Saiba a importância do atendimento ao cliente

João Vallim

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Muitas empresas deixam de lado a importância do atendimento ao cliente. O famoso SAC por vezes é visto em segundo plano, sem ter uma atenção especial.

Estudos sobre marketing tem mostrado o quanto o atendimento é importante. Isso acontece pois contribui tanto para a experiência do cliente quanto para a organização.

Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre essa questão, especialmente sobre como implementar um SAC eficiente.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o porquê se deve investir no atendimento ao cliente, conhecendo alguns detalhes sobre esse assunto.

Vamos lá?

A importância do atendimento ao cliente

Tudo o que traz benefícios para as duas partes (consumidor e empresa) precisa ser levado a sério. Esse é o caso do atendimento ao cliente.

Quando se presta um bom serviço nessa área, as possibilidades de fortalecimento e crescimento da marca se expandem.

É por meio do atendimento que o relacionamento com a marca se estabelece. E como todo relacionamento, pode ser bom ou ruim, dependendo da atenção que se dá a ele.

Atendimento é um assunto delicado

O atendimento exige muita atenção, pois é aqui que a sua marca pode conquistar e manter esse consumidor a longo prazo, ou então perdê-lo para sempre.

Além disso, na grande maioria das vezes, o SAC é acionado para resolver problemas. Isso faz com que seja necessário ser muito cuidadoso, já que o cliente não vai estar em seu melhor humor.

Por isso, quando uma empresa está estruturando seu atendimento, é preciso ir além. Mais do que simplesmente resolver questões problemáticas, é importante entregar todo o valor possível a esse consumidor enquanto é atendido.

3 fatos sobre a importância do atendimento ao cliente

O atendimento pode gerar novos negócios, fidelizar clientes e fortalecer a marca. Vamos conhecer alguns fatos sobre isso.

O atendimento é um diferencial competitivo

A forma como uma empresa presta atendimento é um dos critérios de decisão do consumidor na hora de fazer sua escolha.

Não é à toa que um dos sites mais visitados antes de se adquirir um produto ou serviço é o Reclame Aqui. Essa e outras plataformas ajudam o cliente a reconhecer a reputação da marca, especialmente em relação ao atendimento.

Por isso, investir no atendimento pode fazer com que a sua marca se destaque perante a concorrência.

Gera valor para o consumidor

Quando falamos em gerar valor, estamos falando sobre a relação de custos e benefícios que envolvem uma transação.

Ter dificuldades com o atendimento custa muito ao cliente. Custa seu tempo, seu psicológico e por vezes até seu dinheiro, quando sai no prejuízo.

Por isso, a estratégia aqui é oferecer um serviço de atendimento que reduza esses custos e forneça mais vantagens. Assim, haverá mais chances de garantir a satisfação do cliente.

Contribui para criar promotores da marca

Um cliente bem atendido é um cliente feliz. Clientes felizes contam para todos o motivo de sua felicidade, tornando-se um promotor de marca, o que pode gerar nossos negócios.

Esse fator é tão importante que existe até uma métrica para mensurar os promotores. É o chamado NPS (net promoter score).

Para medir isso, é preciso solicitar que o cliente avalie o atendimento numa escala de 1 a 10. Notas 9 e 10 representam um promotor, 7 e 8 são clientes indiferentes e de 6 para baixo são os detratores.

Conclusão

A importância do atendimento ao cliente reside nas consequências que esse serviço pode promover para a empresa e para o consumidor.

É um serviço primordial e que cada vez mais tem se mostrado necessário criar soluções mais efetivas.

Veja mais artigos sobre SaaS e Documentos Fiscais no nosso blog.

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João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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