Quase dois anos após o início da pandemia de covid-19, muitas mudanças aconteceram. Mas como essa situação se refletiu nas tendências?
Uma tendência de mercado se refere a mudanças que serão consolidadas no longo prazo, mas que já começam a dar sinais de sua existência.
Ao contrário de modas mercadológicas, que vem e vão rapidamente, as tendências têm a ver com um movimento de evolução e crescimento que perdura.
No artigo de hoje, vamos analisar o cenário atual e conhecer algumas das tendências para o mercado de Software as a Service para os próximos anos.
Boa leitura!
Cenário atual
Para se ajustar às mudanças que decorreram da pandemia, as organizações precisaram mudar suas equipes, processos e sistemas.
Os times ficaram reduzidos, a automação aumentou e o home office nunca foi tão comum. Como o SaaS tem potencial de escalabilidade, essas mudanças contribuíram ainda mais com o modelo.
Nesse contexto, houve um aumento considerável na adoção de sistemas SaaS pelas organizações. Afinal, para gerenciar todas essas questões, ainda mais à distância, a necessidade de digitalizar os processos tornou-se prioridade.
Como o fim da pandemia ainda não tem data marcada, esse modelo de gestão deve se manter por um tempo. Mas especialistas apontam que, mesmo quando o surto da doença finalmente for controlado, muitas das práticas adotadas nesse período continuarão em uso.
3 principais tendências em SaaS
Annie Pearl, CPO do sistema de agendamentos Calendly, destaca três indicadores de tendências que envolvem a adoção de SaaS nas organizações. Confira a seguir.
1. Maior colaboração entre desenvolvedores e usuários finais
Com a popularização do uso de sistemas SaaS, o orçamento dedicado ao desenvolvimento subiu consideravelmente. Assim, tem se tornado mais viável investir em soluções cada vez mais alinhadas com as necessidades de quem usa o sistema.
Por exemplo: uma das demandas principais das organizações hoje é a gestão otimizada dos processos, com foco em produtividade. Assim, muitos produtos SaaS atendem esse nicho e tem a possibilidade de aprimorar ainda mais os serviços que oferecem.
Isso tem sido feito por meio da metodologia Product-Led Growth, que depende de uma troca direta e ativa do desenvolvedor com o usuário final. Por isso, essa é uma tendência que tem se fortalecido.
2. Liderança que promove flexibilidade e cooperação
A descentralização física das equipes de trabalho é outro elemento que tende a se manter como padrão por muito tempo.
Segundo uma pesquisa da Gartner’s Digital Worker Experience, apenas uma em cada quatro reuniões organizacionais deverão ser feitas presencialmente nos próximos 3 anos.
Isso traz grandes desafios para a liderança, que precisa buscar formas de manter o engajamento e a qualidade dos processos, independente da distância.
Seja no modelo remoto ou híbrido, será necessário que os líderes tenham como meta incentivar a cooperação e a flexibilidade. Isso inclui dar todo o apoio necessário para que o trabalho seja desenvolvido com segurança e com qualidade de vida para o colaborador.
3. Adoção cada vez maior de inteligência artificial
Para potencializar a produtividade, a automatização tem sido vista como aliada. É aqui que entra a expansão da inteligência artificial (IA).
Essa tendência acompanha o fato de que os processos hoje precisam ser cada vez mais rápidos, mas sem perder a qualidade. Portanto, sistemas que promovam a personalização da experiência do usuário final serão bem-vindos.
A IA é voltada especialmente para esses casos, já que tem a possibilidade de “aprender” com o uso contínuo e direcionar as ações práticas. Isso vai ser útil nos SaaS tanto para usuários finais dentro das empresas, como para consumidores de produtos e serviços.
Tendências em SaaS
As tendências que vimos aqui estão diretamente relacionadas com as mudanças observadas nos hábitos de trabalho e consumo que têm sido observados.
É evidente que tudo isso continuará em evolução e muita coisa pode acontecer. Por conta disso, é importante estar sempre atento às pequenas mudanças no hoje que podem trazer grandes transformações no futuro.
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