O que é o Sintegra?

Ludmila Ferreira

Basicamente, o Sintegra traz confiabilidade no processo de emissão de notas fiscais.  Isso porque este é o sistema responsável pelo acompanhamento de informações referentes à entrada e saída de mercadorias e prestação de serviços dos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outras funcionalidades. A seguir, nós explicamos detalhadamente o que é o Sintegra, as facilidades para empresas que emitem notas fiscais, como se cadastrar e consultar dados importantes neste sistema.

Conteúdo

O que é Sintegra?

O Sintegra é sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. É um sistema que unifica informações dos contribuintes do ICMS com base nas notas fiscais emitidas.

Ele começou a ser desenvolvido em 1997 e, desde então, passou por diversas mudanças. Atualmente, todos os contribuintes do ICMS que emitem notas e/ou fazem as escriturações em livros fiscais, com o uso de sistemas eletrônicos, devem enviar suas informações fiscais por meio do Sintegra.

Para que serve o Sintegra?

Basicamente, para que o governo tenha mais controle das transações comerciais realizadas em todos os estados e a fiscalização de tributos seja mais eficaz. 

A implantação do Sintegra também serve para que as empresas comuniquem ao governo se o ICMS está sendo pago corretamente. O sistema então relaciona-se com a emissão da nota fiscal. 

Sem o cadastro no Sintegra, não é possível emitir a nota fiscal, pois o uso do mesmo é obrigatório para todos os contribuintes de ICMS — aliás, o cadastro no Sintegra é um dos requisitos para que a empresa emita documentos fiscais para operações de venda. 

A única exceção é para os Microempreendedores Individuais (MEI), já que eles emitem notas fiscais avulsas, a partir de ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal. 

Além de permitir vendas, o Sintegra faz com que sua empresa fique em dia com a lei e não tenha problema em casos de fiscalização de órgãos como o Fisco. 

Por que é preciso ter cadastro no Sintegra para vender no marketplace?

Pois sem o cadastro no Sintegra, não será possível emitir notas fiscais para seus clientes. Ou seja, é preciso dele para que seu negócio opere conforme a lei e não tenha problemas com o Fisco. 

Como funciona o Sintegra?

Trata-se de um sistema único nacional que possibilita a troca de informações entre os estados quanto à entrada e a saída de mercadorias, assim como quanto a prestações de serviços, internas, interestaduais e para o exterior.

Tudo o que entrar e sair de sua empresa com incidência do ICMS, deve ser enviado via Sintegra, junto com as notas fiscais referentes ao serviço. 

É obrigatória a inclusão no Sintegra?

Sim. Conforme já ressaltamos, qualquer empresa que paga ICMS e emite notas fiscais e/ou faz as escriturações em livros caixas fiscais eletronicamente deve enviar os dados mensalmente pelo Sintegra.

O prazo padrão é que os arquivos do mês anterior sejam enviados até o dia 15 do mês seguinte àquele em que as notas foram emitidas. 

Quais os benefícios do Sintegra?

Além de viabilizar a emissão de notas fiscais, o Sintegra traz diversos benefícios às empresas que aderem ao sistema, bem como ao governo, como trazemos a seguir. 

Segurança para transações

O Sintegra é considerado um facilitador para que a empresa mantenha suas obrigações junto ao Fisco. 

No Sintegra, a consulta de dados fiscais é feita de forma segura, pois é possível verificar se o documento está em conformidade com os Fiscos estaduais e federal 

Acessibilidade e centralização de dados

Com o Sintegra, os dados são centralizados e armazenados de forma segura, o que garante maior controle fiscal sobre suas informações. 

Os dados são transmitidos de maneira rápida, o que deixa a vida de quem está na empresa muito mais prática, devido à facilidade de encontrar dados que devem ser mostrados ao Fisco.

Outro ponto é que as informações fiscais ficam centralizadas online, facilitando ainda mais a acessibilidade e a otimização do processo de busca de documentos fiscais. 

Gestão fiscal inteligente

Com o Sintegra, a gestão fiscal torna-se mais fácil e precisa. Consequentemente, a empresa consegue reforçar seu compliance e eliminar casos de fraude e corrupção internos.

Com a maior transparência proporcionada pelo Sintegra, a imagem da empresa melhora, além de trazer segurança para os clientes. 

Emissão de NFs

Como já destacamos, sem o Sintegra, não há emissão de notas fiscais. Ele serve como um ajuste do registro da empresa e facilita a coleta de tributos ICMS e a visão de incidência das taxas sobre o valor vendido.

A gestão das notas também contribui para o controle das vendas, entradas e saídas da organização e, com essa precisão, é mais fácil ter noção se as metas empresariais estão ou não em dia. 

Com os relatórios de vendas, os empreendedores têm mais facilidade para tomar decisões e criar estratégias para conseguir mais resultados.  

Como aderir ao Sintegra?

Todos os contribuintes do ICMS e empresas que adotam procedimentos de escrituração fiscal pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) devem aderir ao Sintegra. 

O cadastro no sistema é feito no site em que o contribuinte precisa acessar o programa validador do Sintegra. Este recurso é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do estado onde a empresa é localizada. O primeiro passo é cadastrar essas informações e, a partir do CNPJ, acessar o sistema. 

Depois, as empresas devem gerar um arquivo magnético em formato .txt (texto) com as informações necessárias, organizadas conforme o Manual de Orientação anexo ao Convênio ICMS 57/95 e suas alterações.

O conteúdo a ser enviado é extraído de notas fiscais geradas pela empresa em um determinado período. Logo, o arquivo retira informações de diferentes documentos fiscais, como:

  • Cupom Fiscal;
  • Cupom Fiscal PDV;
  • Manifesto de Carga;
  • Despacho de Transporte;
  • Nota Fiscal Eletrônica;
  • Nota Fiscal de Produto;
  • Nota Fiscal de Serviços de Transporte;
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor;
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. 

Para enviar tais dados, é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o site da Sintegra;
  2. Optar pelo estado onde a empresa está cadastrada;
  3. Fornecer os dados pedidos na página.

Os procedimentos podem variar de acordo com o estado, mas as diferenças não costumam ser muito significativas. As informações devem ser validadas por um sistema capaz de analisar a legitimidade e a consistência dos dados apresentados, além de avaliar o layout da legislação vigente. 

Quem faz o Sintegra?

O Sintegra foi planejado e administrado por um grupo gestor, constituído pelo convênio ICMS 78/97, aprovado pelo Confaz e é formado por representantes de todos os estados e da UCP/PNAFE/MF. 

Como fazer o cadastro no Sintegra?

Antes de mais nada, é necessário realizar uma solicitação junto à Secretaria de Fazenda de seu estado.

O site do Governo Federal agrupa links para a Secretarias da Fazenda de cada estado. Neste link, é possível iniciar o contato na região de cadastro de sua empresa. 

Como utilizar o Sintegra?

  1. Documente as suas operações por meio da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, pois é a partir dessas informações que os contribuintes conseguem transmitir dados precisos sobre operações de compra e venda e/ou prestação de serviços. 
  2. No encerramento do mês de exercício, as empresas devem gerar um arquivo magnético gravado em formato texto (.txt) com tais informações. 
  3. É preciso que os seguintes documentos estejam escriturados:
  • Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A;
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2;
  • Nota Fiscal de Produtor, modelo 4;
  • Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6;
  • Nota Fiscal de Serviços de Transporte, modelo 7;
  • Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55;
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, modelo 65;
  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico, modelo 57;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços (CT-e OS), modelo 67;
  • Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21;
  • Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22;
  • Cupom Fiscal;
  • Cupom Fiscal PDV;
  • Bilhete de Passagem Rodoviário, modelo 13;
  • Bilhete de Passagem Aquaviário, modelo 14;
  • Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem, modelo 15;
  • Bilhete de Passagem Ferroviário, modelo 16;
  • Autorização de Carregamento e Transporte, modelo 24;
  • Despacho de Transporte, modelo 17;
  • Manifesto de Carga, modelo 25;
  • Ordem de Coleta de Carga, modelo 20;
  • Resumo Movimento Diário, modelo 18.
  1. O arquivo deve ser enviado aos Fiscos estaduais — ele irá passar em um validador para verificar a consistência dos dados, com observação ao layout previsto em legislação. 

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

Por meio do Sintegra, você pode consultar o número da Inscrição Estadual de sua empresa. Para isso, siga estes passos:

  1. Acesse o portal do Sintegra e selecione o estado em que sua empresa se encontra, clicando no mapa do Brasil.
  2. Preencha os dados solicitados conforme o painel da Sefaz escolhida e clique em consultar.
  3. As informações do cadastro estadual estarão disponíveis. 

Conclusão

O Sintegra é o sistema nacional que permite o acompanhamento das atividades de compra e venda e/ou prestação de serviços por meio das notas fiscais emitidas, sendo seu uso obrigatório por contribuintes que pagam o ICMS.

Por serem muitos documentos, sabemos que é trabalhoso consultar um a um em casos de necessidade. Neste sentido, softwares de gestão de documentos fiscais podem auxiliar no controle de documentos fiscais e disponibilizam dados para os órgãos de fiscalização, facilitando a sua rotina empresarial.

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Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

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