O que é Natureza da Operação? Saiba mais sobre esse campo da nota fiscal

João Vallim

Conteúdo

Você sabe o que é natureza da operação? Esse é um dos campos a ser preenchido nas notas fiscais que é preciso entender bem como funciona.

Emitir notas fiscais é uma tarefa minuciosa. Saber preencher todos os campos da forma correta é necessário para evitar retrabalho.

No nosso conteúdo de hoje, vamos explicar sobre a natureza da operação, esclarecendo uma dúvida que comumente gera questionamentos: qual a diferença entre esse campo e o CFOP?

Boa leitura!

O que é natureza da operação

Quando uma operação comercial é realizada, existem diferentes definições que podem caracterizá-las. Por exemplo: tanto a venda de um produto quanto a sua devolução são formas de descrever uma operação comercial.

Portanto, a natureza da operação é um campo da nota fiscal que identifica qual é o procedimento de transação comercial que está sendo realizado naquele caso.

Para ficar mais fácil de entender, é importante conhecer os tipos de natureza da operação que podem ser selecionados na hora de preencher. São eles:

  • Venda
  • Devolução
  • Complementar
  • Retorno
  • Venda consignada
  • Remessa
  • Entrega futura

CFOP e natureza da operação: entenda a diferença

Uma confusão comum na hora de preencher os campos das notas fiscais é não saber diferenciar o CFOP e a natureza da operação.

CFOP é a sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações. Como ambos os campos tratam sobre a operação comercial, é preciso entender o que os diferencia.

A natureza de operação é uma descrição escrita por extenso do que está sendo efetuado por meio daquela nota. De maneira que facilita o entendimento do que está ocorrendo na transação para quem está lendo o documento fiscal.

Já o CFOP é um código de 4 dígitos que identifica o tipo de operação e sua natureza tributária em relação ao ICMS. Basicamente é a forma de traduzir a natureza da operação em código, o que permite a interpretação nos sistemas automatizados.

Portanto, a conclusão é: natureza de operação e CFOP são campos complementares. Assim, devem estar alinhados, pois tratam da mesma informação apresentada de formas diferentes.

Preenchendo o campo de natureza da operação

Mas afinal, como saber qual dos tipos de natureza da operação deverá ser preenchido na nota fiscal?

Para isso, é preciso se basear no que está escrito no campo descrição da nota fiscal. Ali deve ser apresentado de forma clara o que ocorreu na transação comercial.

Outra forma é por meio da automatização da emissão das notas fiscais. Usar sistemas que agilizam os processos que geram esses documentos pode melhorar a gestão fiscal da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é Natureza da Operação, conheça a solução para emissão de notas fiscais da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »