Documentos fiscais: tipos, importância e como automatizar

João Vallim

Existem diversos documentos fiscais que fazem parte da rotina de uma empresa. Muitos são obrigatórios por lei, independente do porte da organização. Manter-se atualizado sobre quais são os tipos de documentos e a importância de cada um torna possível uma boa saúde fiscal e uma melhor gestão empresarial. Além disso, permite implementar formas otimizadas de automação.

Conteúdo

O que é considerado um documento fiscal?

Qualquer registro de uma transação comercial que comprove a operação junto à Receita é considerado um documento fiscal. Esses documentos não apenas certificam operações de compra e venda de produtos e serviços e operações que envolvem transporte, mas também apresentam os dados dos tributos dessas transações. 

Além da Receita Federal, sua emissão é exigida por órgãos públicos como a Secretaria de Finanças dos municípios, Secretarias da Fazenda Estadual onde a empresa está sediada. 

O que são documentos fiscais de uma empresa?

São todas as documentações que contém uma comprovação de transações comerciais, registro de receita, movimentações contábeis, declarações de impostos e guias de recolhimento de tributos. Como as notas fiscais, faturas, recibos e livro fiscal.

Por se tratar de um meio de comunicação entre contribuintes e o Fisco, é imprescindível constar nestes registros informações sobre valores da transação, natureza da operação, impostos, dados do emitente e outras informações conforme o tipo de documento. 

Quais são os tipos de documentos fiscais?

As transações comerciais que as empresas realizam diariamente possuem diversos registros diferentes para validá-las perante a Receita. São 5 tipos principais que se dividem em algumas categorias, destacando-se: a Nota Fiscal eletrônica (NFe), a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) e a Nota Fiscal do Consumidor (NFCe).

Logo, é preciso entender que são necessários vários tipos de documentos para que as atividades ocorram em acordo com a legislação tributária brasileira. Vejamos os detalhes de cada tipo a seguir.

Notas fiscais

As notas fiscais são os documentos oficiais de compra e venda de produtos e serviços, que garantem que a operação está acontecendo dentro da lei. Entre elas temos:

Nota Fiscal Eletrônica (NFe) 

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento em formato digital que registra os dados de uma transação comercial. Indispensável para empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), pode ser emitido diretamente pelos Web Services da Receita ou por meio de sistemas comerciais habilitados. 

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe)

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é emitida quando há transações de prestação de serviços. Apesar de semelhante à NFe, se difere pelo fato do que está sendo comercializado (produto x serviço). 

Além disso, se distingue por ser um documento com definições específicas em cada município, de forma que sua emissão varia de acordo com a cidade, e sua automatização depende da liberação local para as plataformas integradoras.

Inclusive, a API do Focus NFe já atende diversas cidades na automatização de emissão de NFSe.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFCe)

Considerada como a “evolução do cupom fiscal”, a NFCe substituiu a necessidade de uso de impressoras fiscais específicas, o que trouxe redução de custos para as empresas que atendem o consumidor final.

Essa substituição foi possível pois, com a Nota Fiscal do Consumidor, cada cupom fiscal é autorizado automaticamente pela Receita Estadual. Assim, o documento digital é gerado e pode ser enviado ao consumidor via email, ou até mesmo ser impresso em um equipamento comum.

Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação eletrônica (NFCom)

A NFCom é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, que registra o consumo de energia elétrica em um determinado período de faturamento. Sua validade jurídica é assegurada pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso concedida pela administração tributária do estado ao qual o contribuinte está vinculado.

Sua emissão deve ser feita por empresas privadas, públicas e pessoas físicas, com o objetivo de simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes, permitindo o acompanhamento em tempo real pelo Fisco.

Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e)

A NF3e é um documento fiscal digital emitido para registrar o faturamento de operações relacionadas ao consumo de energia elétrica. Seu objetivo é simplificar o acesso às informações e ajudar a reduzir custos. 

Outros tipos de documentos fiscais

Além dos documentos fiscais mais tradicionais, existem outros tipos que desempenham funções importantes no controle e na fiscalização das operações comerciais, como:

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe)

O DANFe é um documento impresso que acompanha a Nota Fiscal eletrônica ao longo do transporte de um produto, facilitando o controle e a conferência de informações até que a mercadoria chegue ao destino. 

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe)

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) foi criado para garantir que toda a documentação fiscal referente a uma mercadoria, esteja disponível para apresentação caso necessário. Com ele, o processo logístico torna-se mais simples, melhorando a eficiência nas entregas e economizando tempo.

Esse documento agrupa em um mesmo arquivo todas as notas fiscais de produtos que estão sendo transportados, sendo considerado como a “nota fiscal dos serviços de transporte”.

Carta de correção eletrônica (CCe)

A CCe é um documento que serve para corrigir erros em campos específicos quando há divergências em notas fiscais já emitidas. 

Manifestação do Destinatário (MDe)

A MDe é um meio criado para que empresas tenham ciência das notas fiscais emitidas para elas. Por meio dela, a empresa pode se manifestar em relação às notas emitidas, podendo aceitá-las ou rejeitá-las. 

Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico (MDFe)

O Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico substitui o Manifesto de Carga (modelo 25) e é usado por empresas de transporte com mais de um CTe ou NFe, independentemente do porte ou tipo de frota. 

Seu principal objetivo é simplificar o registro em lote dos documentos fiscais em trânsito, facilitando o monitoramento do Fisco e a gestão fiscal das empresas. 

O MDFe permite que a fiscalização interestadual e nas fronteiras identifique informações sobre a carga e o transporte por meio de sistemas RFID.

Cupom Fiscal

O Cupom Fiscal é um comprovante legal de compra emitido por empresas que vendem diretamente ao consumidor final. É gerado por uma impressora homologada, via SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos). 

Além disso, serve para o controle financeiro da empresa, discriminando os impostos (como ICMS, PIS e Cofins) e seus valores. Sua emissão é obrigatória para negócios com receita bruta anual acima de R$120 mil, conforme a legislação de cada estado.

Nota Fiscal Avulsa

A Nota Fiscal Avulsa é um documento fiscal emitido individualmente, com a mesma validade das demais notas fiscais, podendo ser manual ou eletrônica. 

É indicada para empreendedores que não são contribuintes do ICMS, como MEIs, e para negócios que não têm a obrigatoriedade de emitir nota fiscal regularmente. Atende tanto pessoas físicas quanto micro e pequenas empresas que não utilizam software próprio para emissão.

Como identificar um documento fiscal?

Para identificar um documento fiscal, analise informações como dados do emissor (razão social e CNPJ), série, número e chave de acesso. Outra forma é consultar  o arquivo XML gerado na emissão para encontrar informações mais detalhadas. 

Qual o prazo de guarda dos documentos fiscais?

O tempo de guarda varia conforme o documento, por isso é preciso analisar caso a caso. 

Por exemplo, a NFe e o CTe possuem um prazo de guarda de 5 anos, e tanto o emissor quanto o destinatário devem mantê-los armazenados para o caso de ser necessário apresentar ao Fisco. Enquanto outros documentos devem ser mantidos por até 10 anos após a emissão.

Para verificar com precisão, acesse os portais da SEFAZ estadual ou municipal, ou portais oficiais de cada documento, como o Portal da NFe e o Portal do CTe.

Qual a diferença entre documentos fiscais e não fiscais?

Os documentos fiscais são aqueles que possuem valor tributário, uma vez que registram entradas e saídas de mercadorias e serviços, sendo obrigatórios para a rotina de uma empresa, seja qual for o porte. Já os não fiscais, também são importantes para a organização financeira e contábil da empresa, porém não possuem valor fiscal.

Assim, a principal diferença entre documentos fiscais e não fiscais está nas questões tributárias e contábeis. Isso porque o imposto será aplicado de acordo com as operações comerciais realizadas e apresentadas ao Fisco. 

Os dois tipos são relevantes para o controle financeiro, devendo ser emitidos em todas as operações e armazenados corretamente. No entanto, é necessário ter atenção ao diferenciá-los para declarar os tributos corretamente.

Qual a importância dos documentos fiscais?

As notas fiscais são extremamente importantes para garantir uma gestão fiscal saudável e eficiente, além de manter a empresa em conformidade com o Fisco. 

Ao emitir e armazenar corretamente os documentos fiscais, permite maior conhecimento em torno das operações realizadas e possibilita um crescimento mais sustentável.

Como automatizar a emissão de documentos fiscais?

A automação da emissão de documentos fiscais é feita por meio de softwares pagos que permitem a geração automática de documentos fiscais. A partir da integração desses programas com outros sistemas de gestão da empresa, é possível aproveitar dados já lançados nos pedidos, otimizando o processo de emissão.

Entenda sobre esse processo a seguir.

1- Identifique o tipo de documento fiscal

Primeiro, determine qual será o tipo de documento fiscal a ser emitido, se será a NFSe, NFCe, NFe, entre outras. Isso porque cada tipo exige determinada conformidade com legislações específicas.

2- Credenciamento

Realize o cadastro da empresa na Secretaria de Fazenda (estadual ou municipal) conforme o tipo de documento a ser emitido para fazer a emissão adequadamente.

3- Obtenção de Certificado Digital

Para que a automatização seja feita, é necessário que o software de emissão tenha Certificado Digital para validar e emitir os documentos junto à SEFAZ. 

4- Escolha uma API de emissão fiscal

Antes de iniciar a emissão automatizada, escolha a solução que melhor atenda às normas fiscais da Receita, assim como as demandas da sua empresa. 

Analise funcionalidades como a compatibilidade com seu sistema de gestão ou ERP, bem como é o processo de emissão, consulta e cancelamento de documentos emitidos, entre outras ações necessárias para que esta atividade seja a mais prática possível.

A Focus NFe oferece uma API completa para a gestão e emissão de uma infinidade de documentos fiscais, incluindo todas as operações necessárias para você, desenvolvedor(a), dar adeus às burocracias.

5- Faça a integração 

Com a escolha feita, é preciso fazer a integração entre a API e sistemas internos da empresa para que aconteça o compartilhamento de dados e a automatização ocorra. 

Para isso, configure fluxos automatizados para gerar notas fiscais a partir de ações específicas como entradas e saídas, por exemplo. 

6- Emissão automatizada

Após a integração das plataformas e sistemas internos, a API permitirá a emissão automatizada dos documentos fiscais no momento em que houver uma venda ou prestação de serviço, validando-os com a SEFAZ.

Importante: Evite problemas fiscais e confira se os documentos estão sendo gerados corretamente e se a emissão foi devidamente autorizada pela SEFAZ.

Por que automatizar a emissão de documentos fiscais?

A automação traz benefícios como a redução de erros humanos, maior agilidade no processo de emissão, otimização de recursos e economia financeira. Também garante o armazenamento seguro das notas fiscais, integração com outros sistemas corporativos e atualização automática conforme mudanças na legislação.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é NFE
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Como emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe)?

O que é uma NF-e? De forma simples, é o documento responsável pelo registro de transações de compra e venda em negócios de todos os portes. Sua emissão é essencial para a comprovação de que a transação comercial realmente aconteceu, perante consumidores e órgãos de fiscalização.

Independente do tamanho da sua empresa, ou se está abrindo um negócio agora, provavelmente você terá que emitir uma Nota Fiscal eletrônica durante sua vida comercial. Por isso, é importante que você saiba do que se trata esse documento.

Veja a seguir o que é uma NF-e, como emiti-la, quais são os tipos e algumas dúvidas sobre esse documento e seu uso.

Leia mais »
Homem sentado em uma escrivaninha, com um notebook olhando para um planilha.
Documentos fiscais
Ricardo Acras

Quando emitir nota fiscal e qual o prazo e como fazer?

Criada para reduzir burocracia, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica permite que todo o seu processo de emissão seja feito de forma digital. Utilizada estritamente para registrar operações de prestação de serviços, a NFSe facilita a emissão de notas fiscais e otimiza o processo de gestão tributária.

Com as mudanças ocorridas quanto à forma de emissão, é natural surgirem dúvidas de como gerar este documento. Além disso, a procura por métodos simples de emissão também é uma grande preocupação de diversos prestadores de serviço e empresas espalhadas pelo Brasil.

Confira no post de hoje: como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe), quais são os sistemas emissores e configurações necessárias.

Leia mais »
Contabilidade
Douglas Pinheiro

Credenciamento Sefaz: como fazer e consultar CNPJ?

O credenciamento na Sefaz é um processo essencial para empresas que desejam emitir notas fiscais eletrônicas. Somente com a autorização deste órgão é que um estabelecimento pode realizar a emissão de documentos indispensáveis para transações comerciais.

Neste artigo, explicamos como funciona o credenciamento, quem pode se cadastrar, como consultar se sua empresa está habilitada e o que fazer caso seu CNPJ não esteja credenciado.

Leia mais »