Quais são os tipos de documentos fiscais?

João Vallim

Conteúdo

As transações comerciais que as empresas realizam diariamente possuem diversos registros diferentes para validá-las perante a Receita. Assim, são necessários vários tipos de documentos fiscais para que as atividades ocorram devidamente.

Com essa variedade de documentos, por vezes se torna difícil saber todos os detalhes sobre eles. Por isso, vamos explicar neste artigo quais são os tipos de documentos fiscais e esclarecer como são utilizados.

Vamos lá?

Tipos de documentos fiscais: Notas Fiscais

Começando pelos documentos mais básicos, temos as notas fiscais, que podem ser a NFe, a NFSe ou a NFCe, como veremos a seguir.

NFe

A NFe é a nota fiscal eletrônica, o documento em formato digital que registra os dados de uma transação comercial. 

É indispensável no caso de empresas contribuintes do ICMS, ou seja, aquelas em que as vendas envolvem circulação de mercadorias.

Esse documento pode ser emitido diretamente pelos Web Services da Receita ou por meio de sistemas comerciais habilitados para isso. 

NFSe

No caso de prestação de serviços, o documento utilizado para registro fiscal é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe).

Além da diferença no que está sendo comercializado (produto x serviço), a NFSe também se distingue da NFe por ser um documento com definições específicas em cada município. 

Isso significa que sua emissão varia de cidade em cidade, o que faz com que a automatização desse documento dependa da liberação dos municípios para as plataformas integradoras.

A API do Focus NFe já atende diversas cidades na automatização de emissão de NFSe, como você pode conferir aqui: Cidades já integradas a nossa API de NFSe

NFCe

Considerada como a “evolução do cupom fiscal”, a NFCe é a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. 

Esse documento veio a substituir a necessidade de uso de impressoras fiscais específicas, o que trouxe redução de custos para as empresas que atendem o consumidor final.

Essa substituição foi possível pois com a NFCe, cada cupom fiscal é autorizado automaticamente pela Receita Estadual. 

Assim, é gerado o documento digital, que pode ser enviado ao consumidor via e-mail ou até mesmo ser impresso em um equipamento comum.

Tipos de documentos fiscais: CTe, MDe e MDFe

Além das notas fiscais, outros documentos também são necessários, dependendo do tipo de atuação. Vamos conhecer um pouco melhor três deles: CTe, MDe e MDFe.

CTe

Quando produtos estão sendo transportados, é preciso garantir que toda a documentação fiscal referente a eles esteja disponível para apresentação, se necessário.

É para ajudar nesse sentido que o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) foi criado. Esse documento agrupa em um mesmo arquivo todas as notas fiscais de produtos que estão sendo transportados.

Assim, o processo logístico torna-se mais simples, melhorando a eficiência nas entregas e economizando tempo. Para ter uma ideia, o CTe substitui 7 outros documentos, o que facilita muito a gestão.

MDe

A MDe, ou Manifestação do Destinatário, é um meio criado para que empresas tenham ciência das notas fiscais emitidas para elas.

Por meio da MDe, a empresa pode se manifestar em relação às notas emitidas, podendo aceitá-las ou rejeitá-las. 

Por meio da API do Focus NFe, é possível receber diretamente em seu sistema todas as NFes emitidas para o seu CNPJ. Isso permite que você tenha facilmente em mãos essas informações.

MDFe

MDF-e: movimentação de mercadorias entre dois ou mais estados, com algumas exceções;

Por fim, temos o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), que assim como o CTe, tem função agregadora. 

O MDFe reúne todos os CTes e NFes de uma carga em transporte de um estado para o outro, facilitando a conferência da documentação desses produtos. Tanto a sua emissão como seu armazenamento são feitos digitalmente.

Tipos de documentos fiscais: a importância de automatizar

Se você atua na linha de frente do lançamento de documentos fiscais, saiba que a automatização da emissão desses registros pode poupar muito tempo.

Uma API integrada ao seu sistema pode solucionar diversos problemas e permitir que você e sua equipe possam focar em outras questões importantes.

Automatize a emissão dos seus documentos fiscais, conheça o Focus NFe

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »