O que é SaaS?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso à softwares e soluções tecnológicas por meio da internet.

Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras.

Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje. 

Entendendo o SaaS

O SaaS ou software como serviço também pode ser definido como softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados. Ao passo que é uma das formas mais usuais de computação em nuvem.

Uma forma de entender como SaaS funciona é considerar serviços como o Google por exemplo, onde a plataforma oferece recursos gratuitos e pagos de forma personalizada para que usuários e empresas tenham acesso à gestão de nuvem.

Pelo fato do software como serviço ser acessível através da internet, é possível se conectar de qualquer lugar e através de diversos dispositivos como celular, tablet, computador, tudo de forma sincronizada.

Outras possibilidades devido a conectividade é que as correções e atualizações são feitas diretamente pelo fornecedor do sistema, assim como a possibilidade de integração externa através de APIs.

Logo, essa tecnologia é muito versátil e abrange várias possibilidades de uso, desde a criação de contas de emails pessoais à sistemas ERP e CRM.

Vejamos mais sobre seus benefícios a seguir.

Quais são os benefícios do SaaS?

O Saas tem benefícios para os negócios tanto para empresas como para os seus clientes. Como por exemplo:

Custo reduzido

Como o SaaS é um serviço que não precisa pagar licença para ser adquirido, os custos são reduzidos, de forma que o pagamento gira apenas em torno do que realmente foi utilizado pelo usuário. 

Outro ponto é que os valores dos serviços são pré-estabelecidos, tornando possível prever custos e manter um planejamento financeiro.

Infraestrutura simplificada

Como já mencionamos, o sistema fica hospedado no servidor das empresas provedoras, por isso a infraestrutura é mais simples. Isso dispensa o investimento em servidores, manutenção e equipes especializadas.

Logo, os cuidados com backups, atualizações, hardwares entre outros detalhes, ficam por conta do provedor.

Acessibilidade e praticidade

Por estar disponível online, os aplicativos podem ser acessados facilmente por qualquer dispositivo que tenha conectividade com a internet a hora que quiser e em qualquer lugar.

Também é muito acessível quanto ao seu uso, já que pode ser iniciada de forma muito rápida, sem precisar instalar ou configurar bastando apenas entrar na computação em nuvem.

Upgrade prático

Como a responsabilidade por gerenciar atualizações é do provedor, o SaaS não requer qualquer download ou instalação de aplicativos, já que os upgrades são feitos diretamente na nuvem. 

Também é importante ressaltar que não é preciso mudar ou adicionar hardwares, softwares ou outros itens de conexão conforme o aumento da base de usuários. 

Integração simplificada

O SaaS dispõe continuamente os requisitos conforme as necessidades dos negócios e demanda de seus clientes. Além disso, permite a personalização para que empresas atendam as necessidades específicas de seus clientes e a integração através de APIs.

Leia também: 10 dicas para empreendedores SaaS

Exemplos de SaaS

Existem muitas empresas SaaS no mercado, vejamos 3 exemplos:

Adobe

A empresa que possui softwares desenvolvidos para a área de criação como Photoshop, Illustrator, Indesign, entre outros, passou a disponibilizar seus programas em nuvem. 

Logo, os usuários pagam apenas uma mensalidade única para acessar a ampla variedade de softwares da empresa através da Adobe Creative Cloud.

Zoom

Plataforma de reuniões e videoconferências online, o Zoom funciona pelo navegador. Com a pandemia a empresa teve um aumento no número de usuários conforme a demanda do home office.  

Logo, passou a investir mais em infraestrutura e segurança para seu SaaS.

Resultados Digitais

A RD Station ou Resultados Digitais, é uma empresa de CRM que contribui para automatização do marketing digital das empresas. 

Com mais de 13 mil clientes atendidos, a RD usa o SaaS como base para os serviços de sua plataforma que vão de e-mail marketing à produção e publicação de conteúdos.

Confira nosso artigo: 4 dicas para escalar a sua empresa SaaS

Conclusão: O que é SaaS

O SaaS é uma solução prática que tem um acesso fácil e rápido. Com autonomia para contratar e cancelar a qualquer momento, traz redução de custos, competitividade para negócios e soluções mais ágeis e eficientes.

Confira mais conteúdos sobre o mundo SaaS em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

calcular
A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »