ERP para hospitais e clínicas: um nicho a ser explorado

João Vallim

Conteúdo

Um nicho que está bem aquecido para criação de sistemas de gestão é o da saúde. Por isso, vale a pena explorar a ideia de desenvolver um ERP para hospitais e clínicas.

Nesse artigo, vamos comentar sobre as principais necessidades desse mercado e levantar as funcionalidades básicas que um sistema dessa área pode oferecer.

Vamos lá?

Principais necessidades de gestão em hospitais e clínicas

Oferecer soluções de saúde eficientes é uma função essencial para a sociedade, sendo esse o principal objetivo das instituições de saúde.

Contudo, mesmo tendo acesso ao que há de melhor em técnicas e procedimentos da medicina, muitos hospitais e clínicas falham no aspecto de gestão.

Por isso, é válido aplicar a visão empresarial dentro dessas organizações. Seja público ou privado, um hospital é uma empresa, e como tal, precisa investir em boas práticas de gerenciamento.

Vamos ver alguns aspectos primordiais sobre isso que podem servir de base para o desenvolvimento de um sistema de gestão efetivo.

Melhoria no atendimento

Considerando que cuidar de pessoas é objetivo maior que os hospitais têm, existe um elemento de gestão que se sobressai: o atendimento. Atender bem os pacientes é uma necessidade que está sempre à tona. 

O primeiro passo para buscar novas formas de aprimorar o atendimento é entender como ele é feito. Ao desenvolver e aplicar formas de acompanhar esses detalhes, o hospital pode oferecer soluções cada vez melhores com o passar do tempo

Acompanhamento das mudanças de cenário

As mudanças pelas quais a sociedade passa impactam na forma como agimos. Essa é a razão pela qual o processo de gestão dos hospitais e clínicas deve sempre dar espaço à inovação. 

Assim como os profissionais de saúde acompanham as novidades para tratamentos e procedimentos médicos, os gestores de hospitais e clínicas precisam se atentar para mudanças no comportamento e nas tecnologias que podem influenciar na forma como o atendimento é feito.

Otimização dos recursos

Todos esses detalhes que falamos até agora dependem de recursos para que possam ser desenvolvidos.

Nesse sentido, um grande desafio das instituições de saúde é equilibrar as boas práticas de atendimento e a gestão de seus materiais e ferramentas. Dessa maneira, a necessidade em foco se torna a busca por economia sem perder qualidade.

Funções básicas de um ERP para hospitais e clínicas

Com essas necessidades básicas das instituições de saúde em mente, vamos agora para nossa lista de principais funções de um ERP para hospitais e clínicas.

Gestão do atendimento

Um sistema efetivo para gerenciar o atendimento deve providenciar o registro de toda a Jornada do paciente, desde a triagem até a alta. Isso inclui também o agendamento de consultas, bem como a confirmação das mesmas.

Além das etapas de atendimento pelas quais o  paciente passa, seus documentos também precisam estar registrados e seguros, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados. Aqui entram documentos pessoais, informações sobre o plano de saúde e o PEP (prontuário eletrônico do paciente).

É essencial a facilidade de acesso a essas informações por todos os colaboradores que possam precisar delas. Ou seja, tanto alguém da recepção como da enfermagem ou do setor cirúrgico deve poder acessar esses dados rápido e facilmente.

Gestão de recursos

Para garantir que as soluções de saúde sejam eficientes, é preciso que as instituições façam uma gestão adequada de seus recursos.

Um ERP para hospitais e clínicas precisa, portanto, permitir o registro e controle de estoques de materiais, contribuindo para uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

Dessa forma, é possível avaliar como acontece o consumo dos recursos para criar novos meios de otimizá-los, bem como evitar que faltem itens essenciais.

Gestão financeira

Hospitais e clínicas têm suas questões financeiras e obrigações fiscais, como a emissão de notas, a gestão de tributos e o pagamento dos colaboradores.

Um bom ERP para esse nicho pode oferecer a integração dos dados de pacientes e recursos também com as informações financeiras. 

Dessa forma, fica fácil para os colaboradores terem acesso ao status das finanças em qualquer área, ganhando tempo e otimizando processos.

Para essas funções financeiras, é possível utilizar APIs dentro do ERP. O Focus NFe, por exemplo, contribui para facilitar a emissão de Notas Fiscais, economizando tempo e dinheiro.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »