O modelo de software como serviço (Software as a Service – SaaS) é cada vez mais comum. Trata-se de uma tecnologia que permite acesso remoto e navegação em nuvem por meio de assinatura. Isso traz praticidade para os usuários e bons resultados para os desenvolvedores.
Entretanto, têm surgido muitas organizações quem vendem SaaS no mercado — o que amplia a concorrência. Nesse cenário, é comum que haja ansiedade inicial, que leva muitos empreendedores a cometerem falhas no processo. Por isso, é preciso saber como fazer sua empresa crescer e se destacar.
Quer ver formas de impulsionar o negócio e exemplos de empresas que vendem SaaS e cresceram no mercado? Continue a leitura!
Dicas de como fazer a empresa crescer
Não basta, hoje em dia, ter um produto bom. A competição é acirrada e sobressair-se é primordial. As dificuldades diárias no trabalho também são muitas: é preciso manter os clientes atuais, conquistar novos, lidar com um volume alto de demandas e ainda ter tempo para tudo. Confira, a seguir, como agir!
Tenha equipes qualificadas
As competências dos trabalhadores são essenciais. Elas influenciam as ações individuais e, quando somadas, elevam o desempenho da organização. Então, é importante levar a sério o processo de recrutamento e seleção, assim como o treinamento quando forem constatadas deficiências na execução das tarefas.
Quebre barreiras na comunicação
A comunicação pode ser prejudicada em empresas que têm muitos funcionários e departamentos. Nesse caso, os feedbacks chegam enviesados, as metas gerais não são compartilhadas e as dificuldades não são percebidas por todos. Para evitar gargalos nos processos, as mensagens devem ser claras, fluidas e de fácil acesso.
Integre os setores
O foco do negócio é ter sucesso nas vendas, não é mesmo? Para que isso aconteça, os departamentos, em vez de olhar apenas para si mesmos, precisam enxergar o produto final. Em vez de haver disputas entre os setores, é essencial que haja sinergia, colaboração e visão sistêmica.
Diversifique os modelos de marketing e de vendas
Vendas demandam testes e comparações: só assim é possível fazer o marketing enaltecer as características do produto de modo a convencer o consumidor. Então, os modelos self-service, transacional e enterprise, assim como as estratégias de propaganda, deve ser analisados em testes A/B.
Exemplos de empresas que cresceram no modelo SaaS
Apresentamos, a seguir, três companhias que cresceram no mercado de SaaS. Confira!
1. Survey Monkey
A Survey Monkey é a maior empresa do segmento de enquetes e pesquisas. A solução, que ajuda outras companhias na previsão de tendências, tem mais de 30 milhões de clientes pagantes no mundo. No Brasil, nacionalizou a operação em 2015: por isso, cobra na moeda do país e emite notas fiscais.
2. Salesforce
Seu software de gestão de relacionamento com o consumidor (Customer Relationship Management – CRM) ajuda as marcas a melhorarem sua relação com o cliente. Fundada em 1999, a empresa hoje está em mais de 23 países, inclusive no Brasil. Tem, em sua carteira de clientes, de pequenas e médias empresas (PMEs) a multinacionais.
3. Intelliflo
Desde 2004, oferece um serviço de suporte ao mercado financeiro. Quando mudou sua estratégia de outbound para inbound marketing, alcançou mais leads. A tática inbound requer integração entre os departamentos de marketing e de vendas para que as ações produzam os resultados esperados.
Para saber como fazer sua empresa crescer, é preciso ter em mente que o produto precisa, antes de tudo, agradar o consumidor. Além disso, todos — não apenas os profissionais de vendas — devem ser responsáveis pelo sucesso do software.
Está preparado para fazer sua empresa ser bem-sucedida? Então, continue com a gente e confira as vantagens de usar uma API no segmento SaaS.