O que é Webservice?

João Vallim

Conteúdo

Entenda o que é Webservice, como funciona e qual é a sua relação com os meios de cobrança em softwares

Saber o que é Webservice é um dos conteúdos essenciais para os desenvolvedores, especialmente quando se tratam de assuntos voltados à tecnologia. 

Os Webservices são formas de integração com grande utilidade em diversos cenários. Como nos casos da emissão de documentos fiscais eletrônicos e das operações financeiras.

Confira no artigo de hoje e entenda mais sobre esse assunto.

O que é Webservice?

O Webservice é uma forma de componente que possibilita o envio e o recebimento de dados. Com isso, faz a integração de aplicações, plataformas, sistemas e serviços que podem ter seu desenvolvimento e linguagens de origens diferentes.

Ao contrário dos serviços dentro de aplicações, as aplicações componentes de serviços possuem algumas características diferentes das tradicionais, podendo ter atributos  compatíveis com uma arquitetura orientada a serviços. 

Os Webservices são o tipo de serviço mais popular e bem sucedido do segmento tech. Isso porque suas aplicações são abrangentes e proporcionam vantagens como: agilidade, segurança e eficiência dos processos, comunicações, cadeias de produção e operações logísticas.

Sua terminologia tem origem na expressão XML Web service, e se deve à conexão entre formato, protocolos e linguagens web.

Há dois itens essenciais para o Webservice. O primeiro é que sua comunicação aconteça via protocolos internet, em geral o HTTP. E o segundo é que o envio e recebimento de dados seja feito a partir de uma formação padrão XML.

Como funciona o Webservice

Um Webservice permite a integração e compatibilidade entre sistemas ou aplicações. Portanto, através dele, uma nova aplicação externa pode comunicar-se com as atuais. Isso permite realizar alterações e agregar funções remotamente, com maior rapidez.

O XML é base do Webservice e é essa essência que garante vantagens a essa integração e os tornam versáteis. No momento que se orienta e converte qualquer linguagem para o XML, essas integrações funcionam como tradutores, trazendo padronização e simplicidade para a transmissão de dados. 

Devido às múltiplas possibilidades que traz, o Webservice também pode ser reaproveitado em locais com propósitos diferentes. Bastando apenas que o código seja desenvolvido uma única vez e seja aplicado de forma abrangente. 

Outro ponto é que sua interface dispensa a etapa de implementação. Assim, pode ser utilizada de forma independente, sem a necessidade de uma plataforma de hardware ou software.

Webservice e os meios de cobrança em software

Os meios de cobrança são uns dos beneficiados pelas vantagens que o Webservice proporciona. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Integração ERP

Quando se tratam de meios de cobranças diferentes, a integração é essencial. Nessa linha é que os Webservices otimizam os processos. 

Por meio de um desenvolvimento simplificado e ágil, acontece o diálogo entre ERPs, sistemas de instituições financeiras, aplicações de pagamento, entre outros.

Com interfaces como o XML/JSON e os protocolos HTTP, é possível a troca de informações sem que seja preciso gerar e transmitir arquivos. Afinal, não são necessários outros recursos para que as trocas de dados sejam feitas.

Eficiência na troca de dados

Através do processamento e do envio apenas dos dados requisitados para as operações, o Webservice traz maior fluidez na comunicação e integração. Isso acontece pois necessita apenas de uma implementação simples e padronizada.

Outro fator, é que o XML além de ser uma linguagem leve, possui alta compatibilidade. Isso traz otimização no recebimento e interpretação de dados, aumentando a velocidade da troca de informações entre plataformas. 

Garantia na segurança das operações

Para as transações financeiras é de extrema relevância que se tenha segurança e por isso é que os webservices são indicados.

Pelo uso de protocolos HTTP e SSL3, da comunicação direta entre bases de dados e a da utilização de criptografia, a segurança é ampliada. De forma que os usuários e fornecedores  têm seus dados e formas de pagamentos protegidos. 

Outra questão que fortalece a segurança é que não há intervenção humana na dinâmica e troca dentro dos Webservices. Logo, a comunicação é mais inteligente, com transmissões mais confiáveis.

Já considerando o uso do Webservice dentro do universo fiscal, é possível ver benefícios na integração e atuação de processos, seja centralizando operações no ERP, aumentando funções ou na emissão do registro de boletos.

Conheça as soluções para Nota Fiscal de Serviço (NFSe) do Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »