Como desenvolver a estratégia de SaaS?

João Vallim

Conteúdo

Implementar novas estratégias em um negócio é sempre desafiador. No mercado de softwares,  a estratégia de SaaS também tem seus percalços, ainda que esteja bastante difundida.

Por isso, no artigo de hoje vamos comentar sobre como iniciar uma estratégia para desenvolvimento de produto SaaS, conhecendo melhor esse mercado e como desenvolver ações efetivas dentro dessa tática.

Acompanhe para saber mais!

Panorama do mercado SaaS

Considerando os impactos que diversos setores sofreram com a instabilidade desencadeada pela pandemia do Coronavírus, é válido ressaltar que a estratégia de SaaS se destacou como bastante efetiva no período de crise.

Por conta da popularização dessa estratégia, um dos grandes desafios que se percebe hoje no mercado é o nível de concorrência. Isso acontece pois essa estratégia tem sido usada em diversos setores, como educação, saúde, direito e tantos outros.

Para vencer essa barreira, é importante que o seu negócio esteja bem estruturado e garanta que seus diferenciais sejam reconhecidos pelo público-alvo. Por isso, vale a pena focar no desenvolvimento de um bom modelo de negócio.

Modelo de negócio

Para desenvolver a estratégia de SaaS, o seu modelo de negócios precisa estar muito bem definido. Um modelo de negócios é o conjunto de elementos que possibilitam a conexão do seu produto com o mercado e a sustentação da empresa. 

O elemento chave de um modelo de negócios é a proposta de valor, que nada mais é que o seu produto em si, destacando a forma como este vai gerar valor para o consumidor. Esse valor é gerado ao se reduzir ou eliminar dores e promover ou aumentar ganhos.

Uma forma interessante de traçar um panorama do seu modelo atual e pensar em novas formas de organizá-lo é usando o Canvas de Modelo de Negócios (Business Model Canvas).

A Club Cloud Computing disponibilizou um exemplo de Canvas voltado para a estratégia de SaaS. Abaixo, você pode conferir quais são os elementos-chave que você precisa ficar atento para pensar no seu modelo de negócios.

Fonte: Club Cloud Computing, traduzido por Focus NFe.

Esse quadro te ajuda a colocar todos os aspectos do seu negócio lado a lado, para analisar melhor as relações que existem entre eles. Assim, a busca por soluções efetivas torna-se mais intuitiva.

Estratégia SaaS e escalabilidade

O modelo SaaS é fortemente indicado para empresas que procuram escalar seu negócio. A escalabilidade é uma característica buscada por muitas empresas pois tem diversos benefícios estratégicos.

Dentro desse contexto de crescimento, uma estratégia que se destaca é o Product-Led Growth (PLG). Esse conceito fala sobre criar formas de fazer com que os possíveis clientes possam experimentar o produto de alguma forma, mesmo antes de fechar uma compra.

Dessa forma, toda a empresa precisará estar atenta à experiência do cliente (ou futuro cliente), coletando e analisando feedbacks, especialmente daqueles que mesmo experimentando optaram por não fechar negócio.

Assim, é possível conhecer as barreiras que impedem e a partir disso criar táticas mais efetivas para aprimorar a abordagem de novos prospects e a gestão da carteira de clientes atual.

O crescimento de uma empresa precisa ser planejado para que se desenvolva de forma saudável e contínua. Existem diversas ferramentas e conceitos que se aplicam para garantir isso. 

Por isso, procure sempre aprender mais sobre estratégias e táticas (como você está fazendo agora) e engaje sua equipe para alinhar a rota e promover o progresso do seu negócio.

Leia também: 4 dicas para escalar a sua empresa SaaS.

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »