O que é SaaS, para que serve e quais são as vantagens?

João Vallim

Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso a softwares e soluções tecnológicas por meio da internet. Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados, uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras. Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje.

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Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso a softwares e soluções tecnológicas por meio da internet.

Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados, uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras.

Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje.

O que é um sistema SaaS?  

Trata-se de uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet como um serviço de assinatura. Isso faz com que a empresa não precise instalar, manter e atualizar hardwares e softwares, sendo necessário apenas conexão com a internet. 

Uma empresa disponibiliza o serviço e uma organização o utiliza por pagamentos mensais, trimestrais ou mesmo anuais. Ou seja, não é preciso gastar com a compra do software, nem com a aquisição de licença do mesmo.

A comercialização de SaaS é frequentemente acompanhada da oferta de serviços de atendimento ao cliente, mas as versões gratuitas possuem acessos limitados no que diz respeito à personalização, suporte, treinamento e manutenção. 

Qual é a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS?    

SaaS, PaaS e IaaS são todos modelos diferentes de comunicação em nuvem, cada um com funcionalidades distintas. Resumidamente, o SaaS é um modelo de armazenamento que dá acesso total dos dados aos clientes; no PaaS, a empresa contratante do serviço é responsável somente pela parte da aplicação; e o IaaS é um serviço de computação em nuvem marcado por recursos automatizados e escaláveis. 

A seguir, explicações sobre cada um deles.

SaaS (software como um serviço)

O SaaS fornece toda a pilha de aplicativos, oferecendo um aplicativo baseado em nuvem que os clientes podem acessar e usar. Os produtos SaaS são totalmente gerenciados pelo provedor de serviços e estão prontos para uso, incluindo todas as atualizações, correções de bugs e manutenção geral. 

A maioria dos apps SaaS é acessada diretamente por um navegador da web, o que significa que os clientes não precisam baixar nem instalar nada em seus dispositivos.

PaaS (Plataforma como serviço)

A plataforma como serviço, ou PaaS, fornece e gerencia todos os recursos de hardware e software para desenvolver aplicativos pela nuvem. Os desenvolvedores e as equipes de operações de TI podem usar PaaS para desenvolver, executar e gerenciar aplicativos sem precisar criar e manter a infraestrutura ou a plataforma por conta própria. 

Os clientes ainda necessitam escrever o código e gerenciar dados e aplicativos, mas o ambiente para criar e implantar apps é gerenciado e mantido pelo provedor de serviços em nuvem.

IaaS (Infraestrutura como serviço)

A IaaS oferece recursos de infraestrutura sob demanda às organizações por meio da nuvem, como computação, armazenamento, rede e virtualização. Os clientes não precisam gerenciar, manter ou atualizar a própria infraestrutura de data center, mas são responsáveis pelo sistema operacional, middleware, máquinas virtuais e quaisquer aplicativos ou dados.

Qual é a diferença entre empresas SaaS e software?    

Em geral, o SaaS oferece maior flexibilidade e mobilidade, já que pode ser usado somente via conexão de internet, isto é, é acessível de qualquer lugar e não restritos a um local físico específico, ao contrário dos softwares, que necessitam ser usados em local específico, por serem instalados em servidores locais ou computadores individuais. 

O desenvolvimento de software empresarial é uma forma de software projetada para atender às necessidades de uma organização em vez de atender às necessidades individuais de um usuário. É uma abordagem holística que tem como objetivo domínios e indústrias, especificamente pequenas e médias organizações individuais.

Primeiramente, é onde os dados são armazenados. Enquanto o software deve ser instalado em uma máquina que pertence à empresa contratante, no SaaS, os usuários podem manter o software em qualquer local, pois o acesso é feito pela nuvem. 

Ademais, uma empresa caracterizada como SaaS deve ter o software focado como serviço e deve ser acessado por um navegador web ou aplicativo desenvolvido para ser acessado por dispositivos móveis. 

Para que serve o SaaS?

Basicamente, para que os usuários possam se conectar e usar aplicativos baseados em nuvem pela internet e para facilitar o uso de programas de computador sem a necessidade de instalação ou manutenção.

Este modelo de serviço permite que as empresas tenham acesso a softwares eficazes que, outrora, não podiam acessar em ambientes com infraestrutura e com dados localizados nas dependências da empresa (on-premises), seja pelo preço alto, seja pelo alto consumo de energia. 

O provedor de SaaS gerencia o hardware, as ferramentas de software e a aplicação em seu próprio data center ou ambiente de nuvem. 

Mais adiante, traremos as vantagens de um serviço de software em sua empresa. 

Cenário do mercado SaaS    

Conforme levantamento da ABStartups, em 2019, o Brasil contava com mais de 12 mil empresas de tecnologia com crescimento em alta escala. Dessas organizações, a ABStartups concluiu que 44% enquadravam-se no modelo de SaaS

De acordo com uma pesquisa da Superlógica, a maioria das empresas SaaS brasileiras atende a pequenas e médias empresas (51,4% das marcas analisadas). 

Ou seja, a principal atuação das organizações SaaS no Brasil está centrada nas empresas B2B (Business to business). Apesar disso, dados da revista Exame mostram que somente 5% das mais de 6 milhões de empresas SaaS no Brasil utilizavam alguma solução SaaS.

Ou seja, há um mercado a ser conquistado, pois as pequenas e médias empresas vêm se digitalizando. De acordo com a reportagem citada, um levantamento do Google, feito em 2022, mostra que a procura por tecnologias SaaS teve um crescimento de 19% no buscador. 

A reportagem ainda ressalta que o Brasil deve seguir a mesma tendência dos mercados internacionais que estão mais consolidados com o modelo SaaS, sobretudo os emergentes. 

O CEO da Datahub, André Leão, declara que a Inteligência Artificial (IA) está vindo com as SaaS. Isto é, se antigamente as soluções SaaS entregavam o serviço, que dependiam de pessoas do outro lado da linha para tomar decisões, agora, a IA faz com que as plataformas ofereçam a tomada de decisão além do serviço. Segundo Leão, isso deve escalar ainda mais o mercado. 

Como criar um SaaS?   

Aqui, um rápido manual para criar um serviço de software. Mas, em geral, o ideal é saber se as ideias para a construção do app são viáveis antes de partir para o desenvolvimento de um aplicativo SaaS. Após isso, faça manutenções de software para resolver eventuais falhas e melhorar o desenvolvimento do sistema. 

A seguir, trazemos um guia detalhado para você que deseja criar o seu próprio serviço SaaS.

Foto: Syndicode 

  1. Pesquisa e análise de mercado

A pesquisa de mercado serve para validar a sua ideia e garantir que você crie algo que atenda a necessidades reais e tenha potencial de mercado. 

Por isso, algumas dicas-chave para validar o que idealizou são:

  • Pesquisa de mercado: Pesquise a demanda de seu setor para avaliar a demanda por produtos semelhantes e identificação de concorrentes. Neste sentido, procure por lacunas ou áreas no mercado que seu produto SaaS possa cobrir;
  • Conheça seu público-alvo: A quem o seu produto vai atender? Saiba as dores dessas pessoas, necessidades e preferências. Se possível, faça entrevistas e pesquisas para ter certeza se o que pretende resolver com seu produto é verdadeiramente um ponto de dor;
  • Avalie os produtos existentes no mercado e saiba seus pontos fortes e fracos. Isso deve ajudar você a definir sua proposta de valor exclusiva (UVP, em inglês) e criar estratégia para um produto SaaS que interrompa seu domínio específico. 

Após isso, comece a moldar o seu conceito de produto e pense nos seguintes componentes: declaração do problema e como o que está sendo criado o resolve, proposta de valor que contenha os benefícios exclusivos do seu produto SaaS e descrição do mercado-alvo, com detalhes demográficos de seu público, além de outras informações relevantes como cargos e indústrias. 

  1. Priorização de recursos

Esta etapa é quando se determina a importância na qual diferentes recursos ou funcionalidades devem ser implementadas, melhoradas ou apresentadas aos usuários em um produto, ou serviço. 

Para isso, procure realizar:

  • Identificar seus objetivos de negócios;
  • Identificar as necessidades dos usuários;
  • Escrever declarações de oportunidade;
  • Brainstorm feature ideias;
  • Priorize as características.

Para priorizar recursos de forma eficaz, considere as necessidades do cliente, o impacto na proposta de valor principal e a viabilidade. Liste os recursos que deseja incluir em seu produto e, após isso, use um modelo como MoSCoW, RICE ou Kano para identificar recursos críticos e de desempenho.

A funcionalidade essencial de seu aplicativo SaaS depende do que está sendo desenvolvido. Mas, em geral, existem recursos comuns, como:

  • Autenticação do usuário;
  • Segurança de dados (políticas de senha ou controles de acesso, por exemplo);
  • Interface de usuário intuitiva (gestos móveis, entre outros exemplos);
  • Suporte ao cliente (elementos como base de conhecimento, chatbots, mensagens no aplicativo, entre outros);

Priorize a entrega da funcionalidade principal para criar a versão 1.0 de seu produto. Isso permite que você viabilize a sua ideia de negócio e saiba como criar seu app SaaS de forma eficiente e econômica. 

  1. Selecione um plano de monetização 

Basicamente, esta etapa tem a ver com desenvolver um modelo de receita que faça o seu app SaaS gerar uma renda estável. Além disso, caso queira criar um aplicativo que o ajude a expandir seus negócios, leve duas métricas SaaS em consideração: o custo de aquisição do cliente (CAC) e o valor da vida útil ao cliente (CLV).

Para expandir seu negócio, o CLV deve ser maior que o CAC. Isso porque o valor total que um cliente gera para a empresa ao longo do tempo é maior do que o custo de adquiri-lo.

Com preços adequados, o CAC se reduz devido a um melhor posicionamento da empresa, indicando que o negócio é sustentável a longo prazo e que está ganhando mais do que gastando para adquirir clientes. 

Ainda neste texto, traremos alguns modelos de cobrança para Saas e que você pode usar para seu produto. 

  1. Escolha as tecnologias certas

Essa escolha é fundamental para descobrir como construir um produto SaaS que possa lidar com o número crescente de usuários simultâneos.

Estas tecnologias são frequentemente usadas no desenvolvimento de produtos SaaS:

  • Back-end: incluem linguagens de programação, frameworks, bibliotecas e outras ferramentas necessárias para criar o lado do servidor de um aplicativo SaaS. Para um desenvolvimento confiável de SaaS, recomenda-se Node.js, Django ou Ruby on Rails
  • Front-end: refere-se a botões, menus, links, gráficos e outros elementos da página com os quais os usuários interagem. Alguns exemplos são Angular.js, React.js e Vue.js, ferramentas do ecossistema JavaScript no desenvolvimento de aplicativos SaaS;
  • Bases de dados: Alguns exemplos são PostgreSQL, mas também podem incluir MySQL e Redis, um armazenamento de dados na memória. 
  • Hospedagem e infraestrutura: sobre isso, citamos o Amazon Web Services (AWS), mas outras opções são a Digital Ocean, Azure, Heroku e GCP. Estas tecnologias propiciam que desenvolvedores implantem aplicativos de software como serviços executados simultaneamente em muitos dispositivos.
  1. Criar um roteiro de produto

Um roteiro de produto lhe fornecerá a orientação correta para garantir o alinhamento com a sua visão de negócio e as necessidades de seu usuário. 

Sendo assim:

  • Defina marcos para o desenvolvimento de aplicativos SaaS, incluindo a data de lançamento do Produto Mínimo Viável (MVP) e versões subsequentes. Determine os prazos para cada um desses marcos, considerando a complexidade das tarefas, a disponibilidade de recursos e as dependências entre os marcos; 
  • Identifique as principais fases, que geralmente incluem ideação, desenvolvimento de MVP, testes beta, aprimoramento de recursos, melhorias de escalabilidade e manutenção contínua;
  • Visualize o modelo de roteiro, com a linha do tempo e os principais marcos. Algumas sugestões são utilizar gráficos de Gantt, planilhas ou software de roteiro especializado;
  • Vá além do MVP e descreva os lançamentos e iterações subsequentes a essa etapa e especifique quais recursos e aprimoramentos estarão presentes em cada versão. 
  1. Desenvolva um plano de negócio 

Ter um plano bem estruturado ajuda você a tomar decisões de negócios informadas e comunicar sua visão às partes interessadas. Esse plano deve apresentar os seguintes pontos:

  • Resumo executivo com visão geral do seu negócio SaaS, incluindo seu produto, mercado-alvo, proposta de valor e objetivos financeiros;
  • Descrição da empresa, com missão, visão e valores e por que está focado em ter sucesso no mercado de SaaS;
  • Pesquisa de mercado com insights sobre tendências do setor, análise de concorrentes e necessidades e preferências sobre seu público-alvo;
  • Descrição do produto, com suas características únicas e como ele aborda pontos problemáticos específicos, ao mesmo tempo que oferece valor aos usuários;
  • Estratégia de vendas e marketing, com detalhes sobre aquisição de clientes, geração de leads, marketing de conteúdo, SEO, publicidade paga e canais de vendas;
  • Roteiro de desenvolvimento de produtos, com uma explicação do que você planeja criar um app SaaS e evoluí-lo ao longo do tempo;
  • Projeções financeiras, com estimativas de rentabilidade e requisitos de financiamento, além de como deseja usar os fundos para expandir o seu negócio;
  • Membros da equipe, seus papéis, qualificações e experiências. Sobre este tópico, explicaremos a seguir;
  • Marcos e Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) que ajudem a acompanhar o progresso de seu negócio. Alguns exemplos são metas de aquisição de usuários, metas de receita e taxas de rotatividade;
  • Análise de risco e mitigação com planos de contingência.
  1. Escolha uma equipe de desenvolvimento SaaS eficiente 

A contratação de uma equipe para desenvolver um aplicativo SaaS requer muito cuidado, pois é ela que irá tirar o produto do papel. Há três opções disponíveis neste sentido.

  • Contratação de freelancers: esta é uma alternativa viável caso a preocupação seja criar um produto SaaS de maneira mais econômica, apesar de algumas preocupações de confiabilidade, pois a qualidade do serviço pode variar e pode ser necessário gastar tempo (e consequentemente dinheiro) em revisões;
  • Equipe de desenvolvimento interna: esta opção oferece controle total sobre o processo de desenvolvimento SaaS. Manter uma equipe interna, porém, pode custar caro devido a despesas como licenciamento de hardware, software, impostos, salários e compensação;
  • Terceirizar o projeto para uma empresa de desenvolvimento de software: Essa opção pode ajudar a evitar algumas das despesas mencionadas anteriormente. A equipe é dedicada ao desenvolvimento do produto SaaS tende a ser altamente qualificada e garantem que a solução de nuvem siga aos padrões do setor e adaptada às necessidades de negócios. 
  1. Construa seu produto SaaS 

A etapa final é composta pelo desenvolvimento SaaS, comumente dividido nas seguintes etapas:

  • Sessão de descoberta, quando seu parceiro de desenvolvimento se familiariza com seu projeto e negócios. Isso é importante para a definição de escopo do projeto e estimativas precisas de tempo e custo;
  • O design UX/UI, que envolve a criação de wireframes e protótipos clicáveis para reduzir o seu produto;
  • O desenvolvimento de fato, que é a escrita do código real de uma aplicação. A equipe de desenvolvimento SaaS pode abordá-lo, mas o Agile é recomendado em projetos de inicialização;
  • Garantia de qualidade, necessária para que cada recurso funcione como deveria e que o sistema não tenha bugs ou falhas;
  • Processos de implementação e de lançamento que tornam a solução acessível para motores de busca e para que usuários reais procurem seus serviços.

Depois que o produto estiver ativo, configure o monitoramento de desempenho e aborde prontamente bugs e problemas. Colete o feedback dos usuários de forma proativa por meio de pesquisas, interações de suporte ao cliente e análises de usuários, de forma a direcionar seus aprimoramentos futuros. 

Vantagens e desafios de criar um SaaS  

Como principais vantagens de criar um SaaS estão incluídas a redução ou eliminação do custo de aquisição de licença, além da redução de custo e da necessidade de adquirir servidores e uma infraestrutura de TI ou um data center para dar suporte ao sistema, já que ele é acessado remotamente. 

A seguir explicamos com detalhes.

Vantagens

Um dos grandes diferenciais do modelo SaaS é a possibilidade de acessar aplicações SaaS de qualquer lugar e dispositivo. A flexibilidade é grande, pois as empresas podem permitir que seus funcionários trabalhem de qualquer local do mundo e o acesso aos arquivos podem ser feitos onde estiverem.

Outro ponto é que é bem comum que a maioria dos usuários recorra a vários dispositivos e os substitua por novos. Neste caso, não é preciso reinstalar aplicações SaaS ou adquirir novas licenças.

Sobre as aplicações, vale dizer que as aplicações corrigem e atualizam a aplicação continuamente. Aplicativos SaaS também são escaláveis e lidam com a ampliação da aplicação, como a adição de mais espaço no banco de dados ou aumento da capacidade de computação conforme a demanda. 

Como desafios, podemos citar itens relacionados à segurança e ao controle de acesso aos aplicativos SaaS, que precisam ser mais fortes.

Desafios

A verificação da identidade do usuário e o controle dos níveis de acesso tornam-se muito importantes em aplicativos SaaS, pois, com eles, os ativos organizacionais não são mais mantidos em uma rede externa. O acesso do usuário é baseado na identidade do mesmo. Por isso, a verificação de identidade deve ser forte, já que a entrada no aplicativo é baseada em ter as credenciais de login corretas.

Além disso, empresas podem se tornar muito dependentes dos provedores de aplicativos SaaS. É caro e leva tempo para migrar para um novo aplicativo se o banco de dados da organização estiver armazenado em um aplicativo antigo. 

A proteção de dados das aplicações SaaS sai da responsabilidade das equipes internas de TI e passa a ser dos provedores externos de SaaS. Isso não chega a ser uma desvantagem, porque os grandes provedores de nuvem, em geral, possuem mais recursos para implementar uma segurança forte. 

No entanto, isso pode ser difícil se uma grande empresa trabalha com normas rígidas de segurança. Em alguns casos, as organizações não serão capazes de avaliar a segurança de suas próprias aplicações – por exemplo, realizando testes de penetração. Por fim, elas devem aceitar a palavra do provedor de SaaS externo de que a aplicação é segura. 

Modelos de cobrança para SaaS    

Os principais modelos de cobrança e/ou faturamento para SaaS variam entre preços fixos, escalonados, além de modelos híbridos, entre outros, como explicamos a seguir.

Preço fixo

Este modelo tem um preço fixo único para todos os recursos e todos os tipos de uso. Para os clientes, pode ser previsível, mas pode não ser adequado às empresas com padrões de uso variados.

Preços escalonados

Esse modelo de cobrança tem vários níveis com recursos e tipos de uso diferentes, com preços variados. Os consumidores podem escolher o plano que melhor se adapta às necessidades e ao orçamento deles. 

Preço por usuário 

Este modelo tem seu preço baseado no número de usuários que acessam o software e é um modelo popular para ferramentas de colaboração e comunicação.

Preços baseados em uso

O preço é definido com base no uso real do software, seja pela utilização do espaço de armazenamento, largura de banda ou pelo número de transações. Esse modelo alinha custos com o uso e é considerado para empresas com necessidades flutuantes. 

Modelo freemium 

Modelo básico com um plano gratuito com recursos limitados e upgrades pagos para recursos adicionais. É considerado eficiente para atrair novos usuários e fazer upsell (vender a mais, em tradução livre) para planos premium.

Modelo de pagamento por consumo

É permitido ao usuário pagar somente pelos recursos que consumiu, normalmente por hora ou por uso. Este modelo é comum em serviços de computação por nuvem, no qual os recursos podem aumentar ou reduzir conforme a demanda. 

Modelos híbridos

Combinação de alguns dos modelos supracitados, visando o aumento de faturamento e atender uma variedade maior de clientes. Por exemplo, uma empresa pode ter um modelo de preços por usuários com complementos baseados em uso para recursos específicos. 

Quais são os benefícios do SaaS?

O Saas tem benefícios para os negócios tanto para empresas como para os seus clientes. Alguns exemplos são os custos reduzidos, praticidade no acesso, entre outros que citamos a seguir. 

Custo reduzido

Como o SaaS é um serviço que não precisa pagar licença para ser adquirido, os custos são reduzidos, de forma que o pagamento gira apenas em torno do que realmente foi utilizado pelo usuário. 

Outro ponto é que os valores dos serviços são pré-estabelecidos, permitindo prever custos e manter um planejamento financeiro.

Infraestrutura simplificada

O sistema fica hospedado no servidor das empresas provedoras, por isso a infraestrutura é mais simples. Isso dispensa o investimento em servidores, manutenção e equipes especializadas.

Logo, os cuidados com backups, atualizações, hardwares entre outros detalhes, ficam por conta do provedor.

Acessibilidade e praticidade

Por estar disponível online, os aplicativos podem ser acessados facilmente por qualquer dispositivo que tenha conectividade com a internet a hora que quiser e em qualquer lugar.

Também é muito acessível quanto ao seu uso, já que pode ser iniciada de forma muito rápida, sem precisar instalar ou configurar bastando apenas entrar na computação em nuvem.

Upgrade prático

Como a responsabilidade por gerenciar atualizações é do provedor, o SaaS não requer qualquer download ou instalação de aplicativos, já que os upgrades são feitos diretamente na nuvem. 

Também é importante ressaltar que não é preciso mudar ou adicionar hardwares, softwares ou outros itens de conexão conforme o aumento da base de usuários. 

Integração simplificada

O SaaS dispõe continuamente os requisitos conforme as necessidades dos negócios e demanda de seus clientes. Além disso, permite a personalização para que empresas atendam as necessidades específicas de seus clientes e a integração através de APIs.

Quais são as limitações de contratar um SaaS?   

Como em qualquer modelo de negócio, nem tudo são flores quando se fala de SaaS. A principal delas é a conexão de internet e do servidor do fornecedor. Por isso, é necessário prezar pela escolha de uma empresa com credibilidade no mercado de TI. 

Além disso, há questões como a segurança dos dados e do tempo de implementação do sistema, que estão em jogo. A seguir, elencamos as desvantagens do sistema SaaS. 

Dependência dos servidores

Um SaaS, para funcionar corretamente, depende do cloud computing (servidor em nuvem) para se manter disponível. Ou seja, se um servidor remoto falhar, a operação cai também. 

Vulnerabilidade dos dados

Segurança é um assunto muito sério para qualquer empresa. No caso de SaaS, dependendo do servidor, podem ser encontradas vulnerabilidades dos dados, colocando a segurança de seus dados em risco.

Vale lembrar que armazenar dados confidenciais em servidores externos aumenta o risco de violações e ataques cibernéticos. Logo, é fundamental que o provedor esteja conforme as regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Ademais, é fundamental escolher um provedor de SaaS que invista maciçamente em segurança, com proteção forte contra ameaças cibernéticas. 

Implementação e migração do sistema 

Implementar um sistema SaaS pode ser um pouco complicado, pois a implementação leva tempo, principalmente se a migração for de um sistema para outro, devido à abundância de informações

Se o sistema for complexo, além de demorar mais, será necessário um treinamento extensivo para que a equipe saiba interpretar dados, por exemplo. 

Caso a implementação de um sistema SaaS for do zero, o processo tende a ser mais rápido. 

Controle limitado

Como o software fica sob o controle da empresa desenvolvedora, a empresa tende a ter um controle limitado sobre as funcionalidades do mesmo. Isso pode ser um problema para empresas com operações muito específicas, afinal, há menos flexibilidade de personalização em soluções Saas, se comparado com softwares instalados localmente. 

Como usar o SaaS para melhorar os resultados da sua empresa? 

Para melhorar os resultados da sua organização por meio de ferramentas SaaS, é necessária a combinação de fatores, como o tipo de software que mais se adequa ao seu negócio, além de escolher ferramentas que integrem com outros sistemas e façam análise e relatórios, entre outras dicas que daremos a seguir.     

Escolha as ferramentas certas

A partir da avaliação das necessidades da sua empresa, escolha as ferramentas SaaS que mais tem a ver com ela. Por exemplo, você precisa desenvolver a parte de suporte, mas quer um framework pré-pronto? 

Ou então você deseja acompanhar as métricas contábeis do seu SaaS e não tem muita experiência na área? Pense nisso para escolher uma ferramenta que aumente seus resultados. 

Planejamento é fundamental 

Faça um planejamento detalhado quanto a metas, cronograma e responsabilidades.

Lembra do que falamos sobre treinamento de equipe mais acima? Apesar de isto ser um desafio, isto pode também se tornar um trunfo para o crescimento empresarial. Com uma equipe que domina as ferramentas SaaS, será possível extrair mais insights em tempo real, gerenciar projetos com mais eficiência e tomar decisões mais sábias, baseadas em dados. 

Escolha ferramentas que façam integração com outros sistemas 

Muitas ferramentas SaaS oferecem APIs e integrações fáceis com outros sistemas já utilizados pela sua empresa, melhorando o fluxo de trabalho e a coleta de dados. 

Faça uso de análise e relatórios

Muitos SaaS vêm com ferramentas de análise e relatórios incorporadas, o que ajuda a monitorar o desempenho, identificar tendências e tomar decisões informadas. 

Priorize ferramentas que aumentam a produtividade

Determinadas ferramentas SaaS, como CRM e ERP automatizam tarefas repetitivas, além de facilitarem a colaboração online, trazendo mais eficiência, desempenho e organização para os times internos.

Foque na melhora da experiência do cliente

Ferramentas como os softwares de atendimento ao cliente ajudam a reduzir o tempo de resposta ao consumidor, melhoram a satisfação do mesmo, colaborando para mais lucro. 

Outro ponto é que a personalização em tempo real em produtos SaaS, isto é, a recomendação de conteúdos e experiências personalizadas ao cliente, podendo ser utilizado em diferentes campos e setores, com suas aplicações específicas. 

Como resultado, são esperadas altas taxas de conversão e retenção, aumento do engajamento e fidelidade do cliente e maior retorno sobre o investimento. 

Exemplos de SaaS

Existem muitas empresas SaaS no mercado, e seria impossível listar todas neste artigo, pois são inúmeras e, em áreas diversas, como Zendesk, Hubspot, Salesforce, entre outras. No entanto, trazemos três exemplos emblemáticos de empresas SaaS, muito utilizadas no mercado e presente na vida da maioria das pessoas atualmente. Confira abaixo.

Adobe

A empresa que possui softwares desenvolvidos para a área de criação como Photoshop, Illustrator, Indesign, entre outros, passou a disponibilizar seus programas em nuvem. 

Logo, os usuários pagam apenas uma mensalidade única para acessar a ampla variedade de softwares da empresa através da Adobe Creative Cloud.

Zoom

Plataforma de reuniões e videoconferências online, o Zoom funciona pelo navegador. Com a pandemia a empresa teve um aumento no número de usuários conforme a demanda do home office.  

Logo, passou a investir mais em infraestrutura e segurança para seu SaaS.

Resultados Digitais

A RD Station ou Resultados Digitais, é uma empresa de CRM que contribui para automatização do marketing digital das empresas. 

Com mais de 13 mil clientes atendidos, a RD usa o SaaS como base para os serviços de sua plataforma que vão de e-mail marketing à produção e publicação de conteúdos.

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João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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