4 Vantagens de ter o Certificado Digital na sua Empresa

Ricardo Acras

Conteúdo

O uso de um certificado digital de empresa (também conhecido como eCNPJ) tornou-se muito comum em vários processos. Da emissão de notas fiscais eletrônicas aos processos de assinatura de contratos digitais, essa solução torna as rotinas administrativas e comerciais mais seguras e práticas.

Quer saber mais sobre o certificado digital de empresa? Como ele pode auxiliar o seu negócio a ter melhores resultados? Então, acompanhe os próximos tópicos!

O que é um certificado digital 

O certificado digital de empresa, ou eCNPJ, é um documento eletrônico protegido por mecanismos de segurança para que elas possam autenticar documentos como contratos virtuais. Em outras palavras, o certificado digital funciona como uma “identidade digital” para o negócio. O uso do recurso garante que um documento, página ou autenticação foi feito realmente pela empresa.

Para entender mais sobre o que é, como funciona e quais são os tipo de certificados que existe, você pode ler nosso outro post aqui.

Agora sim! Veja as principais vantagens que separamos para você e sua empresa

4 vantagens de um certificado digital de empresa

A adoção de um certificado digital de empresa pode ter muitas vantagens para o negócio. Confira algumas delas abaixo!

1. Assinar documentos eletronicamente

A possibilidade de assinar documentos digitalmente pode trazer uma série de benefícios para o negócio. A empresa conseguirá solucionar demandas rapidamente, sem grandes burocracias e, assim, atender a demandas de clientes (ou concretizar novas parcerias comerciais) com prazos menores.

A assinatura de um contrato, por exemplo, não precisará passar por um cartório para ganhar validade legal. Da mesma forma, se um vendedor consegue uma nova parceria, ele poderá concretizá-la na mesma hora. Assim, a companhia terá mais competitividade e capacidade de atingir as suas metas comerciais.

2. Ter informações acessíveis em vários sistemas e ambientes

O certificado digital de empresas também facilita a troca de dados entre vários sistemas. Com ele, as notas fiscais de um negócio poderão ser compartilhadas entre várias aplicações sem perderem a sua integridade. Por estarem autenticadas digitalmente, o seu uso será muito mais simples.

A troca de documentos entre setores também será mais prática. Como todos os profissionais terão a certeza da validade do documento, mesmo informações sigilosas serão enviadas e recebidas sem problemas.

3. Dar mais integridade para documentos fiscais

Os documentos fiscais fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. Contratos, notas fiscais e até mesmo e-mails com dados sigilosos são uma parte importante do fluxo de informações de um negócio. E, diante da sensibilidade de tais registros, é importante que a companhia saiba como mantê-los protegidos contra fraudes.

Com o certificado digital, o negócio não só tem uma forma de autenticar as suas informações digitais, mas também de dar validade legal a elas. Isso permite que a empresa possa digitalizar mais rotinas sem correr riscos, ganhando mobilidade, segurança e agilidade.

4. Economia de recursos

Por permitir que muitos processos sejam digitalizados, o certificado digital também auxilia o negócio a eliminar gastos. No cenário atual, de competição cada vez mais acirrada entre as empresas, isso deve ser visto como um fator crítico: conforme o negócio consegue eliminar parte dos seus custos operacionais, ele se torna mais competitivo e capaz de aplicar as suas verbas em novos investimentos estratégicos.

Os contratos, por exemplo, podem ser digitalizados sem perderem a sua validade legal. Assim, a companhia elimina parte das etapas para criar novas parcerias comerciais e deixa de gastar com a autenticação de documentos em cartórios. Ou seja, ela ganha agilidade e corta os gastos nessa área.

O mesmo vale para o gasto com papéis. Uma vez que menos rotinas necessitam de documentação física, a companhia torna-se mais sustentável e econômica e, como consequência, mais competitiva.

A importância de tornar os negócios mais ágeis

O certificado digital de empresas é um importante mecanismo de gestão de informações e otimização de processos que envolvam dados em meios eletrônicos. Por permitir que qualquer tipo de documento seja autenticado, o eCNPJ reduz burocracias, melhora o fluxo de trabalho e garante que a companhia possa executar rotinas com mais agilidade.

Incorporado a sistemas adinistrativos, o certificado digital de empresa amplia o nível de automatização das rotinas do negócio. Vários processos serão autenticados automaticamente, permitindo que a companhia solucione demandas no menor tempo possível e, assim, ganhe mais competitividade.

Por sinal, a automação pode ser aplicada a vários ambientes e rotinas, como é o caso do recebimento de notas fiscais. Veja no nosso blog como a gestão das NF da sua empresa pode ser otimizada com essa estratégia!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »