias.
Esse documento tem um prazo de validade que varia de 1 a 3 anos conforme a categoria escolhida pelo cliente.
Assim, com o documento vencido alguns problemas podem surgir, tais como:
- Recusa de acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCac) da Receita Federal;
- Indisponibilidade na emissão de documentos fiscais;
- Atraso em processos legais;
- Impossibilidade de demissão de funcionários.
Mas como evitar o travamento do software do seu cliente pelo vencimento do certificado?
Confira 4 dicas a seguir.
Como evitar travamento do software do seu cliente
Como já falamos, é possível que o travamento se dê por conta do vencimento do certificado. Sendo assim, elencamos 4 dicas como o software house pode auxiliar o seu cliente nessas situações.
Orientação pelo suporte
Uma forma de evitar esses transtornos é orientar o cliente via suporte. Dessa forma, é possível notificar o cliente quando o certificado estiver próximo do vencimento de forma que ele evite o travamento de seu software.
Essa notificação, por exemplo, pode ser feita quando os clientes entram em contato por algum outro motivo e aproveita-se a oportunidade para lembrá-lo do vencimento de seu certificado.
Alerta sobre o vencimento
A renovação do Certificado Digital deve ser feita com 30 dias de antecedência em relação ao vencimento via Autoridade Certificadora (AC) credenciada à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Logo, uma possibilidade é emitir um alerta 90 dias antes do prazo de validade através de pop-ups dentro do próprio software. Assim, há tempo suficiente para evitar prejuízos.
Indicar a emissão de Certificado Digital
Outra possibilidade é seu software house indicar uma certificadora autorizada e fazer a mediação entre as duas partes.
Essa indicação pode correr em alguma parte mais específica do seu software, com a inserção de um link que direcione para a empresa parceira. Ou durante o envio do alerta com 90 dias de antecedência.
Ser uma software house indicadora de Certificado Digital
Assim como indicar a emissão, outra forma é dispor a opção de emitir ou agendar a emissão de certificados dos seus clientes dentro do seu software house.
Isso torna mais fácil gerar ou renovar os documentos antes do vencimento, facilita a contabilidade do seu cliente e ainda traz mais chances de fidelização ao entregar um serviço mais completo.
Vencimento do Certificado Digital: conclusão
A principal tarefa para evitar o travamento do software de seus clientes é auxiliá-lo em relação ao vencimento do certificado.
Dispor de estratégias que o façam ter melhor gestão deste documento evita dúvidas por parte do cliente em relação ao funcionamento dos seus serviços.
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