Novidades eSocial: quais os impactos paras as empresas de Software?

João Vallim

Conteúdo

Para os desenvolvedores é essencial estar a par das novidades eSocial, principalmente para os que trabalham com módulos fiscais.

O eSocial está em dia com o cronograma de implantação, portanto é preciso manter-se inteirado sobre os detalhes da atualização 2022 para atender as demandas de cada grupo.

Mas antes de entender as novidades, vejamos mais sobre o eSocial. Acompanhe!

O que é eSocial

Plataforma digital criada pelo governo federal, o eSocial é um sistema que unifica o envio das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das organizações. 

Com a integração das informações e dados fornecidos pelas empresas em relação aos seus colaboradores, o acompanhamento e a fiscalização por parte do governo são  facilitados.

Esse sistema já passou por diversas atualizações com o objetivo de integrar cada vez mais as informações. Um exemplo nesse sentido é a concentração de dados relacionados aos FGTS e INSS.

Dessa forma, o eSocial permite que as empresas enviem de uma só vez informações que anteriormente eram entregues separadamente via declarações eletrônicas, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e outros documentos.

Apesar de já concentrar alguns processos, a ideia é torná-lo um sistema unificado de folha de pagamento digital, facilitando para as empresas o acesso aos dados.

Classificação das empresas no eSocial 

Dentro do sistema eSocial, existe uma classificação das empresas, dependendo de suas características. As categorias são as seguintes:

  • Grupo 1: Empresas com faturamento superior a R$78 milhões
  • Grupo 2: Empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, exceto as optantes pelo Simples
  • Grupo 3, dividido em 2 subcategorias:
    • Pessoa Jurídica: ME e EPP optantes pelo Simples, MEI, entidades sem fins lucrativos
    • Pessoa física
  • Grupo 4: Órgãos públicos e organizações internacionais

É importante ter em mente essa classificação para entender as novidades que surgiram esse ano, como veremos a seguir.

Novidades eSocial 2022

Em janeiro deste ano, algumas empresas já tiveram que se adequar ao envio correto de dados pelo sistema.

A partir de agora, já será exigido para as empresas dos grupos 2 e 3 o envio das informações referentes aos eventos SST (S-2210, S-2220 e S-2240). Tal adequação foi solicitada a esses grupos por terem entrado na fase 4 do eSocial.

As empresas do grupo 4 iniciarão a fase 3 em Agosto de 2022. Nessa fase, deverão começar a enviar as informações recorrentes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299.

A partir dessa fase, o envio das folhas de pagamento de todo o mês de agosto de 2022 se torna obrigatório. As empresas do grupo 4 tem previsão de entrar na fase 4 em janeiro de 2023.

Eventos SST

Os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), estão diretamente ligados às novidades eSocial. Isso porque são meios de registro de acontecimentos relacionados às condições de trabalho, sejam situações extraordinárias ou corriqueiras.

Com o eSocial, os formulários de Certificado de Acidente de Trabalho (CAT) podem ser enviados de forma facilitada.

Dados INSS

Com o início da fase 4, o envio de dados para o INSS através do eSocial se torna obrigatório. A responsabilidade do envio é do empregador.

Para as empresas dos grupos 02 e 03, vale ressaltar que mesmo que apenas o S-2210 seja obrigatório, os eventos abarcados na nova fase são:

  • S- 2210 – CAT
  • S- 2220 – Monitoramento Saúde do Trabalhador
  • S- 2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos

Esses dados podem ser enviados de 3 modos: através do portal online do eSocial, por um WebService ou via empresa terceirizada que execute a operação. 

Perfil Profissiográfico Previdenciário

Outra novidade eSocial está ligada ao PPP ou Perfil Profissiográfico Previdenciário. Aqui, a ideia é implementar o envio do perfil via sistema em Janeiro de 2023.

Este documento é um histórico laboral do trabalhador e determina as condições necessárias para aposentadoria especial. 

O envio via eSocial será feito junto com o evento S-2220 e S-2240, que são os eventos que mostram as condições de trabalho relacionadas ao ambiente e a exposição a agentes nocivos.

Lembrando que fica a encargo do empregador desenvolver o PPP com base no LCAT.

Qual o impacto das novidades eSocial para as empresas de Software

As novidades eSocial interferem na dinâmica de tramitação de dados para várias empresas. Por consequência, isso afeta diretamente o trabalho dos desenvolvedores, uma vez que as atualizações são constantes e precisam se enquadrar em regras diferentes.

Ao considerar os diferentes grupos que os seus clientes se enquadram e qual fase elas estão, o ideal é buscar uma solução que traz otimização do tempo e te mantém sempre informado. 

Leia mais artigos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »