5 dicas para diminuir o custo de aquisição de clientes em empresas SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

Em uma empresa SaaS, o foco costuma ser o desenvolvimento de softwares online que atenderão às demandas dos clientes internos e externos. Porém, existe um conceito de marketing que precisa ser conhecido e analisado: o custo de aquisição de clientes (CAC).

Essa é uma métrica fundamental para tomar decisões estratégicas, sendo essencial para melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir que sua empresa aprimore seus resultados.

Isso porque reduzir o CAC é uma forma de garantir mais competitividade e um crescimento sustentável para o negócio, fazendo com que a TI tenha um papel verdadeiramente estratégico. É por isso que neste post vamos explicar melhor o que é esse conceito e como otimizar os resultados.

O que é o custo de aquisição de clientes?

O CAC é o custo que a empresa precisa desembolsar para conquistar um novo cliente. Essa métrica é importante para as empresas SaaS porque elas realizam negócios online. Nesse cenário, o grande número de concorrentes e entidades tende a aumentar o valor de aquisição, o que pode inviabilizar as operações corporativas.

Na prática, o CAC contribui para a projeção de gastos e o alinhamento de estratégias de negócios. Também é importante para aumentar a margem de lucro e assegurar o crescimento sustentável da empresa. No entanto, quando vários processos são adotados para fechar a venda e conquistar um cliente, o resultado dessa métrica é mais alto.

Para calcular esse valor, basta dividir o total do investimento pelo número de clientes adquiridos no período. Por exemplo: se você desembolsou R$ 2.000 em 30 dias e ganhou 100 clientes, seu custo foi de R$ 20 por cliente.

Como diminuir o CAC em empresas SaaS?

A redução dessa métrica passa pela criação de diferentes estratégias. Confira 5 boas práticas.

1. Aumente o LTV

LTV vem da sigla em inglês (Lifetime Value), ou seja, o quanto em média um cliente traz de faturamento em toda sua “vida” com a sua empresa.

Esta não é exatamente uma dica de como baixar o CAC; no entanto, aumentar o LTV tem um impacto sobre o CAC pois, quando temos um LTV maior, o CAC também pode ser maior. Em outras palavras, se pudermos aumentar a quantidade de faturamento que um cliente gerará para a empresa, um valor maior de investimento em vendas será aceitável.

2. Invista em Inbound Marketing

Essa abordagem reduz o CAC de forma natural, porque cerca de 70% do processo de compra é definido antes de o cliente entrar em contato com sua empresa para conhecer sua solução. Portanto, se seu negócio não estiver adaptado, diversas oportunidades são perdidas.

Para otimizar os resultados, aposte em:

  • marketing de conteúdo: gera tráfego e leads;
  • redes sociais: cria engajamento;
  • e-mail marketing: realiza a nutrição e conduz o cliente até a decisão de compra.

3. Mensure seus resultados

As ações sempre precisam ser analisadas para garantir que os resultados sejam positivos. Usar a metodologia OKR é uma boa alternativa, porque permite definir objetivos principais e dividi-los em metas menores e mensuráveis. A consequência é o aumento da competitividade.

4. Relacione-se com seus leads

A ideia é oferecer o conteúdo ideal para cada etapa do funil de vendas para que a decisão de compra fique mais próxima. Assim, a parte comercial deve ser apresentada somente após o lead estar pronto para se engajar com a marca.

5. Aumente a conversão nos canais digitais

Uma empresa SaaS atua na internet e precisa investir em diferentes canais disponíveis nesse ambiente. Várias práticas podem ser adotadas, como:

  • fazer testes A/B;
  • investir em CTAs com alto contraste;
  • utilizar botões de conversão;
  • criar conteúdos voltados às conversões.

Como a tecnologia pode ajudar essas empresas?

Por meio dos recursos tecnológicos, você consegue executar diferentes ações que trazem mais retorno para seu negócio. Um exemplo são as campanhas em redes sociais, que são significativamente mais baratas que um anúncio na TV, por exemplo, e tendem a trazer melhores resultados para empresas SaaS.

A tecnologia ainda possibilita identificar gargalos e itens que precisam ser otimizados, além de reduzir o CAC por assegurar uma equipe mais enxuta, produtiva e voltada para ações estratégicas. Ainda facilita a produção de conteúdos relevantes e automatiza funções repetitivas, como a emissão de NF-e, por meio de uma API.

Assim, o custo de aquisição de clientes é uma métrica que precisa ser analisada e considerada na sua empresa SaaS. Dessa forma, você obtém um ROI mais elevado e aumenta seu lucro.

Gostou desse assunto? Se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário no post!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »